Resenha #188 - Uma Lição de Amor - Elysanna Louzada


Título: Uma Lição de Amor
Autora: Elysanna Louzada
Editora: Ases da Literatura
Páginas: 246

**Resenha por Sandra M.**

Antes de iniciar a resenha já vou logo avisando: essa história contém altas doses de "Ai, meu Deus, será que meu coração aguenta? Será que vou aguentar ler sem ter milhares de emoções contraditórias?"
Uma lição de amor é uma história de amizade, amor, doação, sentimentos diversos, principalmente um pensamento: aproveite o dia de hoje como se não houvesse amanhã!
A história ambienta-se no Rio de Janeiro, terra do Sol, de praias, belas paisagens, mais não pensem que a autora irá abordar assuntos de corpos malhados, muito menos sobre a tão conhecida frase: Rio 40º, cidade maravilha e blá-blá-blá. A autora foi além das minhas expectativas e criou uma história maravilhosa. Vamos a ela?
Eduardo e Otávio são irmãos gêmeos, mas cada um tem suas particularidades e não se parecem fisicamente, muito menos tem pensamentos parecidos.
Eduardo é um homem lindo, com um espírito livre e não está nem ligando para o dinheiro   que a empresa de sua família possui. Gosta de ajudar seu próximo de várias maneiras, principalmente a população mais carente no quesito saúde.
Já Otávio é um brilhante advogado, que tem a incumbência de cuidar dos negócios da família. É mais sério, mais centrado em tudo o que faz. Otávio Também é um belo homem, mais não gosta do espírito aventureiro do irmão. Os dois estão sempre discutindo, porém não deixam de se amarem. Ora se vocês querem saber, Otávio é tão altruísta quanto seu irmão Eduardo.
Ana Luísa é uma jovem que está na cidade carioca para cursar a Faculdade de Serviço Social.
O belo advogado conhece a moça no campus da universidade e daí, Otávio a apresenta a Eduardo e todos se tornam amigos.
"Quando as lágrimas encheram-me os olhos, Otávio me achou. Ele sorriu, perguntou meu nome e eu mal consegui responder. Horas antes daquele dia, particularmente assustador, eu estava perdida no campus procurando o Departamento de Serviço Social. Eu era só a menina ingênua, com cara de bicho assustado, que acabava de chegar do interior, e estava passando pelo primeiro grande choque de cidade grande."
Uma bela noite, Eduardo resolve levar Ana Luísa para conhecer o observatório da faculdade e Ana Luísa, menina do interior que gosta de fazer tudo certinho fica preocupada em serem pegos pela segurança do campus.
"― E se nos pegarem invadindo o prédio? ― perguntei a Eduardo quando destrancou o cadeado com a chave que havia copiado clandestinamente.― Terá valido a pena."
Ah!!! Como terá valido a pena. Eu já me apaixonei por Edu nessa frase.
Então, continuando... já dentro do observatório, os dois ficam conversando muito, o ar acaba mudando ligeiramente e Ana fala para Eduardo que ela é diferente das mulheres que ele namora, sim, temos um gato/galinha aqui, rsrsrs. Mas o rapaz apenas responde:
" - Ana, eu já falei que não vou dar em cima de você. Você não faz o meu tipo."- Que bom!!"
QUE BOM??? Eu quase entrei na história para dar uns tapas nela. Que bom??? Duvido que seu coração não estava martelando muuuuito no peito. Já pensou estar perto de um gato (ainda mais com a cena que se desenrola no processo) e não ficar "louquinha" por ele?
Bom, o tempo vai passando e cada um vai tomando seu rumo. Eduardo vai para o exterior trabalhar para os "Médicos Sem Fronteiras", o MSF e Otávio continua a ser amigo de Ana. Após um ano, Eduardo volta ao Brasil e faz uma surpresa para Ana. Siiiiiiim, meu povoooooo. Ele não a esqueceu. Aham!
Os dois vão para o sítio da família dele e conversam muito, falam sobre o que aconteceu com ambos no período em que o médico gato esteve fora do Brasil. Revelações são o ponto forte desse trecho e, claro, não vou dar spoilers aqui. O que posso falar é que a partir desse momento a história passa a levar os leitores a níveis elevadíssimos de emoções diversas.  Podem acreditar: seu coração vai acelerar/parar/acelerar novamente.
Dois irmãos, dois caminhos. Qual deles Ana deverá seguir? Pode ela magoar dois corações que a fazem se sentir uma pessoa melhor a cada dia? Pode Ana machucar ambos? O coração dela está precisando escolher e como vai escolher sem maltratar o coração de alguém?
"― Ana, eu te amo. E, sim, sou capaz de te perdoar. Mas todos os dias eu me pergunto se você é capaz de me amar?"
A escrita de Elysanna é fluida. A autora não se atém a detalhes minuciosos, vai direto ao ponto e isso foi bem legal. Claro, há enredos que necessitam dessa coisa de detalhar tudo, mas não é esse o caso para "Uma lição de amor".

Durante a narrativa o leitor se vê precisando de uma não, mais várias caixinhas de lenços, pois as emoções são fortes e nem Ana consegue lidar com elas. Confesso que também não saberia.
"― Não sei como você é capaz de gostar de alguém como eu. Olhei para o homem diante de mim e perguntei-me: Como não amá-lo? Como não desejar acordar aninhada em seus braços todas as manhãs durante todos os dias da minha vida?"
Não sei de qual irmão gosto mais, para dizer a verdade, torci o tempo todo pelos dois. Minhas emoções foram bem ambíguas, já que os dois são pessoas lindas e boas e merecem o amor dela. Ana é uma pessoa super honesta, não há nada que leve o leitor a não gostar e torcer por ela. "Nossa menina" passará por poucas e boas até sua vida estar menos atribulada, sim, porque fácil nunca será. Sempre haverá tropeços pelo caminho. Pedras pequenas e grandes, mais nossa menina terá de enfrentá-las sempre.
"― Não perca seu tempo com desculpas, Ana. Sejamos sinceras. Você não gosta de mim e eu também não te considero a nora ideal para nenhum dos meus dois filhos. Contudo, Otávio e Eduardo não consideram minha opinião relevante."
Vocês devem estar se perguntando: com quem será que nossa protagonista vai ficar? Bom, só lendo para saber. O mais impressionante é que a autora soube amarrar todas as pontas, não deixando brechas para mais indagações, e eu, que sou louca por essa história, confesso que fiquei procurando pontas soltas para "pressionar" a autora por um segundo livro. Rsrsrs. É, posso ser bastante persuasiva quando quero e quando posso. Kkkk.
Torci o tempo todo para que Elysanna escrevesse um segundo livro, mais na realidade não havia nada solto, nenhum fio para dizer que dali poderia sair outra história, maaaaaaaas.... Não é que ela encontrou um meio para presentear seus leitores, tão ávidos por mais!!!

Sim, minha gente. A autora disponibiliza essa linda história no Watpad e está escrevendo em tempo real o segundo livro sob a ótica masculina. Eu simplesmente surtei. Porque "Uma lição de amor" é uma história fantástica. Creio que toda pessoa que gosta de ler um romance deveria conhecer e, para quem não curte romance, saiba que aqui não temos nada de mimimis, mais uma verdadeira lição de vida, de amor, de amizade. Não somente de homem/mulher, mas de um ser humano para outro.
E o que falar sobre a autora? Sim, é brasileira e já publicou mais outros livros: "Eu sou o galo"; "Trilogia Herdeiros do Trono" e o meu favorito, "Uma lição de amor".
Essa história está inteira no Watpad, não sei até quando, mas tem o livro em ebook e está à venda pela Amazon e pela lojinha da autora. 
O Sebolinha Livros & Revistas está com uma bela promoção do livro físico, R$ 10,00 + 6,00 de frete.
Corram lá pessoal e "bora" conhecer esse time maravilhoso de "Uma lição de amor"?
Para essa história dou 5 estrelas, mas ela merece logo 10.
Beijinhos e até a próxima. Aproveitem.


12 comentários

  1. Oi Sandra!!!!!

    AIMEUDEUS! não sei se mereço isso... uma hora eu vou abrir falência, sério! kkkkkk
    Aceito presente do dia das crianças vio! *o* kkkkkkkkkkkkk

    Adorei sua resenha, claro que fiquei curiosa, apesar da capa não ter me chamado a atenção!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Leia pelo Watpad, linda. Você vai amar.

      Excluir
  2. Rindo até agora:
    " - Ana, eu já falei que não vou dar em cima de você. Você não faz o meu tipo."- Que bom!!"
    QUE BOM??? Eu quase entrei na história para dar uns tapas nela. Que bom???
    Você é hilária, Sandra.
    E, não sabia que se apaixonou por Edu quando ele disse: "terá valido a pena"
    Eu sei que você é apaixonada pelo livro e já é uma Andorinha do Edu desde o lançamento do Uma Lição de Amor, mas essa resenha foi uma declaração rasgada do seu amor por todos os personagens.
    Adorei!
    Obrigada pelo carinho e pela maneira clara e objetiva com que descreveu a obra.
    Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ely, sou apaixonada por seu livro. E por você ter atendido nossas preces e estar escrevendo o livro 2.

      Excluir
  3. Nossa, a promoção do livro físico está excelente. Mas mesmo com todo o seu amor pela obra, acho que não leria. Você não usou exatamente o termo triângulo amoroso, mas todos esses questionamentos sobre com quem a Ana ficará me fizeram concluir que é o que vemos, e eu odeio muito quando esse recurso é utilizado, principalmente se envolve membros de uma mesma família.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju. Não, não se trata de triângulo amoroso. Apenas dois irmãos que gostam da mesma pessoa, mas como amigos e depois passam a ter sentimentos mais profundos. Mas não há nada de mais nisso, mesmo porque, Andorinha é uma mulher séria e jamais aceitaria algo desse tipo. Leia para você tirar suas próprias conclusões. E me fale depois.

      Excluir
  4. Oiii!!

    Lembro de quando li esse livro e fiquei OMG nunca vai dar certo? A autora brincou totalmente com meus sentimentos e me deixou encantada com a história!
    Espero consegui ler esse segundo livro o mais rápido possivel <3 <3 <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. Leia pelo Wattpad. A autora está escrevendo em tempo real.

      Excluir
  5. Oi Sandra! Nossa, fiquei louca para ler e com esse preço, mais ainda! Parece ser um romance bem doce, suave. Feito para se emocionar mesmo! Já fiquei fã desses gêmeos e já fiquei imaginado Eles rsrs linda sua resenha, parabéns! Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suzana. Ainda vem com marcador de página, olha que legal.

      Excluir
  6. Olá, que capa linda ^^.
    Bem, pelo que pode conferir de sua resenha, vou amar ler este livro.
    Muitas emoções a flor da pele, adoroo!! Hahaha. Ainda bem que podemos
    dar uma conferida, obrigada

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange, leia sim, você vai gostar e se emocionar muito.

      Excluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!