Resenha #381 - Perigosa - Fabiana Escobar

Livro cedido pela editora

Título: Perigosa
Autor(a): Fabiana Escobar
Editora: Novo Século
Páginas: 256
Nota: 4/5

Olá tudo bem com vocês?

Hoje trago uma resenha nacional, do livro que deu inspiração a um personagem que está dando o que falar na novela A Força do Querer - da autora Gloria Perez, exibida pela Rede Globo - a personagem Bibi Perigosa interpretada pela atriz Juliana Paes.

Primeiramente eu gostaria de dizer que esta resenha não teve influência com a personagem da novela, na verdade eu nem a assisto então se eu relatar algo que ocorre nas telinhas, é nada mais do que a base que foi usada no livro para compor o personagem.

O livro da autora Fabiana Escobar, narra fatos reais que a autora vivenciou ao longo da sua vida como moradora da rocinha, seus relacionamentos com homens envolvidos no tráfico, o sofrimento que familiares e moradores da comunidade passam diariamente e o lado negro da policia carioca. 

Mas antes de tudo com relatos sinceros e bem humorados, ela mostra o quanto o mal prejudica pessoas inocentes.
Muitas meninas hoje acham que almejar um namoro, romance ou até mesmo uma "ficada" com um traficante vai fazer delas uma diva da favela, uma "patroa", e as pessoas vão comentar quando ela passar.
O livro gira em torno da vida da Fabiana. Muito nova ela se relacionou com um homem sem saber que ele era o "dono do morro", nome dado para os bandidos que são os chefes da favela, e não demorou muito para ela descobrir o que é namorar um bandido - e isso envolve fugas, esconderijos, prisões, visitas intimas e muito sofrimento.

Passado um tempo, esse relacionamento acaba por motivos que vocês só entenderão lendo o livro, e ela reencontra Paulo, o seu antigo amor de infância. Paulo também se envolveu com o crime, mas o abandonou e agora tenta ter uma vida honesta. A amizade deles cresce fortemente e eles resolvem iniciar um relacionamento, e não demora muito a Bibi engravidar do seu primeiro filho, e alguns anos depois sua filha. A vida da familia está bem estruturada, tanto marido como mulher estudam e trabalham, e mesmo com as dificuldades do dia a dia eles são felizes. Até que Paulo resolve voltar ao mundo do crime, com o apelido de Robinho Pinga, e a vida de Bibi vira de cabeça para baixo mais uma vez.
Hoje cheguei, a duras penas, à conclusão de que, seja o que for, comprar um celular roubado ou traficar uma tonelada de cocaína, o resultado é sempre o mesmo: maldição.
Paulo não se torna qualquer bandido, ele se torna "o cara" como ela cita no livro, comandando o morro, com drogas e contrabandos de armas principalmente.

Mas a casa cai e Paulo é preso, e ai mais uma vez Bibi volta a ser esposa de um presidiário, e pior do que isso ela é influenciada por Paulo a ser sua porta voz dentro da favela, seja em negociações sobre contrabando de drogas a armas, como também cobranças e dividas com traficantes para manter um nível de conforto alto para o Paulo dentro da cadeia. De uma forma simples de dizer é como se ela fosse uma secretária dele, e com isso ela vai se afundando cada vez mais. O Paulo é um cretino, ele aproveita o amor cego e louco que a Bibi tem por ele, para manipulá-la de todas as formas possíveis e imagináveis, e com isso continua mandando e desmandando na favela - inclusive é acobertado por policiais várias vezes.

Eu me irritei muito com ela no livro, a ponto de ter vontade de entrar dentro dele e a sacudir para ver se ela acordava, discordei de praticamente 90% de suas atitudes, porém como é uma não-ficção, eu procurei ao máximo ter empatia por ela, mas confesso que se fosse um livro de ficção a minha nota seria bem baixa. Porém, eu não vou julgar os atos cometidos pela Fabiana porque essa não é minha função, e ninguém é perfeito, ela deixa claro no livro o quanto se arrepende pelos atos que cometeu no passado, e eu entendo que para quem vive todos os dias com as situações que ela viveu a concepção pode ser bem diferente.
Queria dizer a vocês que me perdoem se tenho uma maneira romântica de falar de pessoas tão erradas do ponto de vista social, mas também peço que entendam que essa era minha realidade naquele momento, e eles faziam parte da minha vida.
Uma coisa que admirei muito na Fabiana ao longo dessa história é o quanto ela é corajosa, fiel, e segura de sua opinião. Ela não tem medo do que os outros pensam dela, dá a cara a tapa e encara os desafios da vida de uma forma incrível, e o que mais teve na vida dessa mulher foram motivos para desistir de tudo e de todos, mas mesmo assim ela não se desanimou. E de uma maneira torta ela é um exemplo de superação a ser seguido.
... a mulher nesse submundo do tráfico, não passa de uma ferramenta, de um objeto que é descartado assim que não se enquadra mais nos padrões estabelecidos por eles.
Em relação a diagramação, a capa é simples, mas a achei bastante bonita. As letras são grandes e as páginas amareladas, e não me recordo de ter visto erros de revisão. Sobre a escrita da autora, pelo menos neste livro ela usou uma forma bastante informal de contar sobre sua vida então eu não uso como base para formalizar uma opinião sobre suas técnicas.


Caso queiram saber mais da autora, ela não só está nas redes sociais, como também é blogueira, Youtuber e colunista no site FavelaDaRocinha.com. Fora o Perigosa, ela é autora dos livros Linha Cruzada e Um gatinho chamado Flocos.

Espero que gostem da resenha e até a próxima.


1 comentários

  1. Olá!
    Não sabia que tinha um livro sobre a personagem da novela.. eu assisti uma reportagem sobre essa autora há um tempo atrás. Não sei se leria porque a premissa não me interessou muito.

    Beijos,
    Meise Renata.
    Viciadas em Livros
    Participe do Amigo Secreto Literário do Viciadas em Livros

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!