Resenha #351 - Neve e Cinzas - Sara Raasch


Título: Neve e Cinzas #1
Autor(a): Sara Raasch
Editora: Harper Collins
Páginas: 320
Nota: 5/5 - Favorito!
É a quarta vez nos últimos vite minutos que acabo no chão, observando tufos de grama de pradaria dançando em volta de minha cabeça. Estou sem fôlego e o suor forma gostas em meu rosto, então permaneço de costas, aproveitando esse momento de paz.
Sara já chega chegando em seu primeiro livro de uma trilogia. Eu estava com muita vontade de ler este livro. Me apaixonei pela capa. Depois que soube que era uma fantasia, fiquei com um pouco de receio, mas a vontade de ler não passou e foi a melhor coisa que eu fiz.

Tudo aconteceu há dezesseis anos atrás. O reino de Inverno foi conquistado a força mais bruta e seus cidadãos foram escravizados da maneira mais precária possível. Este povo, só tinham uma única esperança: Os refugiados. Apenas oito deles sobreviveram e eles estão desde então, esperando uma oportunidade para recuperar seu reino. Recuperar a sua magia e recomeçar.

Meira, tem apenas 16 anos. É órfã. Passou sua vida inteira como uma refugiada. Ela foi criada por Sir, o general dos invernianos. Meira treina diariamente para se tornar uma guerreira e está disposta a enfrentar o que for para conseguir reconstruir o reino de inverno e finalmente voltar ao seu lar.

As coisas começam a ficar tensas, quando os invernianos refugiados descobrem o paradeiro de metade do medalhão que devolveria a magia ao reino e Meira sem pensar duas vezes, se oferece para ir nesta missão. Ela demonstra coragem e diz que pode ajudar, mesmo quando Sir diz que não. Ela luta e pede ajuda ao seu melhor amigo Mather, futuro rei de Inverno.
-Você o derrotou? - pergunta Sir, incrédulo.
Dou de ombros. Sou uma péssima mentirosa, então apenas deixo como está. Mather está me ajudando. Minhas bochechas queimam.
Após conseguir a autorização de Sir, Meira e Finn partem para esta missão e aos meios de encontros e desencontros, ela toma a coragem de não desistir - quando as coisas começam a dar errado - e vai a luta. Meira finalmente conseguiu o que queria, demonstrar a Sir que era necessária e que era capaz de lutar. Ela conseguiu sozinha recuperar a metade do medalhão.
E agora, finalmente, estou saindo do lugar e fazendo o que sempre quis - ajudando o meu reino.
Mas ela não tem noção do que está por vir, quando finalmente sente a esperança de recuperar o reino, estando com a metade do medalhão, Meira descobre em cima de muito sofrimento, que as coisas fogem completamente de suas mãos e de suas vontades. No meio de muita vaidade de alguns reinos, ela descobre que as coisas não são quanto parecem e quando percebe ela se vê perdida no meio de muitas lutas, escravidão e poderes malignos.
Respire, respire. É tudo em que me concentro, o ar entra e sai de meus pulmões, até que eu deixe a realidade e caia no sono.
Será que os refugiados, conseguirão chegar ao inimigo e recuperar seu reino? Leiam e descubram, porque a leitura é frenética, cheia de ação e você se sente preso em uma cadeia de acontecimentos, tentando recuperar o fôlego em cada passada de página.

Sara criou um universo, onde uma garota se sente incompleta. Onde ela tenta se encaixar entre os seus. Onde ela cresceu achando que não era suficiente, que era frágil e por mais que demonstrasse força, ainda era protegida. Achava que ninguém acreditava do que ela era capaz. que ela era corajosa e queria pertencer ao seu povo mais do que tudo.

Ela não queria saber de vaidades e nem de ser uma mocinha cheia de firulas. Ela queria ser uma soldada. Ela queria lutar, ela queria estar no meio da batalha, junto com Sir e Mather, queria que eles a reconhecesse com uma lutadora, como alguém que pode estar aos lado deles em todos os momentos e nas tomadas de decisões.
Talvez eu seja um animal desgarrado e talvez eles devessem me olhar com aquela chama de medo.
Narrado em primeira pessoa, Neve e Cinzas vem com uma menina aparentemente frágil, mas de muita coragem. Eu fiquei impressionada com o desenvolvimento de Meira e como ela cresceu em cada página. Ela tinha suas dúvidas, seus momentos de receio, mas não se deixava levar e nem se entregava facilmente. Até nos momentos em que eu achava que ela fosse desistir, ela ia lá e acordava pra vida e mostrava a que veio. 

Este livro tem um grande quê de empoderamento feminino e eu amei tudo que li aqui. Fiquei altamente surpresa do quanto amei esta leitura. Inicialmente, eu não estava acreditando muito que fosse curtir essa leitura, de que ela seria boa como aparentava. Na verdade achava que fosse desistir. Só que conforme as páginas foram passando e as ações foram acontecendo, me vi presa  e sendo surpreendida com cada acontecimento e revelação.

Sara tem uma habilidade incrível com a escrita e com o desenvolvimento de um enredo. Ela coloca os detalhes em seus momentos necessários e é curta e direta em outros. As vezes, eu esquecia até de piscar e só lembrava quando meus olhos começavam a arder. Em outros momentos, a surpresa era tão grande, que eu passava vários minutos, sem acreditar no que lia. Essa sensação de você estar dentro da história e  das lutas, faz com que sua mente viaje e quando você menos percebe o livro acaba e a sua vontade de continuar a leitura dos demais livros é irracional. Fui fisgada, simples assim.


A diagramação do livro é simples. A capa condiz incrivelmente com o enredo apresentado. As folhas são amareladas e a fonte em tamanho médio. Encontrei alguns erros de revisão, como falta de letras para compor as palavras, mas nada que atrapalhe a leitura. Acho que numa próxima edição isso pode ser resolvido rapidamente.

Nos mais, indico esta leitura maravilhosa (apesar desse livro não ser muito divulgado, eu digo que vale a pena adquirir e ler em seguida), para amantes de fantasia, ou para aqueles que querem conhecer um livro bem escrito e desenvolvido. Eu amei. Ele foi favoritado com louvor. Jamais imaginei que fosse me surpreender tanto com uma obra desta temática, como aconteceu com Neve e Cinzas, então que venha logo Gelo e Fogo.
[...] -Sempre haverá um eles em nossa nova vida, Meira. Eles tomam as decisões; eles moldam o nosso futuro. O truque é encontrar uma forma de ainda ser você no meio disso tudo.
Xero no coração de todos!!!

                                                                                                                                  

28 comentários

  1. Oi, Di!
    Fico bem feliz que tenha adorado o livro. Ele é meu xodózinho <3
    Menina, você ainda não vi nada... Tem tanta coisa pra acontecer...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, eu amei demais... fiquei completamente apaixonada... nossa jamais pensei que fosse gostar tanto!

      Excluir
  2. Gosto de histórias que focam bastante no desenvolvimento de personagens, mas atualmente tenho preferido livros de fantasia que tentam fugir mais do tradicional. Vou guardar a dica, mais para a frente, quem sabe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joe.
      Esse tem um foco muito bom, eu curti cada detalhe. Assim que tiver a oportunidade leia!

      Excluir
  3. Olá!

    Achei a premissa bem interessante, e realmente, não tem muita divulgação dele, eu, ao menos, nunca tinha visto nada sobre ele por aí. Gosto quando os autores fogem da "forma" na fantasia, enfim, dica anotada!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Não tem muita divulgação, mas pretendo sempre falar muito dele, até se propagar aos leitores, porque as pessoas que amam ler e até as que querem se inserir em alguma leitura, precisam conhecer esta história. Xero!

      Excluir
  4. Oie amore,

    Tenho visto bastante gente comentando e resenhando essa maravilha.
    Parece se tratar de um livro bem intenso.
    Ainda não li... mas confesso que fiquei bem curiosa pela leitura!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi,
      Menina assim que puder dê um jeitinho de ler, porque eu amei por demais a leitura e recomendo.

      Excluir
  5. Hey, Dih!
    Sou a louca das fantasias e babo nessa capa a muito tempo. Li várias resenhas positivas sobre, mas confesso ter um certo receio com a história, não sei bem porque. Mas depois de uma resenha tão apaixonada sobre a história e a confirmação de que a protagonista é girl power, deu vontade de parar a leitura atual e iniciar essa logo! haha.
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anya, tudo bem??
      Menina quando vi essa capa também fiquei louca, meu maior receio era não gostar da leitura por se tratar de fantasia, mas ainda bem que eu arrisquei... eu sou suspeita em falar porque amei... só que não me canso de indicar esta leitura, xero!

      Excluir
  6. Já quero! Eu vi esse livro nas Americanas um dia desses, e fiquei na dúvida se comprava ou não, por não saber se era o primeiro livro de uma série (problema de divulgação..) eu não o comprei. Que enredo legal! Achei bem original, criativo e instigante! Sou fã de fantasia e apesar de não querer iniciar uma série agora, vou super tentar ler esse sem dúvida (vou correr ao máximo com as parcerias). O fato da protagonista ser sem ""frescuras" me chama ainda mais atenção, amo personagens fortes. Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Apesar de ser um livro maravilhoso eu vou dispensar a dica pois fantasia não é um dos meus gêneros favoritos e leio muito contrariada. Fico feliz que tenha gostado e adorei poder conferir suas impressões, mas infelizmente não é um bom livro para mim.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Um amigo vive me recomendando esse livro "você tem que ler logo!" sabe, mas eu não tinha dado importância até então, eu simplesmente tenho que ler logo haha
    Amei a sua resenha, e saindo daqui já vou dar um pulo na livraria e ver se encontro.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray,
      Menina pois leia logo!!!Que bom que gostou da resenha... aconselho a comprar na internet, ele está bem mais em conta.

      Excluir
  9. Olá!
    Que bacana a resenha e o história do livro, gosto muito quando de alguma forma os autores englobam empoderamento feminino muito importante nos dias de hoje.
    Vou anotar a dica pra uma futura leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia,
      Sim o empoderamento feminino aqui fica bem nítido... adoro livros onde a mulher é bem valorizada.

      Excluir
  10. Oi Diana, tudo bem?

    Não conhecia o livro e já fiquei encantada com todo o enredo. Eu amo ler fantasias, pois os universos criados pelos autores são sempre magníficos e com muito a oferecer. Adorei saber que a personagem vai crescendo no decorrer das páginas e também adorei saber que o livro possui uma áurea de empoderamento feminino. Por a personagem trazer algumas confusões sobre si mesma, creio que seja fácil se identificar com ela. Com certeza já quero ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice,
      Assim que puder leia... porque eu indico demais... a leitura flui de uma forma que quando você menos percebe, já terminou de ler... eu gostei muito... fugi de minha zona de conforto mais uma vez e não me arrependi.

      Excluir
  11. Olá Di
    Apesar de seus comentários positivos e da sua recomendação, infelizmente não estou habituada com esse gênero pois não me chama a atenção...
    Vou deixar a dica passar dessa vez
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara,
      Isso acontecia comigo também... eu ainda não curto muito livros de fantasias, mas este me chamou pela capa, e não me arrependi.

      Excluir
  12. Olaaa
    Acho incrível ler fantasias pois é como um novo mundo ja que é como a cabeca do autor e tudo mais, achei bem bacana seus comentários e adorei a resenha espero poder ler em breve. Boas leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana,
      Assim que você tiver a oportunidade leia... porque eu não imaginava que iria amar tanto!!

      Excluir
  13. Oi Dih! Amei sua resenha! Já tinha visto esse livro, mas ficava na dúvida sobre ele. Sua resenha me tirou as dúvidas! Gostei demais da premissa, sabes que amo fantasia e fiquei curiosa demais para conhecer a história completa! Amei sua resenha, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su, fico feliz por ter gostado. Menina, acredito que tu vai amar a leitura deste livro... eu que não sou acostumada a ler desta temática fiquei apaixonada. Xero

      Excluir
  14. Olá!

    Não conhecia, mas não curti a premissa, livros assim, com essa pegada, já enjoei, mas pra quem gosta, é uma boa pedida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ka, tudo bem??
      Que pena que não se interessou pela premissa, mas é assim mesmo rs. Talvez em outra oportunidade né.

      Excluir
  15. Olá di,
    Sou a louca da fantasia e, sempre que posso, estou lendo livros do gênero. Esse está na minha vida e agora subiu para uma categoria de prioridades.
    Fico contente que você tenha dado uma chance para a leitura e que veio compartilhar conosco o que achou.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Esse tipo de livro eu adoro e após sua resenha fiquei curiosa quanto ao rumo que vai tomar essa história. Pena que estou sem tempo para ler a obra, adoraria conhecer mais um pouco esse universo.
    Beijuh

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!