Resenha #183 - Delenda e o Vale dos Segredos - Amanda Reznor

Livro cedido pela editora

Título: Delenda e o Vale dos Segredos
Autora: Amanda Reznor
Editora: Madras Teen
Páginas: 296
Ano: 2015


Vale dos Segredos é um lugar. Tão real quanto eu ou você e o que habita o nosso imaginário. E, como todo lugar, preserva as digitais dos séculos que o tempo em vão tenta apagar. Mas elas, como impressões virtuais refletidas num ponto qualquer do universo, perseveram. Delenda é uma dessas histórias que rega o Vale. Cláudia Blaise é uma garota quase comum: vive com sua avó em um bairro nobre, sustentada por uma gorda pensão deixada por seu avô. A única coisa que a difere de seus colegas da faculdade é que ela não conhece a mãe, que sumiu após o parto, e o pai, que foi assassinado no mesmo dia em que ela nasceu. No seu décimo oitavo aniversário, porém, uma surpresa está para alterar todo o rumo de sua vida. Mas o que vem disfarçado de um presente tentador pode ser, na verdade, uma cilada de encantos, mistério e morte... Será que ela descobrirá os importantes enigmas do Vale dos Segredos e, mais importante, saberá como escapar desse terrível labirinto? Viaje em um mundo no qual superstição e ceticismo se encontram, morte e vida dão as mãos, espelho e reflexo dançam. O Vale esconde muitos segredos e você está prestes a desvendar alguns deles, junto à jovem protagonista Cláudia, que estará tão perdida quanto o leitor, num ambiente hostil e entre pessoas estranhas. Suspire, reflita, sofra – ao final de tudo, você verá, a profecia pode se mostrar mais real do que a ficção... 


Sabe aquele livro que te deixa fixado nele, do início ao fim? Cheio de mistérios, segredos e suspense? Isso é Delenda e o Vale dos segredos. Um livro com uma história muito bem escrita e com doses de sobrenatural na medida certa.

Vamos conhecer Cláudia, uma jovem de 18 anos, estudante de farmácia e mora com sua avó Geórgia em uma bela casa azul. Logo de cara temos um prólogo bem misterioso, parecendo um pesadelo que Cláudia está tendo, para o meio do livro vamos entender o porque desta introdução.

No dia do seu aniversário de 18 anos, Cláudia recebe um pacote contendo um testamento do seu avô, até então sem paradeiro, Alfredo Blaise. Neste documento, Cláudia descobre que é herdeira de uma mansão que fica em uma região montanhosa do Vale dos Segredos, onde existe um vale com um belo lago. Tanto ela quanto sua avó ficam surpresas com este "presentão" que Cláudia recebeu... mal sabiam os segredos que essa mansão escondia. E a partir desse momento coisas estranhas já começam a acontecer, de uma maneira muito estranha, sua avó falece, deixando Cláudia desolada.

Sozinha no mundo, ela decide ir visitar esta mansão, que fica em um pequeno vilarejo ao pés da montanha. Na primeira noite, Cláudia se hospeda na estalagem do senhor José Pereira, um amigo de seu falecido avô. Nesta mesma noite ela conhece Maurício, um rapaz charmoso e filho de José Pereira. E claro, fica nas entrelinhas as faíscas de atração que surgem entre eles.

No dia seguinte, Cláudia pega a estrada, na companhia de Maurício, para chegar a bela mansão deixada para ela como herança. O belo rapaz é seu guia turístico pela gigantesca mansão... sim, a descrição da residência é tão bem detalhada e tão fantástica, que na minha cabeça imaginei como um templo grego.

"A casa fora construída com tijolos de pedra - granito azul, especulou ela - e recebia iluminação em seus três andares, através das várias paredes vítreas e convexas que se alternavam pelo suposto granito, dando a impressão de imensos olhos a observarem daqui e dali"

Ela passa sua primeira noite na casa e fica deslumbrada com os detalhes internos da mesma. Só que de repente, ela desmaia na entrada da sua suíte e acorda no dia seguinte, na sua cama... Como isso? E que desmaio foi esse? Mais na frente somos apresentados as explicações desse e de vários fatos misteriosos que ocorrem naquela casa e em todo seu entorno.

O mistério reina durante toda a narrativa. Muitas vezes pensava: "Céus, quanto mistério!!" Mas, isso só deixa o livro mais envolvente. Por que nenhuma cena de suspense fica solta no ar. Todos os fatos que ocorrem estão interligados, posso dizer que todos os personagens que vamos conhecendo estão envolvidos com o grande segredo, que nos momentos finais é finalmente revelado.

Falei acima que a dose de sobrenatural é usada na medida certa. Sim, disse isso porque a trama fala de bruxaria, feitiços, encantos, situações de transe e sonhos ou pesadelos  que Cláudia passa a ter em diversos momentos do livro. Mas, nada que dê medo, nada exagerado. Na medida certa para deixar o leitor curioso e querer entender o porque dessas situações estranhas acontecerem.

"Como se ouvisse os pensamentos claudianos, a feiticeira voltou-se para ela, e, sem abrir a boca, Claudia pôde ouvir a resposta, como um pensamento nítido em sua mente: Sim, Cláudia, sou eu."



A leitura é bem confortável, as páginas são amareladas e a fonte das letras não cansam em nenhum momento a vista. Cada capítulo apresenta umas gravuras que dão um visual a mais no livro. A diagramação é muito bem feita, as páginas não são tão finas, apresentando uma textura agradável ao toque. E a capa... Simplesmente linda, e super condizente com a trama do livro, ao avançar da leitura passamos a entender o significado da capa.

Já tinha lido outros livros nacionais com temática sobrenatural. Mas, Delenda superou todas minhas expectativas, soube mesclar todos os elementos, soube conduzir os personagens e trama, interligando todos os fatos, não ficando dúvida sobre nada ao longo da história. Existe sim um clima Dark, mas a autora nos permite ter momentos engraçados que abrandam o tom soturno da trama, deixando tudo bem mais agradável. Muito bem escrito, muito bem produzido. Uma história emocionante, misteriosa e envolvente. E tem mais, no final do livro, temos a degustação do primeiro capítulo do segundo livro da série Vale dos Segredos... Confesso que estou ansiosa pela continuação.

Se eu recomendaria? Sim, com toda certeza! E não apenas isso, Delenda merece nota máxima no hall dos livros desse gênero. Uma grande história na nossa literatura nacional.

Então, estão todos convidados a conhecer Delenda e se aventurar com Cláudia no Vale dos Segredos... Boa leitura!

Suzana Linhares.


23 comentários

  1. Oi Susana!

    Eu amei a capa deste livro desde quando o vi pela primeira vez. Quero muito lê-lo um dia, adoro essa temática!
    Parabéns pela resenha, me deixou mega curiosa! *o*

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Ana Paula, obrigada! É um ótimo livro você vai gostar muito, beijos!

      Excluir
  2. Oiiii Su... sua resenha ficou maravilhosa mulher... fico admirada como você tem crescido demais na arte de resenhar, você pega as coisas e a essência delas muito rápido... e eu fico muito orgulhosa de você... Eu fiquei com uma imensa vontade de ler este e o farei quando eu puder rs... adoro essas questões de magia e como elas são retratadas. Saber que você amou significa que eu poderei gostar também... muito obrigada pela ajuda de ser resenhista no blog e você foi um achado maravilhoso... xero!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dih! Eu que agradeço o convite, é uma grande honra resenhar no seu blog! cada dia aprendo mais e estou super feliz com isso! Ah, Dih, você vai ficar super encantada com o livro, beijos!

      Excluir
  3. Eu acho essa capa linda e a trama parece realmente ser bem interessante e do jeito que eu gosto. Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler esse livro. E que venham muitos livros nacionais de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle! Delenda é maravilhoso, para quem gosta do gênero, vai se deliciar!

      Excluir
  4. Adoreiiiiii,sua resenha muito bem resumida e escrita,nos leva a mundos inimagináveis com vontade de querer saber o conteudo todo do livro,orgulhosa de você,parabéns pelo trabalho perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! O livro nos leva para um mundo cheios de mistérios e encantos, a leitura é ótima! Beijos!

      Excluir
  5. Olá Suzana!
    Amei amei amei *-* Tudo nesse livro chamou minha atenção! Tanto a capa, quanto nome e sinopse! A sua resenha me deu ainda mais gás e pretendo lê-lo em breve! Adorei a resenha!
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá NAthália, obrigada! Digo que tudo nesse livro está perfeito, da capa ao enredo. Você vai gostar muito, beijos!

      Excluir
  6. Olá!
    Não conhecia o livro e não sou muito fã do gênero, mas preciso dizer: você me convenceu!
    A premissa parece interessante e sua resenha me deixou mega curiosa! Já anotei o livro na minha lista de futuras leituras.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jess! Fico feliz que a resenha tenha te deixado curiosa, te digo: você vai gostar muito, beijos!

      Excluir
  7. Nossa que interessante, eu não conhecia nem a autora nem o livro mas após ler sua resenha fiquei mega curiosa e torço para que o próximo seja lançado logo (estou evitando ler séries inacabadas) assim posso me organizar para ler essa história.
    Achei capa bem misteriosa e o título diferente, mas interessante.
    Valeu pela dica de leitura nacional e parabéns pela leitura e resenha, foi ótimo acompanhar suas impressões!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, obrigada! Estou ansiosa pela continuação RS A capa é linda demais mesmo assim como todo o enredo do livro , beijos

      Excluir
  8. Oi Suzana! Ainda não conhecia a autora, mas é sempre bom ficar sabendo de novos autores nacionais (: Adoro livros que nos prendem à história, e apesar de não ser muito meu estilo de leitura, fiquei bem curiosa!
    Beijos!
    Carol - http://www.livrosajaneladaimaginacao.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol! Esse livro nos prende do início ao fim! beijos!

      Excluir
  9. Oláá
    Que bom que a leitura te agradou, deve ser bem legal para quem curte, tem um ótimo enredo mas não chama minha atenção, mesmo assim, ótima dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catharina! Para quem curte é uma história bem envolvente! Beijos!

      Excluir
  10. Oi Suzana, tudo bom?
    Eu recebi esse livro e não li ainda, mas confesso que tinha um certo receio que mudou depois da sua resenha. Gosto quando o sobrenatural consegue ser bem escrito e relatado.
    Acredito que também terei minhas expectativas superadas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! É livro muito bom, você irá gostar, beijos!

      Excluir
  11. Oi Suzana!
    Livros que me dxam vidrada no inicio ao fim são emus preferidos da vida!!!
    Curto um sobrenatural, ams confesso que se tivesse visto o livro antes de ler sua resenha não daria bola!
    Agora sei que se trata de um bom livro!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Tudo bom? É um livro maravilhoso, certeza que você vai gostar! Beijos!

      Excluir
  12. Olha, que bacana, muito obrigada pelo espaço, adorei a resenha!! ^_^

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!