Vamos conversar? #1

Quando a arrogância, o narcisismo e a falta de aceitação, impactam em nossas vidas de uma maneira negativa.

É difícil para todos nós recebermos criticas, principalmente se você não concorda com elas, mas até que ponto você pode defender cegamente o seu ponto de vista, de uma maneira correta? Ou se perder dentro de suas concepções a ponto de destruir o sentido de suas próprias palavras? 

Não seria mais fácil aceitar as opiniões contrárias e tentar entender por qual motivo  elas surgiram? Afinal de contas compreender é uma coisa, mas concordar é outra.

Na teoria é simples, porém na prática infelizmente algumas pessoas tem uma grande dificuldade de colocar isso em ação. Por serem arrogantes e se acharem os donos da razão, por serem narcisistas e não verem seus defeitos, e por não aceitar que nem todos devem ter a mesma opinião que a sua, ou de um nicho especifico que concorda com você.

Há certos assuntos, práticas e comportamentos que são cravados dentro da nossa personalidade, principalmente em consequência da nossa criação, que se tornam nada mais nada menos do que o nosso caráter. Isso sim é algo que uma vez definido, é difícil que seja modificado.

Agora você não tem o direito de atacar outro ser humano por ele não concordar com a sua opinião, principalmente se o que você realmente quer é a opinião dos outros (Isso tem sentido? Obviamente que não!) Mas acontece e como acontece!!

Pelo simples fato que queremos ouvir, exatamente o que imaginamos e que sonhamos que seja falado, e ter o contrário frustra, dói e te deixa indignado.

Só que ninguém é obrigado a ser influenciado pela opinião de outras pessoas, para formar a sua opinião, e a partir do momento que você se expressa de uma maneira concreta, educada e sincera, você tem o direito de ter a sua opinião respeitada.

Existe uma atitude muito eficaz, para não existir conflitos em opiniões contrárias, e ela se resume em uma só palavra : Educação.

E isso é difícil de ser colocado na prática?

Deixo a pergunta em aberto para reflexão de todos.

4 comentários

  1. Oi, Verônica!

    Concordo muito com o que você disse! Isso me lembrou um vídeo do Felipe Castanhari que vi há alguns meses que falava sobre como muita gente está em uma bolha social, pois não é capaz de respeitar opiniões divergentes da sua e chega até a ficar irritado ou excluir a pessoa das redes sociais quando se depara com um ponto de vista diferente em alguma publicação, por exemplo. Ótimo post!

    Beijos,
    Isa
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Verônica! Às vezes eu acho que as pessoas não querem escutar mesmo o que as outras tem a dizer, apenas reafirmar suas opiniões a todo custo. E falta realmente edução e respeito e como falta! Adorei a reflexão.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Verônica! Que texto! Você falou tudo, o que falta é educação, respeito... ninguém é obrigado a concordar com tudo o que você diz, mas precisa respeitar e não atacar. As pessoas são distintas, cada cabeça pensa de uma maneira, por isso o respeito é fundamental, pena que infelizmente está cada dia mais extinto na nossa sociedade.

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde!!!
    Gostei muito do texto. Realmente a educação é sem duvidas o caminho. Porém nem sempre temos ou estamos equilibrados o bastante para pratica-la.
    Um Abraço!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!