Resenha #200 - Correr ou Morrer - James Dashner


Título: Correr ou Morrer
Maze Runner #1
Autor: James Dashner
Editora: V&R
Páginas: 426
Nota: 5/5


Sim eu queria muito ler esse livro, principalmente após assistir ao filme. Mas nunca conseguia, até que a Geeh do blog Livros de Elite me convidou a participar de um projeto bem legal chamado "Tá na Estante não leu? Seu Amigo Escolheu!!! E ela me indicou esse livro para leitura, isso me deixou muito animada.

Só que após a leitura do livro que amei por sinal, estava completamente sem tempo de fazer a resenha, e como já tinha um esboço, não pensei duas veze e trouxe hoje pra vocês.

Você de repente acorda numa espécie de elevador, assustado, sem saber onde está e como foi parar ali, de repente algo se abre e a luminosidade causada dor em seus olhos e quando finalmente você se acostuma, se vê rodeado de meninos e o chamando de mais um fedelho.
Claro que em primeiro momento você sente medo, depois vem o instinto de sobrevivência, porque você simplesmente sai correndo em uma velocidade desconhecida e cai de cara no chão e todos, exatamente todos aqueles desconhecidos riem de você e não fazem questão nenhuma de esconder isso.

Um tremor súbito abalou o piso sob os seus pés, metal rangendo contra metal. O movimento inesperado o derrubou, e ele recuou engatinhando, o suor brotando em gotas da testa, apesar do ar frio. Suas costas se chocaram contra uma rígida parede metálica; ele esgueirou-se colado nela até chegar a um canto do compartimento.

Você não se lembra de nada, não sabe onde está, nem o seu próprio nome e muito menos todos aqueles garotos que os trata de maneira muito rude, com exceção de apenas um garotinho que parecia não ter mais que 12 anos de idade (essa é minha imaginação, porque não se sabe mesmo a idade do garoto).

Foi assim que Thomas chegou a clareira, um lugar fechado, coberto por muros enormes, e uma gama de meninos aparentemente não muito mais velhos que ele, mas com rostos sofridos. Após alguns dias lembrou qual era o seu nome e mais nada, mas a curiosidade para saber de tudo era grande e a falta de informações também.

Tudo aquilo era muito estranho e complicado e ele tinha um misto de emoções em seu coração. O que era aquele lugar? Porque ele e os outros garotos estavam lá? Qual era o sentido de tudo aquilo?

Por mais estranho que parecesse, sentiu que o medo fora desaparecendo, tal qual um enxame de mosquitos levado pelo vento, deixando em seu lugar uma intensa curiosidade. Queria saber onde se encontrava e o que estava acontecendo.

Não há muito o que contar sobre a história, porque pode sair spoiler a qualquer momento, então vou falar do que eu achei sobre a leitura e o que ela me causou. 

Sim eu fiquei com altas expectativas com a leitura do livro após assistir o filme, tanto que comprei os dois primeiros livros assim que sai do cinema. Poxa desde as primeiras páginas, fiquei completamente apaixonada com a proposta do autor. Essa coisa de um monte de garotos serem jogados em uma clareira e com uma espécie de labirinto no interior dela, foi bem instigante para a minha curiosidade. A medida que as páginas iam passando a minha sede de continuar com a leitura só crescia.

Temos uma história aqui instigante, com personagens críveis, um protagonista bem desenvolvido e com detalhes maravilhosos - em minha opinião - que não teve no filme, o que não tira beleza dele. 

Correr ou Morrer, é uma espécie de distopia com uma pitada de ficção científica e aventura que preencheu meus olhos e me fez viver a aventura com os garotos do incio ao fim. E sinceramente não sei se eu seria corajosa ou medrosa neste lugar e mesmo sabendo muito por cima do perigos que poderia encontrar com a possibilidade de fuga daquele lugar, Thomas não exitou nenhuma vez, ele foi extremamente corajoso e ainda encorajou boa parte dos meninos. 

-Calma fedelho - Chuck gritou acima do ruído. -São só os muros!
Thomas mal o ouvia, fascinado demais, abalado demais com o fechamento das portas. 

Eu recomendo para quem curte distopia, aventura, drama e muita ação, porque apesar de ler em algumas resenhas de que o livro é parado e maçante em algumas partes, eu senti exatamente o contrário, não me senti cansada e nem entediada em nenhum momento, ao contrário, quanto mais eu lia, mais eu queria continuar. 

Temos garotos aparentemente comuns, em um lugar fechado, como se fosse uma prisão, a primeiro momento sem nenhum proposito de vida. Temos garotos, medrosos e conformados com a sua situação na clareira. Temos os garotos agressivos que qualquer coisa é motivo de briga. Temos os corredores que buscam um jeito de fugir dali e temos a coragem de Thomas. Gente eu amei a escrita do autor, adorei a forma como a história foi contada e todos a dimensão do mundo pós apocalíptico que acontece no livro e até então quando você inicia a leitura dele, você não sabe de muita coisa assim como os personagens e vai descobrindo algumas coisas com eles.



A diagramação do livro é simples. As folhas são amareladas, com um ótimo espaçamento e as fontes em tamanho médio. Encontrei raríssimos erros de revisão e o qual não atrapalhou em nada a leitura do livro, se você lê-lo com mais ferocidade nem vai percebê-los. Apesar da formatação do livro ser um pouco menor do que os demais e pela quantidade de folhas, o livro é bem leve e você pode levar ele pra qualquer lugar com tranquilidade. O livro é narrado em terceira pessoa, focado mais em Thomas, mas dá para você ter uma noção de tudo o que acontece no decorrer da narrativa.

Sinceramente não vejo a hora de ler a Prova de fogo, estou super ansiosa para saber de mais detalhes uma vez que já assisti o filme e fiquei surpresa principalmente com o final.

-Mas que droga, estou com medo.
-Mas que droga, você é humano. Então tem de estar com medo.

Bom por hoje é só pessoal! Deixem seus comentários, espero que tenham curtido, um excelente Domingo a todos!!!! Xero!!!


19 comentários

  1. ótima resenha! Por enquanto fiquei só nos filmes que adorei!!!! Quem sabe, um dia ainda leio os livros também ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Dih!!!!

    Ha meu Deus! Preciso ler este livro. Tbm fiquei apaixonada pelo filme e espero poder ler o livro logo!
    Adorei sua resenha! Tbm participei deste projeto e li um livro do Eduardo que estava parado na minha estante a tempos! kkkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. OI, Dih!
    Eu li esse livro pouco antes do lançamento do filme e fiquei super curiosa para ler Prova de Fogo.
    Que bom que você gostou da leitura porque conheci pessoas que não gostaram. Acharam meio parada.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Realmente não é meu gênero de livro, mas a sua resenha ficou muito incrível.

    Abraços,

    Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dih! Nossa, eu tenho muuita vontade de ler essa saga, mas os comentários que leio sobre os livros não me deixam tãaao ansiosa assim. Gostei bastante do seu texto e me fez entender mais um pouco, além do filme, sobre esse livro. Espero que a sequencia te agrade também.

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu li Maze Runner também e sua resenha ficou excelente. Ah eu concordo com.você sobre discordar que o filme é parado , eu pelo contrário achei ele super eletrizante. Mas não sei se você já leu... O segundo livro da série tem mais ação e tipo não deixa você respirar...... Porque você fica nervosa, quer ler cada página e e acontece uma coisa atrás da outra.
    A única coisa que não concordo muito é sobre o filme ter sua beleza, confesso que foi uma decepção para mim porque eles alteraram muito o final do original.

    Mas é isso aí, excelente livro para resenhar. E não deixe de ler toda a série!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho
    www.machosfera.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    É tão gostoso quando um livro nos prende tanto ao ponto de nos deixar extremamente ansiosos pela continuação.
    Tenho muita vontade de ler Correr ou Morrer, pois só vejo elogios para o livro. Ainda não assisti o filme, mas sou bastante curiosa. A premissa desse livro é bacana, garotos jogados no meio de uma clareira com um labirinto e parece ser original.
    Espero que você goste do segundo livro.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Eu adorei o livro também. Nao aguentei e já estou lendo o segundo esse mês, também está ótimo.
    Bju
    www.lelendolido.com.br
    www.lelendolido.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Diana.
    Que bom que você gostou tanto. Para mim, os livros não funcionaram. Achei chato demais e cheguei a dormir várias vezes com o livro na mão. A premissa é muito boa, mas achei que só tem isso na história faltou muito para me conquistar. O primeiro livro até que é razoável, mas os outros são chatos mesmo. Comprei o box e me arrependi de ter gastado meu dinheiro. Os filmes são bem melhores.

    ResponderExcluir
  10. Aiai! Já vi que minha lista só tende a aumentar mesmo! rsrsrs Cada blog que visito tem livro bom e que eu ainda não li. Como é possível! Curti mt sua resenha Diana, e ainda não vi o filme tb, espero que ambos sejam parecidos, já que é difícil o filme ser fiel ao que está escrito.
    Bjks!
    Hanna Carolina.

    ResponderExcluir
  11. Di-linda,
    Adorei saber que a sua experiência com essa leitura foi tão positiva. Ufa! Ouvi falar muito mal desse livro por alguns blogueiros que o acharam entediante. Saber que você em nenhum momento sentiu a leitura cansativa, porque tenho altas expectativas quanto a história. Justamente porque, como você, ameeei o filme (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olha, embora tenha gostado bastante da sua resenha, o livro não despertou o meu interesse, não me fisgou. Passou-me a impressão de algo meio chato (posso estar errada) e cansativo, apesar do seu depoimento sobre o livro dizer o contrário, pois para você o livro não foi entediante. Acho que não é o tipo de leitura que me prenderia. Para falar a verdade, não me interessei nem pelo filme, ainda não o vi, e nem sei se o verei. Mas fico feliz que para você tenha sido uma experiência positiva!

    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Diana! Muito bem escrita sua resenha. Bacana o filme ter te levado ao livro. Sobre a história fiquei curiosa sobre essa parte de ficar perdido no meio de um monte de meninos sem entender nada. O livro me prenderia por ai. Mas no restante fui me dispersando então não sei se conseguiria chegar ao final.

    Ah, também fui indicada nesta tag. Achei muito bacana! Ainda vou responder lá no blog!
    Abraços!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  14. Oi Di! Eu li o livro antes de ver o filme, e achei mesmo que no filme faltaram alguns detalhes, em momento algum deu para perceber, por exemplo, toda a organização feita pelos meninos na clareira, que no livro é muito clara. Mas amei tanto o livro quanto o filme mesmo assim! E nossa, também não me senti entediada hora nenhuma,e não achei nem um pouquinho do livro parado nem muito menos maçante,foi uma leitura viciante pra mim, também amei a escrita do autor!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Diana, que bom que gostou do livro. Eu ainda não li, mas assisti a adaptação e adorei e se o livro for pelo menos metade do que vi nas telinhas, com certeza irei curtir.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  16. Eu amei o primeiro livro, foi uma leitura bem diferente, mas ao mesmo tempo esperava um pouco mais sabe? Mas daí o segundo livro me surpreendeu bastante! Amei a série, e as adaptações. Adoro distopia e ficção científica, então né < 3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Sabe aqueles tipos de livros que não te chamam a atenção?
    Foi o que aconteceu comigo e com Maze Runner. Todo mundo falando e eu nem ai. Tanto que nem assisti ao filme.
    Sua resenha conseguiu me deixar curiosa e pensando qual o motivo de eu nunca ter lido o livro. E fiquei pensando se eu seria capaz de lidar com o meu medo em uma situação assim... Acho que você me convenceu a dar uma chance ao livro :)

    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  18. Ooi,
    Eu gostei muito do primeiro livro, mas meu favorito é A Prova de Fogo mesmo kkk Sinceramente vejo essa série como uma das melhores distopias famosas e mal posso esperar para ver o próximo filme.
    Vitória Zavattieri

    ResponderExcluir
  19. Acredita que esta é a primeira resenha sobre este livro que leio , logo quando o lançou fiquei louca para ler por se tratar de uma distopia, mais meio que acabei desanimando , sua resenha me fez ver o porque de toda minha empolgação inicial , voltarei a coloca-lo em minha metas. Adorei sua premissa
    OBS: Também participei deste projeto muito bacana né ?
    Beijos

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!