Irmandade das 13 - Resenha #192 - A Menina Submersa - Caitlín R. Kienan


Título: A Menina Submersa - Memórias
Autora: Caitlín R. Kienan 
Editora: Darkside
Páginas: 320
Nota: 5/5 - Favorito


Nem sei como começar a resenha desse livro.

A leitura foi densa, intensa e totalmente diferente do qual estou acostumada, fora essa capa que é linda demais e que é uma das melhores capas que tenho na minha estante.

Desde o lançamento de A menina Submersa, antes dessa edição especial, eu queria muito ler esse livro. Quando saiu a edição especial de capa dura, quase enlouqueci, precisava dele o quanto antes comigo. Confesso que estava desejando  mais o livro pela capa rs.

India Morgan, uma mulher de 24 anos, que mora sozinha, em um apartamento pequeno. Ela prefere ser chamada de Imp, na verdade a chamam assim. Imp, é uma garota extremamente inteligente, mas é totalmente perceptível o quanto sua mente é intensa, perturbadora e confusa.

Ela tem um bom coração, mas é sozinha na vida. Não tem mais mãe e não tem pai. Desde muito nova aprendeu a se virar. No inicio do livro conhecemos como ela perdeu a sua mãe, o que achei o modo de ela retratar isso e dizer a sua opinião, sobre o que aconteceu bem sincero e sem floreios. Perder a  mãe da forma que ela perdeu, pode não parece, mas a deixou muito mais mexida do que ela já é normalmente. E seu receio de ter os mesmos transtornos mentais que vem da linhagem de sua família, ela resolve fazer alguns exames.



É confirmado. Imp é esquizofrênica. Assim com sua mãe e avó eram. Mas ela vai levando a sua vida com os remédios aparentemente bem, porque ela tem total conhecimento disto.

Imp escreve um livro de sua vida e nela está incluso uma parte sobre fantasmas. Ela é espontânea e sua vida começa  a ficar turbulenta a partir do momento em que ela encontra uma mulher nua e totalmente molhada perto de um lago assustador.

Depois daqui não posso falar mais nada, tudo o que eu disser se tornará spoiler e não queremos isso certo? Certo.

Essa é uma história que você deve começar com a mente aberta e sem muitas expectativas, para que você possa se surpreender com a narrativa e com a proposta peculiar da autora. Confesso que li o livro de uma forma mais calma, porque quando comecei a leitura dele, percebi que tinha que ser assim, para que eu pudesse me inteirar e me acostumar a essa narrativa. Alguma vezes me senti confusa, com a narrativa, porque sim, Imp narra a história, mas tinha umas vezes que ela se tornava em terceira pessoa, como se ela falasse com ela mesma. E falava.

A mente dessa mulher é muito intensa. Você consegue se conectar aos seus sentimentos e sensações sem perceber. Adorei o desenvolvimento que a autora deu a esta personagem incrível.



Essa é uma história que você pode encontrar fantasmas, lobos, sereias e até a Chapeuzinho Vermelho e só lendo para saber como esses seres entram na narrativa. Ao mesmo tempo que estamos no presente, Imp nos leva em tempos do passado, no levando para suas memórias, ora lívidas e ora falhas, mas há sempre uma verdade nelas.

Encontramos um relacionamento. Imp se relaciona com uma mulher e confesso que fui pega de surpresa, porque até então não tinha lido nada parecido e vou dizer, me surpreendi e no fim até gostei da forma como a autora conduziu esse romance, foi lindo de se ler, isso eu não posso negar.

Temos aqui uma história tensa, intensa, perturbadora e linda. A autora me levou para a mente de uma pessoa esquizofrênica e a impressão que tive, é que fazia parte de seus pensamentos e ações, como se eu fosse ela.

Claro que teve umas partes em que fiquei confusa, porque Imp é assim, ela nos leva para vários caminhos, as vezes a gente se perde junto com ela e outras a lucidez fala auto. Teve umas coisas que ainda ficaram no ar pra mim, mas questão de entendimento meu e pretendo fazer uma releitura do livro, para que eu possa resolver essas pequenas pendências que ficaram em minha mente.

No mais, indico a leitura para quem gosta de histórias tensas, com horror e que mexem com a mente humana.



A diagramação da edição que eu tenho é uma beleza a parte, a Darkside simplesmente arrasou nessa edição. A capa é maravilhosa. O marcador que vem junto é lindo demais. Temos algumas imagens que tem haver com o enredo.  As folhas são amareladas e eu tive a sensação de estar lendo um manuscrito.  Pelo conjunto da obra, não poderia amar mais a leitura e ter esse livro lindo em minha estante.



Pista 3


A partir de amanhã... você pode conferir a próxima pista no blog Em Cada Página.
Enviar a resposta para este email: irmandadedas13@gmail.com e no assunto colocar Jogos Macabros - Lembrando que você pode enviar todas as respostas de uma vez só até o dia 31/10.

Desde já agradeço a participação de todos!!!!
Deixem nos comentários sua opinição sobre a resenha, já leu o livro? Pretende ler?
Xero!!!



35 comentários

  1. Morro de vontade de ler esse livro.
    A Darkside arrasou na edição.
    Gosto de histórias tensas e sei que vou curti.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Diana sua resenha fez eu desejar ainda mais este livro. Eu preciso de um exemplar desse na minha estante, porque a edição está linda!

    Peguei a terceira pista.

    Bjão

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Recebi esses dias esse livro nessa edição que tenho pena de ler de tão lindo que ele é
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Di, que coisa mais horrível ter a confirmação de que é esquizofrênica e ter que dar um jeito de conviver com isso, que cruel a doença se arrastar por gerações... :/ Não gostei da história ter horror, então vou ter que tomar coragem pra ler, mas gostei de saber que é tão intensa. E amei essa capa, só não gosto do rosa enfeitando ao redor das páginas... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, sinceramente mesmo com o horror, eu acho que você vai conseguir ler de boa... o horror que encontrei mais foi a mente de Imp... ela é muito intensa... rs... Essa foi a única parte que não curti do livro essa borda cor de rosa... preferia roxo kkkkk Xero!

      Excluir
  5. Olááá!
    Já me falaram muito bem desse livro...sem falar que essa capa é linda, né?
    Amei sua resenha e fiquei empolgada com a leitura, mas como você disse, vou com calma para conseguir me surpreender!
    Amo histórias intensas e densas,então, acho que vou curtir o livro!
    Parabéns pelo post!
    Beijinhos,
    Alexandra
    http://thebestwordsbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Di, tudo bem?

    Não tenho nenhuma intenção em ler esse livro, mas eu acho a capa simplesmente linda. Os livros da Dark não fazem o meu estilo. Pena que você ficou confusa em algumas partes, mas que bom que foi uma leitura proveitosa.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amiga olha eu também concordo com a minha amiga de cima, eu não sou muito de ler livros assim que mexem com psicologico e muito menos que contém coisa de terror se é que podemos falar assim. A trama chama bastante atenção, mas eu como sou muito impressionada com as coisas, acho que não pegaria para ler não, tenho muito receio sério. Mas mesmo assim gostei da maneira como tu desenvolveu a resenha desse livro, porque eu ainda não tinha visto nada sobre essa estória. Estava até curiosa para saber do que se tratava para vc ter uma ideia. Mas mesmo assim, acho que não leria. Não faz bem meu gênero acho. Gosto de leituras mais leves e cutes sabe? Então não seria ao meu gosto.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-vandre-o-homem-que-disse-nao.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Dih!

    Inveja danada de vc aqui! kkkkkk
    Tbm quero demais este livro, é uma verdadeira obra prima neh? *o*
    Fico feliz que a história seja boa tbm, afinal, só a capa ser linda não vale muito! rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  9. Olá Diana,
    Tenho muita vontade de ler esse livro, mas muito medo. Pois acho que a leitura é muito intensa e densa e isso vai me fazer ler muito devagar. Adorei a sua resenha e fiquei tentada a pegar o livro (que já está na estante), maas.
    Vou deixar anotado aqui sua opinião para lembrar na hora que eu ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oiie
    Sua resenha está ótima e eu sou encantada por essa edição, quero muito elr e ter esse livro na minha estante haha adorei a dica.

    BEIJOOOS
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu sou louca para ler esse livro.
    Confesso que desde a outra edição já achava a capa linda, mas quando lançaram essa belezura eu caí de amores. Os livros da Darkside são sempre incríveis. Amo de paixão minha trilogia dos Espinhos ♥

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  12. Sabe essa capa é umas das mais bonitas que eu já vi na vida, sério.
    A primeira vez que eu vi esse livro achei que era um quadro, de tão lindo, heheheh
    Não sou muito de ler livros assim tão intensos, mas quem sabe né. Ótima resenha.

    Beijos♥
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Dia lindona essa capa é linda hein, aliás a Editora sempre é perfeita com suas edições. fiquei muito curiosa com esse enredo e com a aparição de todos esses seres dentro da trama. Por ser uma leitura densa, pretendo ler com calma em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, Diana.
    Sinceramente na minha opinião, esse livro não passou de mais uma edição bonita e que não condiz com a história. Infelizmente não entendio quase nada, cheguei a dormir enquanto lia e depois que meu sobrinho me explicou a história hehe. Decididamente ele não foi para mim. Ah, a garota que ela se envolve, não era bem uma garota hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi!! ^^
    A primeira coisa que me interessou nesse livro também foi a capa! Que coisa mais linda!! Do tipo: tenho que ter na minha estante!!
    Já a história eu não conhecia muito bem, mas agora depois de ter lido a sua resenha conheço e me apaixonei! Adoro histórias que mexem com a mente humana. Quero muito saber o desenrolar dessa trama!!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  16. A Darkside anda arrasando nas diagramações né? Trabalho gráfico impecável!!! Quero ter este livro na estante e exibi-lo, de tão lindo que é!!!
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  17. DarkSide! S2
    Os livros dessa editora arrasam com tudo! São lindos demais. Estou louco para ler esse livro e pela sua resenha, você amou a leitura. Adoro histórias de horror, que mexem com nosso imaginário. É pela sua resenha, vou encontrar muito disso. Preciso desse livro!
    Parabéns pela resenha :)
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
  18. Fala sério! Que loucura! Eu quero demais ler este livro e quero com a edição especial! Nossa, que resenha ótima que você fez e apontou os detalhes importantes que me deixam com muita mais vontade de ler. Esquizofrenia é uma doença super complicada e ler livros com esta temática mexem mesmo com a gente!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. eu não gostei muito da capa mas o enrredo é bom.
    quando eu li eu senti as mesmas coisas que vc fiquei densa pois o livro é muito intenso.

    ResponderExcluir
  20. Oi Dí!!!
    Eu sou apaixonada por essa edição, é o livro mais lindo, esteticamente falando, que já vi. Comprei a edição simples (que também é uma graça - só eu acho que cheira inseto??), mas ainda não li.
    Sua resenha me deixou curiosa, preciso conhecer o mundo perturbador de Imp!!
    E sabe, confesso que queria uns spoilers kkkkkk, preciso ler logo.
    Beeijos
    http://myqueenside.blogspot.com.br/
    http://www.pequenosvicios.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi flor!
    Menina, que edição é essa? Perfeita! É aquele típico livro que você indica e compra vários para dar de presente <3
    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas só conheço elogios \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  22. Xerooooooooooooooooooo

    Resenha de matar mulher!!! Confesso que esse livro LINDO já estava na minha lista de niver agora de novembro, eu to muito ansiosa para ler, ainda mais agora depois dessa resenha, é difícil resenhar obras assim intensas,né?!!! Mas foi muito feliz flor! AMEI!

    Beijos
    Paulinha - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/10/semanaproibido-editoravalentina_38.html

    ResponderExcluir
  23. Oiee!!!
    Essa edição está realmente Maravilhosa!!
    Fiquei bem curiosa, nunca li nada que abordasse a esquizofrenia e achei bem interessante!!
    Mente aberta eu tenho pode deixar e pretendo ler essa historia o mais rápido possível !!
    ótima resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Diana-linda, que resenha fodástica!
    Eu sempre gostei do modo como você expõe suas opiniões. Eu ainda não li esse livro, mas acho que vou gostar muito dele quando puder investir nessa leitura. A história dessa personagem me alcança, sabe? Não sei explicar… Talvez seja porque ela se descobre esquizofrênica. E, sendo psicóloga, entendo claramente como o simples diagnóstico pode afetar a vida de uma pessoa – e das demais que com ela convivem. Com certeza, quero ler esse livro.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Diana, essa capa é realmente um espetáculo e confesso que também só me interessei pelo livro por causa dela. Então, se um dia eu resolver ler vai ser sem expectativa nenhuma, assim como você recomendou. Já tinha lido em algum lugar que este é um livro para ser lido devagar, para ser absorvido e que é bastante tenso mesmo. Fiquei ainda com mais vontade de ler, mas não vou deixar a expectativa me apanhar

    ResponderExcluir
  26. Oie.

    Linda a edição deste livro e espero um dia tomar a coragem de lêlo. Gosto tanto desta capa quanto da outra e até acho a primeira mais bonita, rs. Louca para conhecer a trama mais a fundo

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  27. Li essa obra há muito tempo, e adorei! É uma leitura diferente, tem que ser feita de forma lenta e pausadamente. Não é uma leitura para todos, eu mesma alguma vezes pensei em dar um tempo na leitura, rsrs. Mas foi uma obra incrível!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Diana, esse é um livro que eu compraria só de olhar a capa, mas após ler sua resenha percebi que a história também vale a pena. Não tinha ideia da doença da personagem, e a julgar pelo que você disse, a história acontece dentro e fora das alucinações de Imp né?! Com certeza quero ler.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  29. Oi,

    Confesso que não achei muito bonita essa edição, mas a historia parece ser interessante, principalmente após você mencionar que envolve contos de fadas?

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oooi! Eu terminei de ler esse livro hoje e ainda estou sem saber o que pensar dele, como falar sobre ele e tal. Ele é ótimo de uma maneira... diferente e até estranha. A personagem me confundiu bastante durante a narrativa e eu tenho certeza que vou ter que ler novamente para entender melhor sobre o que o livro fala, se trata nas entrelinhas.
    Eu ainda tenho a edição antiga e teve umas coisas que me confundiram que eu gostaria de saber se tem na edição nova. Sabe quando Imp fica falando coisas como "na página XXX eu falei tal coisa" ou quando ela diz algo como "XX páginas atrás eu falei sobre... bla bla bla", entende? Eu gostaria de saber se a editora arrumou isso nessa edição, pois na que eu tenho eles não seguem a numeração de acordo com o que ela falou, ai se o leitor quiser voltar as páginas não vai encontrar nada daquilo.

    Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  31. Olá

    Esse é mais um livro que tenho vontade de ler, primeira resenha que leio desse livro e gostei, a diagramação é linda tanto a capa,quanto a partes de dentro que você mostrou nas fotos,adorei.

    Bjss

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    taí um livro que eu quero ler demais, mas não sei se é o momento.Como a leitura faz com que o leitor entre na mente de uma pessoa esquizofrênica, deve ser uma experiência literária incrível. A edição é perfeita, e lerei quando puder me dedicar somente ao livro, bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá. Eu tenho muita curiosidade de ler este livro, mesmo tendo receio desse tipo de leitura, tenho muita vontade de ler. Além da diagramação e capa super linda desse livro que a Dark caprichou tanto. Espero ler no próximo ano ainda.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Comprei esse livro recentemente, e está na minha lista de leituras próximas.
    A edição da DarkSide é linda, e eles destruiram meu forninho com essa lateral rosa <3

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!