Resenha #179 - A Esperança - Suzanne Collins


Título: A Esperança
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 424

Resenhas:

Essa resenha não tem spoilers dos livros anteriores.

Também, os remédios que eles usam para controlar minha dor e o meu estado de espírito às vezes me fazem ver coisas. Eu acho. Ainda não estou inteiramente convencida de que estava tendo uma alucinação na noite em que o chão do meu quarto de hospital se transformou num tapete de cobras se contorcendo.

Eu comecei a leitura dessa trilogia, começando pelo filme. Quando assisti Jogos Vorazes na TV, descobri em seguida que se tratava de um filme que teve como base o livro. Fiquei encantada e queria conhecer a história, afinal, para nós leitores assíduos, sabemos que os livros são mais completos. Demorei bastante tempo para adquirir o exemplar do primeiro livro e no fim, a trilogia, eu ganhei inteira de presente, de pessoas distintas é claro, mas amei. 

A leitura do primeiro livro, foi eletrizante. A ideia dos Jogos Vorazes, me deixou enjoada e com uma adrenalina alta. Eu me vi no lugar dos competidores  e com muita raiva do governo. Como não ter raiva de um governo opressor nas distopias? Snow. Eu odeio esse personagem. Eu odeio até a forma como ele respira. Posso dizer que a cada leitura dos livros, passo a odiá-lo ainda mais. 

Eu não vou falar dos personagens aqui nessa resenha, pelo menos não profundamente, porque qualquer coisa que eu venha falar pode ser um spoiler para quem ainda não leu. O que eu sei, foi que depois que comecei a ler a parte que ainda não assisti do filme, quase morri sufocada com os acontecimentos e verdade seja dita, parei de respirar involuntariamente em algumas partes. Nossa! Como a Katniss é uma sofredora, acho que até quem não leu o livro sabe. Mas ela em minha opinião é uma das melhores protagonistas femininas de distopias de todos os tempos. Há quem não goste dela. Só que eu a admiro, por tudo que passou e passa. 

Muitas vezes quis estar lá ao lado dela, para poder dizer a ela, que poderia contar comigo e que eu jamais a julgaria. Muitas vezes quis entrar na história e segurar em sua mão. Gesto de carinho nessa trilogia, é algo muito raro, por isso eu sempre digo. Essa trilogia é a típica distopia, que explora o pior lado do ser humano, seu limite, seus medos, sua força de vontade e principalmente a sua sobrevivência.

Me vi várias vezes mordendo o dedo, o lábio inferior de minha boca, fiquei tão dentro e concentrada na história, que passei do ponto de ônibus algumas vezes. Deixei minha mãe falando sozinha em alguns momentos e fui almoçar sozinha para ler este livro, que mereceu toda a minha atenção. Finais de trilogias distópicas, me deixam agoniada. Tenho receio de não curtir ou de passar raiva. Nessa eu fiquei perplexa, fiquei com as emoções a flor da pele e tive vários sentimentos, desde de pena a ódio. 



Ao meu ver, a autora, fechou a trilogia muito bem. Não me decepcionei e achei seu final completamente pertinente. Os sentimentos são colocados a prova a todo momento, parece que não tê-los, é o melhor a se fazer. Parar para pensar, é outra coisa que não se pode fazer, com muita frequência, você pode correr o risco de morrer, de ser capturado, ou qualquer outra coisa bem ruim. Torturas, ferimentos, coragem colocados a toda prova... é o que mais acontece aqui. E não digo somente neste livro, mas durante toda a trilogia. Definitivamente Jogos Vorazes, mereceu a adaptação cinematográfica que teve e mereceu todo o sucesso que por um bom tempo não será esquecido.



A diagramação do livro é bem simples. Suas folhas são amareladas, fonte de tamanho médio bem espaçado. A capa é simples e representa bem o conteúdo do livro. Não encontrei erros de revisão. Se teve não percebi. A narrativa continua com Katniss e toda a sua visão do que acontece ao seu redor. 

Eu recomendo essa leitura, para todos que ainda não se aventuraram na narrativa e para quem ama uma verdadeira distopia, pois esse livro tem todos os elementos de um pós apocalíptico bem desenvolvido, personagens palpáveis e uma história de tirar o fôlego. Dos três livros, meu preferido é o primeiro, porém toda a trilogia tem sua beleza e estrutura própria. Já digo que pretendo ler outros escritos da Suzanne e ver quais serão suas próximas ideias de histórias para nós.

Finalmente, ele está conseguindo me ver como eu realmente sou. Violenta. Não confiável. Manipuladora. Mortífera.
E eu o odeio por isso.

Xero no coração de todos!!!

18 comentários

  1. Acho que sou a única na blogsfera que nunca leu essa trilogia!
    Perdi o Time e não consigo mais sentir vontade!
    Adorei a dica de qualquer forma!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Essa foi uma das poucas sagas que devorei rapidamente
    Pra mim, o melhor livro é Jogos Vorazes
    Não vou dizer que gostei do final mas acho que seria a única coisa que poderia acontecer ali.
    Já anunciaram que vão mudar o final e não gostei disso mas, vai entender. Acho que deve ser porque as pessoas que somente assistiram o filme não iriam gostar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Oi Dih!

    Finalmente neh? kkkkkk
    Como já conversamos sobre essa resenha, só tenho a dizer que amo demais! kkkkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Ola Dia lindona eu não li nenhum livro ainda, somente assisti o filme e amo, mas devido a correria acabei não lendo nenhum, fico muito feliz em saber que gostou do final e foi condizente, é difícil não ficar com raiva de um governo pressor como temos nessa distopia com uma desigualdade social absurda. Aos os personagens . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Diana, ainda não li o último livro, depois que lançou o filme, meio que esqueci de ler acredita, preciso finalizar essa leitura pra ontem! Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Oi, Di. Tudo bem?
    Eu demorei muito para me render aos ~encantos~ de Jogos Vorazes e acabei sendo vencida pelo cansaço de tanto que o meu primo fala sobre os livros e o filme. Acabei me apaixonando e agora me pego ansiosa para o ultimo filme igual uma adolescente.
    Li os três livros seguidos e apesar de ser o mais chatinho Esperança é um ótimo livro. Assim como você gostei bastante do final e bato na tecla com alguns fãs mais chatos e iludidos de que não existe final melhor para essa trilogia. Não tem como ter um final feliz depois de tanta coisa que a Katniss passou, assim como os outros personagens.
    Uma pena que você odeia o Snow. Apesar de ele ser o vilão eu acabei gostando dele e de suas estratégias e sua forma de governar; Não querendo dizer que seja bom... Pelo contrário, mas a Suzanne soube criar esse personagem muito bem.

    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Oiee!!
    Eu já finalizei a leitura da trilogia e concordo com você..
    A autora soube finaliza-la de maneira pertinente da qual fiquei muito satisfeita apesar de sentir muitas saudades dos personagens!!
    O meu preferido é o primeiro exatamente pela adrenalina e tensão voltados para os jogos!!
    Parabéns pela resenha, difícil resenhar continuações sem soltar spoilers e você conseguiu com maestria!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Di, tudo bem?

    Adoro essa série! Achei Esperança um livro maravilhoso. Muita gente não gosta. Sinceramente, o título é meio infeliz, manter o original seria mais interessante, maaaas curti demais. As criticas do livro são muito pertinentes. Doida pra ver a segunda parte do filme

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Di, eu amo essa trilogia! Mesmo que a gente sofra durante toda a leitura, o que é meio inevitável se tratando de uma distopia, não dá pra largar o livro... li os três de uma vez, e sofri muito, mas valeu a pena! Até um acontecimento desse livro que todo mundo odeia achei que foi bem válido e serviu para mostrar o quanto tudo é frágil e como não dá pra ganhar em uma "guerra". Todo mundo sempre sai machucado.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Ainda tenho dúvidas se começo a ler essa trilogia. Muitas pessoas falam dela, mas sei lá, não bateu a vontade ainda. Mesma coisa da série da Legend. O livro está parado lá, só me esperando..rs.. mas esse ano o Ledend não me escapa.

    Abs!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Diana, eu li os dois primeiros livros da trilogia, mas ela não conseguiu me conquistar e como meu irmão é super fã ele acabou também soltando vários spoilers do final que terminaram por me desmotivar a lê-lo. Mesmo assim pretendo assistir o final, já que eu assisti todos os outros, para saber como a historia se fecha =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oi Dih, tudo bem? Eu conheci essa trilogia por causa de uma amiga, que um dia chegou no curso com vontade de contar a alguém sobre o livro que tinha lido, e não deu outra, fiquei com vontade de ler também... e hoje em dia é uma das minhas trilogias preferidas.

    Não tem como não admirar a Katniss, por toda sua força de vontade, bravura e querer o melhor para os outros, e não somente por ela mesma. Nossa, quantas vezes me vi nervosa por ela, pelo Peeta, pelo Finnick e por todos os outros. E nossa, quantas mortes vivenciamos, personagens queridos. Meu livro preferido é o segundo, adorei a ideia do Massacre Quaternário (apesar de bizarra e cruel) e como a arena foi projetada, mas acho todos os livros muito bons. E as adaptações eu achei maravilhosas, quase totalmente fieis... e para nós leitores, isso é algo muito bom de se ver.

    Adorei a sua resenha e ainda pretendo fazer uma releitura da trilogia, quem sabe ano que vem??

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  13. Oláá
    Eu gosto muito da série mas esse ultimo livro quando li não me agradou e não me prendeu, quero o reler em breve e tentar gostar pois não estava num momento legal.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei a resenha! A trilogia Jogos Vorazes é a minha paixão <3 A Esperança mexeu muito comigo também e o final foi fechado com chave de ouro!
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Essa trilogia é mesmo incrível, e como você já estou louca por novos trabalhos da autora.
    Mas esse livro foi uma decepção para mim. Achei que Katniss merecia um desfecho melhor do que a loucura =/
    Mas ainda sim, estou ansiosa com o lançamento do filme =D

    Beijos, Dreeh

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu ainda não li nenhum dos livros da trilogia, só assisti os filmes. Como gostei muito da adaptação cinematográfica, ainda pretendo ler os livros. Espero curtir =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Dih, tudo bom?
    Eu tenho essa trilogia há mais de um ano e até agora não tive tempo de ler. Amo distopias e essa série parece ter todos os elementos que eu curto no gênero. Achei bacana você ter gostado do último livro porque já li comentários positivos sobre ele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?

    Eu li o primeiro livro e não consegui gostar da historia e por isso não consegui ler os outros. Nem aos filmes eu assisti, mas que bom que você gostou dos livros. A maioria das pessoas que eu conheço gosta muito da história e vivem tentando me fazer terminar de ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!