Resenha #207 - O Nome em Seu Pulso - Helen Hiorns


Título: O Nome em Seu Pulso
Autora: Helen Hiorns
Editora: Farol Literário
Páginas: 256
Nota: 3/5

-Você está bem? - Colton perguntou com uma leve pausa. Deus, como ele era arrogante. O pior tipo de arrogante. Do tipo que conhece e aceita a sua própria arrogância, pois ela advém de algum código secreto.

Corin, com seus 19 anos mora com sua irmã mais velha e sua mãe. Ela perdeu seu pai quando era muito pequena e fica muito claro no decorrer da história, o quanto ele faz falta não somente me sua vida.

Ela ainda esta na "escola" pois o sistema de ensino é completamente diferente do nosso. Os governantes escolhem o que você vai estudar, qual profissão você vai seguir, o tipo de alimento que deve comer e tudo mais. Quando você é criança, do nada aparece o nome em seu pulso. Esse nome é de sua alma gêmea, é a pessoa com quem você irá se relacionar, é aquela pessoa com que passará o resto de sua vida.

Como saberá disso? Tem uma certa idade em que você terá que fazer a sua busca. Chega uma idade em que usará um protetor de pulso, para esconder o nome de seu par. Ele só é mostrado em sua noite de núpcias, mas será que todos seguem essa mesma linha? Será que todos estão contentes com isso?

Corin é uma garota de personalidade forte, mas não curte viver em conflito, ela prefere viver isolada, sem amigos e sem ninguém para ficar dando satisfações. Ela é carente de amor paterno e por isso tenta suprir isso ficando com os garotos. Todos que sabem disso acham absurdo ela agir desta forma, mas até então ela não está violando um regra forte. Ela não confia em ninguém. É fechada e vive reclusa, adora ler e é muito curiosa e faz algumas coisas ilícitas a favor de sua curiosidade, mas passa batido, porque ela sabe que é discreta, ou pelo menos, acha que é.

As pessoas esperavam que você fosse de uma determinada maneira e, se você era um pouco diferente dessas expectativas, o mínimo que fosse, rejeitavam você, mas exigiam sempre que você aceitasse as falhas e as entendesse.

A relação que tem com sua mãe e principalmente sua irmã não é das melhores. Ela percebe que sua mãe as vezes nem liga muito pra ela, somente quando ela apronta e que ela precisa tomar uma atitude drástica. Mas a relação com Jacinta sua irmã é muito conturbada, cheia de altos e baixos e as vezes até agressiva. 

Porque Corin é assim? Só lendo o livro, mas de cara sabemos que ela não concorda muito com esse sistema de não pensar por conta própria e fazer as suas escolhas. Devido a este fato, ela tem vários pensamentos e muitas ações... as vezes parece uma menina perdida e outras vezes sabe muito bem o que quer, mas vive em completa solidão e até curte viver assim, sem ser muito notada.

[...] o governo poderia esperar que eu me casasse com o nome marcado em meu pulso; poderiam tentar e me forçar a ser uma porcaria de fazendeira, poderiam tirar minha liberdade e me forçar a caber em uma caixa que havia sido projetada para mim, mas eu ainda poderia beijar quem diabos eu quisesse.

O livro é narrado em primeira pessoa, mas mesmo assim dá para perceber um pouco o ângulo dos acontecimentos que rolam tanto em volta de Corin, como com outros personagens secundários. 

Eu confesso que estava muito ansiosa pela leitura do livro. Desde quando a Farol colocou para escolhermos a capa. Fiquei completamente instigada pela sinopse... e o tema sobre o nome em seu pulso ficou martelando na minha mente, de como aquilo poderia acontecer, como e quando? Teria uma idade certa, ou aparecia de criança para criança? Lógico que isso foi explicado no livro e até achei condizente, mas mesmo assim senti falta de algo.

Eu comecei a leitura muito sedenta e em algumas partes achei um pouco cansativa, acho que poderia ter sido mais desenvolvido, mas detalhado ou explicado. O livro em si não é ruim, mas eu esperava um pouco mais. A história é cativante, mas não espere grandes feitos. Não fique com altas expectativas, porque a leitura é simples e rápida.

Não fiquei decepcionada, mas esperava algo mais na trama, algo que pudesse preencher aquela minha alta expectativa pela leitura, pela capa, pelo título, mas pra mim isso não aconteceu, mas mesmo assim a ideia foi bem legal. As partes finais da leitura pegaram fogo e me senti sufocada e angustiada com os acontecimentos frenéticos. Me peguei de surpresa em um momento, por isso digo que a leitura foi até boa e recomendo a leitura para quem curte a temática com teor distópico, drama, relações familiares, de amizade e principalmente de confiança.



A diagramação do livro está simples, com folhas amareladas, tamanho do livro um pouco menor que o normal, peso leve, fonte de tamanho médio e com um bom entendimento. Não me lembro de encontrar erros de revisão e a escrita da autora em minha opinião foi fluida. 

Então leitores, aconselho a leitura do livro, para que tirem a própria conclusão de vocês. Temos uma pitada de romance no enredo, mas que não é o foco, apesar de ser relacionado com o título do livro. Mas quero dizer que mesmo que não tenha o foco só no romance, o foco está na descoberta do que há por trás do que o governo esconde, do porque as coisas ficaram da forma que estavam e isso entenderemos nos momentos finais da trama. 

No entanto, eu não gosto de pessoas.

Xero no coração de todos!!!


42 comentários

  1. Oi Dih!

    Sinceramente, eu gostei muito da capa e sinopse, mas depois de ler algumas resenhas, a fascinação passou e confesso que a curiosidade tbm.
    Infelizmente, acho que não o leria tão cedo.

    Adorei sua resenha! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu já tinha visto esse livro, a capa dele e o título são completamente instigantes, o livro parece ter tudo o que eu gosto em uma leitura, mas na verdade eu não sei bem se seria assim, fiquei com um pé atrás, ainda tenho curiosidade para saber mais sobre a história mas tenho lá minhas dúvidas sobre eu gostar ou não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, eu curti a leitura, só esperava um pouco mais a história, aconselho a leitura e tire as suas próprias conclusões... Xero!

      Excluir
  3. Gostei bastante da capa e achei a sinopse interessante, mas acho que eu me decepcionaria se viesse a ler. Quem sabe mais pra frente me interesso.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olha amiga estou bem interessada em ler esse livro, mas eu acho que vou solicitar na proxima vez, porque a Pandorga atrasou dois meses os livros que solicitei acredita? Nossa, parece que esse ano não tá sendo pra mim mesmo, porque até os da Novo Século não sabem o que aconteceu. =/ Mas mesmo assim espero poder ler esse livro, porque ele me chamou bastante atençao pela trama e tenho visto algumas pessoas comentar bem sobre ele. Vamos ver né? Acho que cada um tem uma ideia também diferente. Espero que eu tenha uma visão positiva sobre a obra.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-lembra-de-mim.html

    ResponderExcluir
  5. Ola Diana lindona não me cativei pela premissa do livro, senti falta de algo que me convidasse a leitura. Fico feliz que o livro atendeu em partes suas expectativas. A capa está muito linda . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dih!
    Tanto o nome quanto a capa, eu acho que passam um parecer da história.
    Apesar disso, eu quero muito ler. Lembra muito uma fanfic que li milhões de anos atrás.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
  7. Quando comecei a ler sua sinopse pensei até se tratar de um segundo volume do Doador de Memórias, pois tem um governo parecido sabe? Eles que escolhiam tudo também.
    Gostei da premissa e eu adoro distopia então com certeza é um livro que quero ler até porque quero descobrir como surge os nomes no pulso.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu me lembro da votação para a capa do livro. Eu votei na outra, achei essa bem feia, mas referente ao seu miolo (que é o que importa) achei bem interessante em comparação o que eu já sabia sobre o livro e a sua resenha, espero poder compra-lo em breve
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Oi Diana.
    Já conhecia o livro e não me muito interessei e sua resenha não ajudou muito a mudar de opinião rsrs. A resenha mostra qual a pegada do livro.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, realmente a resenha mostra, mas cada leitor tem uma opinião a respeito do que lê... na verdade eu curti, mas esperava algo mais... senti que faltou algo, mas sempre aconselho que o leitor realize a leitura pra tirar as próprias conclusões, afinal de contas, pra faltou algo, mas para você talvez a leitura seja perfeita... Xero!

      Excluir
  10. Oieee
    Eu li a resenha desse livro recentemente em outro blog. A proposta é interessante e entendo porque você foi com tanta cede ao pote, pena que se decepcionou um pouco, mas faz parte.
    Não descarto o livro da minha lista, mas não será uma leitura que farei tão cedo.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Na verdade nem foi uma decepção, mas eu esperava algo mais da história, a imaginava um pouco diferente pelo título apresentado, mas a ideia central eu gostei muito, foi uma distopia diferente... xero!

      Excluir
  11. Olá, Diana.
    Eu gosto de ler várias resenhas sobre algum livro que quero muito ler exatamente pela diversidade de opiniões sobre uma mesma obra. Cada um aborda um ponto e em, cada resenha vemos coisas diferentes que ainda não tínhamos visto. Eu quero muito ler esse livro. Achei a ideia dele bem legal e espero gostar mais do que você gostou hehe.

    ResponderExcluir
  12. Oii!
    Quando eu li o nome, com certeza não esperava esse enredo, pensei numa coisa meio suicida kkkkk. Adorei a capa, e achei a sinopse bem interessante, fiquei bastante curiosa. Acho que talvez a chave para ler esse livro seja ler sem grandes expectativas, qualquer livro na verdade, né?
    Xx

    ResponderExcluir
  13. Olá Diana.
    O livro tem uma capa muito bonita, mas lendo as resenhas percebi que não teria muita paciência para o livro, a protagonista não consegui me cativar e, sei lá, acho que esses mundos distópicos estão começando a me cansar, acho que preciso arejar um pouco minha cabeça.
    Adorei a resenha, me deu uma visão bem abrangente da protagonista ajudando a me decidir quanto o livro.
    Beijinhos ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi Diana, esse é um livro que particularmente chama muito minha atenção. Eu já ouvi falarem muito bem dele e a trama parece ser muito cativante. Parabéns pela sua resenha que está incrível e me deixou mais curiosa ainda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiii Dih!!

    Eu descobri esses dias que não consigo com distopias. As leituras são sempre arrastadas. Eu gostei do que foi falado por aqui, mesmo VC FALANDO que achou um pouco cansativo. Acho que foi por causa da ansiedade. Odeio quando acontece.
    Espero ler em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oi Diana!
    Eu entendo quando isso acontece, de você pegar o livro e esperar tanto dele, mas no final, não ser tudo o que esperava. Acaba terminando o livro com aquela sensação entristecida, de que faltou algo para ficar completo...
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Diana!
    boa noite!
    Primeiro, me encantei com a capa e os quotes. Mas, quando chegou nas suas considerações finais, o encanto se perdeu ...rsrs
    Acabei de riscar da minha lista.
    bjs Ju

    ResponderExcluir
  18. Eu estava super empolgada com esse livro e acho que se o tivesse lido antes de ler sua resenha teria ficado igual a você... Esperando um pouco mais.
    Digo isso pois a sua resenha já me deixou um pouquinho decepcionada. Não que eu não queira mais ler o livro - eu ainda quero e muito - mas fiquei triste em saber que ele é simples e rápido. Prometia tanto... Me parecia que seria aquele tipo de livro que arrebata, sabe?
    Se bem que agora que já sei o que esperar e que não vou com tanta sede ao pote eu aproveite a leitura. Espero que sim :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oiie gatona,

    Ainda não tinha visto esse livro mais gostei. Fiquei louca em saber se o nome que vai aparecer no pulso vai ser mesmo o amor da vida dela. Mas que loucura viver num mundo assim, né? Em que tudo é controlado pelas autoridades, credo, acho que ficaria louca. Adorei a capa, impactante.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  20. Oi Di, sua linda, tudo bem
    Acho que essa é a segunda resenha que leio do livro, mas não consigo lembrar se a primeira foi positiva ou não. O que me deixou curiosa foi: se um nome aparece no sue pulso, qual é a garantia de ser sua alma gêmea, pois várias pessoas podem ter aquele mesmo nome, como saber qual é o certo. Além disso, e se você encontrar essa pessoa e não gostar dela. Ai fiquei com a pulga atrás da orelha: qual seria o interesse do governo em formar esses pares. A trama do livro é boa, que pena que em algumas partes foi cansativo e que não correspondeu às suas expectativas. Vou deixar ele na reserva, porque sou muito curiosa e quero descobrir essas respostas, risos..... Independentemente disso, sua resenha ficou super bem argumentada, ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Quando li a sinopse e comecei a ler sua resenha pensei que o livro era incrível. Pena que deixou um pouco a desejar.
    Gostei da capa e achei os temas bem atrativos, mas não sei se leria agora.
    Valeu a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Oiee
    Li outra resenha deste livro e fiquei bastante curiosa e espero lê-lo um dia. Gostei de como expos sua opinião e faz com que lemos a obra com menos sede e quem sabe não venhamos a nos decepciona

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Dih, eu pedi esse livro depois de ler a sinopse, eu pensei que Corin fosse menino poxa, acho que um personagem masculino cairia bem nessa trama, e já percebi que esse livro vai me deixar contrariada. Adorei os pontos que vc destacou e vou prestar atenção quando ler o livro. Bjkas

    ResponderExcluir
  24. Ai, já comecei a ficar ansiosa quando li o esquema do pulso e que as pessoas não tinham como ver quem era. Mas como? E depois? E essa coisa de o governo escolher tudo por nós? Parece O Doador de Memórias. Pena que não gostou da leitura, acho que eu teria que ler para ver se é cansativo, já que curto um bom drama!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Diana!
    Sou apaixonada por distopias e esse livro me intrigou bastante. Parece ser muito interessante e espero ler em breve! Amei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Primeiro que a capa é linda! O nome é muito bom, me deixou curiosa e com aquela pulguinha atrás da orelha, sabe?! kkk' Quero muito ler, mesmo tendo coisas que você não gostou e acho que me incomodaria, mas mesmo assim, quero ler.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  27. Oi, Dih
    Também me interessei quando li a sinopse, e gosto quando é abordado relações familiares. Uma pena que ficou faltando algo para você, não gosto quando fico com essa sensação em um livro. Mas de qualquer forma ainda pretendo ler um dia, não sei quando rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi,

    Ainda não conhecia essa distopia, e confesso que ela me deixou curioso para saber mais sobre, sem mencionar que lembrei daquela lenda japonesa, que todos nós temos um fio ligado a nossa alma gêmea, já conhecia? Enfim, se tiver oportunidade com certeza lerei esse livro.

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Já tinha visto esse livro em algum lugar, mas nunca dei muita bola pra ele, mesmo gostando de distopias, acredita que achei que era um romance rsrsrs.
    Mas achei muito chato o que você citou que a história não foi bem desenvolvida e faltou muita coisa para preencher as lacunas. uma pena, pois parecia ser bacana o enredo.
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  30. Essa história do nome da sua alma gêmea no pulso me deixou intrigada e curiosa, esse tipo coisa me deixa super interessada, adoro um mistério, rs. Bem é uma pena que o livro tenha perdido alguns, fiquei mesmo interessada, mas não irei com muita sede ao pote para não me decepcionar. Enfim, adorei a resenha, me deixou com vontade de ler esse livro!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  31. Olá!

    Eu tenho esse livro na minha wishlist, faz tempo que tenho vontade de ler, mas desanimei um pouco, esperava mais!
    Ele me lembra um pouco Destino, tem a mesma pegada rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  32. Oiiie
    Li o livro mês passado e simplesmente adorei, é sensacional, estou apaixonada pela protagonista e o casinho dela, olha que não sou fã de fantasia mas essa autora soube escrever muito bem

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Diana tenho visto esse livro pela blogsfera mas ainda não tinha lido nenhuma resenha dele e posso dizer que a sua ficou muito bem escrita. Gostei da forma como você expôs sua opinião, mesmo que o livro não tenha sido o que vc esperava em relação às explicações dos porquês.
    Não sabia que o livro tinha esse teor distópico, fiquei curiosa e achei a Corin bem construída pelo que vc descreveu dela. Realmente existem perdas que marcam a pessoa para sempre.
    Só não entendi uma coisa, esse é um livro único!!!!???? Geralmente Diatopias são no mínimo duologias.
    Enfim valeu pela dica é parabéns pela leitura e ótimo texto!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  34. não curto leituras que me deixam com a sensação de que deveria ter algo a mais... e sinceramente, a questão do nome da alma gêmea escrito no pulso não me soou interessante... ainda bem que na vida real não é assim...

    ResponderExcluir
  35. Estou super curiosa pra conhcer o livro O Nome em Seu Pulso!
    A capa é linda e a história mais legal ainda.
    A ideia de ter alguem pra cada um e ainda ter o nome da pessoa no pulso me deixou mto interessada, sera q é real sobre a alma gemea?
    Animei de conhecer mais da Corin e saber qual o rumo que tomou.
    Quero mtooo ler,
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  36. Oie, tudo bom?
    Eu curto essa pegada distópica nos livros e realmente a premissa da história é bastante instigante. Pelo que entendi faltaram explicações no livro, mas talvez as expectativas tenham atrapalhado também. Sempre imagino como seria viver em uma sociedade assim e o que eu faria no lugar.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi Diana, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que leio sobre esse livro e a proposta me deixa bem interessada. Deve ser horrível ter a vida completamente controlada pelo governo, mas achei ao mesmo tempo incrível saber que é a alma gêmea através do nome que surge no pulso. Quero muito ler esse livro.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  38. Oi, tudo bem?
    essa é a primeira resenha que leio do livro, antes não sabia nada. A capa não chamou muito minha atenção quando a Farol divulgou, por isso nem busquei saber muito.
    Pena que o livro não atendeu todas as suas expectativas. Mas a premissa é super interessante, com essa questão do nome da sua alma gêmea. Acho que eu leria, mas mais para frente
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oi, tudo bem?

    Eu acho essa capa muito bonita e deixa o leitor curioso, mas pela resenha parece que o livro não é tão bom assim. Sempre acho chato quanto espero encontrar algo em um livro e depois me decepciono.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!