Resenha #176 - Homem-Aranha Entre Trovões - Christopher L. Bennett

Livro adquirido pela resenhista
Olá a todos!!! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Continuando no Especial de Dia das Crianças, hoje trago para vocês um livro sobre o herói Cabeça de Teia!

Título: Homem-Aranha - Entre Trovões
Autor: Christopher L. Bennett
Editora: Novo Século
Coleção: Marvel Comics
Páginas: 264
Classificação: 4.0

A Novo Século está lançando livros com histórias da Marvel, ou seja, não se trata de uma HQ, não tem desenhos nem nada do tipo além da arte da capa.

Eu não acompanho as histórias do Homem-Aranha, e por isso amei o fato de terem colocado antes da história uma nota de linha do tempo -  isso é muito bacana de saber, independentemente se o leitor já acompanha ou não toda a trama. Isso infelizmente não aconteceu em X-Men Espelho Negro, e  por isso não posso afirmar que todos os demais livros dessa coleção terão essa mesma nota.

Nota do Historiador
Entre Trovões não exige que o leitor conheça detalhes da continuidade dos quadrinhos do Homem-Aranha. No entanto, para os fanáticos por continuidade, deixo claro que este romance se passa depois que Mary Jane começou sua carreira teatral, mas antes do Homem-Aranha entrar para os Vingadores. Também se passa antes da transformação sofrida pelo personagem em O Espetacular Homem-Aranha 15-20 ("A Queda", agosto - dezembro de 2004).

Quem já acompanhou em algum grau as histórias do Homem-Aranha provavelmente sabe que J. Jonah Jameson odeia o nosso herói e deixa isso bem claro em seus ataques no Clarim Diário. Contudo, por ele não poder mais usar o seu jornal, acaba vendo-se obrigado a procurar novas formas de colocar a população de Manhattan contra o Cabeça de Teia.

Peter Parker tem que enfrentar diversos ataques de robôs que parecem ter sido construídos com um único intuito: matá-lo. E para piorar, os ataques de Jameson estão cada dia piores e mais ferozes; ele anda pegando pesado a tal ponto que o sentido aranha começa a alertar Peter que o próprio dono do Clarim representa perigo. Será que J. J. Jameson está novamente de concluio com alguns vilões para destruir nosso herói?

Como se tudo isso não fosse suficiente para deixar Peter cabreiro, agora seu sentido aranha está ficando louco ao alertar que sua esposa Mary Jane e sua tia May não são mais dignas de confiança... O que está acontecendo? Será que as mulheres de sua vida foram trocadas por robôs ou o seu sentido aranha deu tilt, mesmo?

— Oi, querido. Noite difícil?
— Já tive melhores - ele respondeu, tirando as luvas e a camisa. — Tentei subir pela parede, veio a chuva forte e me derrubou. Você nem imagina o que aconteceu depois. [...]

A primeira animação do Homem-Aranha passada no Brasil demonstra um herói mais brincalhão, com algumas piadinhas e tiradas em momentos cruciais da história. Já no livro, nas HQ's e no filme "O Espetacular Homem-Aranha" (o mais recente) Peter Parker já aparece um pouco mais bitolado do que brincalhão. Após a perda do seu tio Ben, ele começa um processo de culpa muito grande e, por isso, a todo o momento a personagem se questiona sobre suas decisões e acaba sempre pensando que poderia ter feito algo de melhor e qual teria sido o resultado. Ele fala MUITO com ele mesmo e acaba utilizando muito sarcasmo e piadinhas fora de hora para contrabalancear esse peso da morte do tio.

— É o inseto! - alguém gritou dentro da van.
O inseto? Para onde esse munda está indo? Antigamente, toda vez que ele atacava uma quadrilha, podia contar que alguém gritaria "Homem-Aranha!", como um apresentador chamando uma nova atração. Hoje em dia, pelo jeito, eles não lhe davam o menor valor. Cadê o respeito?

A explicação sobre o título vem de forma sutil no decorrer de um dos diálogos com a tia May, por isso preste atenção, ok? Mesmo que a ideia do porquê desse título esteja embutida no contexto da história, essa conversa vai além de uma simples explicação: ela expõe nossos problemas atuais com a comunicação (ou a falta dela) e passa para o personagem (e consecutivamente para o leitor) pequenas dicas para se tornar uma pessoa melhor. A "verdade ou sabedoria dos antigos" é repassada, e mais do que nunca se torna necessária.

Parte interna da capa na qual monstra os principais ataques de J.J. Jameson ao Homem-Aranha

Erros? Encontrei apenas um: a troca do quando pelo quanto. O trabalho gráfico da capa, da contracapa e das separações de capítulos estão divinos. A fonte é média e as páginas são amareladas.

Se você quiser saber mais sobre as histórias e diferenças que envolvem o Homem-Aranha tenho algumas dicas:

Estação Geek - Qual filme é melhor? Homem-Aranha (antigos) ou O Espetacular Homem-Aranha (novos)?

Universo HQ - As mulheres de Peter Parker nos quadrinhos.

Omelete - Homem-Aranha (vilões, momentos marcantes, momentos constrangedores, uniformes, guia de leitura e muito mais)

Recomendo para quem goste de: HQ's, super-heróis, Homem-Aranha, amantes de histórias da Marvel.

Não recomendo para quem: não goste dos itens acima ou para quem não curte reflexões feitas de forma indireta e pouco evasivas.

Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram essa obra e o que acharam dele, etc.


34 comentários

  1. Oi Ninahhh
    Adorei o desenvolvimento de sua resenha e as dicas que você colocou ao final dela... claro que fiquei curiosa, mas só as verei no final de semana tá... eu gosto do Homem Aranha... assisti todos os filmes das Franquias lançados, já para ler pra mim ainda é estranho, mas confesso que as vezes fico bem curiosa... Xero!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ninah!!!!

    Fiz uma loucura sabe? Comprei os 7 livros que a NS lançou dos super-heróis da Marvel! kkkkkkkkkkkkkkk Comprei esse tbm, e quero muito ler todos! Espero que seja em breve! rsrsrsrsrsr
    Adorei sua resenha! Gosto muito do Homem-Aranha e claro que quero conferir mais essa história!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, Caramba!!!
      Nossaaaaa coragem mesmo e loucura kkkkkkk parabéns pela iniciativa aeeeeeee, quando sair as resenhas você me avisa para eu ler. Xero!!!

      Excluir
  3. Ola Ninha lindona amo o homem aranha eu e meu filho de 1 ano e meio kkkk , que capa linda e sua resenha me deixou muito curiosa para ler o livro, pena ter encontrado essa troca na ortografia. Dica mais quer anotada . beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Eu não tenho costume de ler HQ mas esses livros da NS me chamam muito atenção pq estou aprendendo agora a curtir esse universo.
    ADORO quando a explicação para título ou capa estão no meio do enredo.. Acho isso sensacional.

    A resenha ficou ótima, não digo que leria no momento, mas espero em breve!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oii!
    Tenho vontade de ler esses livros que a Novo Século publica sobre heróis.
    Sua resenha ficou ótima!
    Bjs
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Linda
    Confesso que não faz meu estilo, mas fico feliz em saber que você gostou!
    A resenha ficou ótima!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Oiii, não sabia que a editora tinha HQs no catálogo, que bacana isso. Gosto do Homem Aranha, mas não sou fan, curto mais Homem de Ferro e Wolverine, Batman também,hahaha. Mas leria essa HQ se tivesse oportunidade, afinal, assisto filmes dele de vez em quando, então a história deve estar tão bacana quanto os filmes que vi e vejo.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Peço desculpas se me expressei mal em algum momento, mas a Novo Século não possui HQ's, ela tem livros com histórias da Marvel adaptadas para livros, inclusive, algumas dessas histórias são exclusivas dos livros.

      Abraço

      Excluir
  8. Oi Ninah! Amo o home-aranha, ele é super-herói nerd e amo isso nele. Adoro o jeito dele lidar com o perigo. Já assisti todos os filmes lançados e estou louca para ver ele nos Vingadores. parabéns pela resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Sobre o HQ: quero. Hahahaha. Meu super herói favorito é o homem aranha e meu sonho é colecionar as HQs dele, pois são muito boas. Confesso que daria para a criança que está escrevendo esse comentário haha.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ninah! Gostei bastante da sua resenha sobre essa HQ e vou tentar procurar de outras que tenha por aqui - se tiver - ou acompanhar as futuras. Eu nunca fui muito fã de ler HQ mas esses quadrinhos que a Novo Século esta lançando parece super legais; E achei ótimo ter a linha do tempo. Tomara que em outras edições também tenha assim poderá situar facilmente leitores leigos (como eu) sobre o universo Marvel e dos super-heróis.
    Beijos.
    Blog Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá Ninah, adorei sua resenha *-* eu morro de vontade de ler todos os livros que a Novo Seculo esta publicado dos heróis da Marvel <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oi Ninah! Também achei bem legal essa atitude de identificar quando a história estaria inserida. Nunca li nada do Homem-Aranha a não ser esse livro, mas adoro os filmes e gostei demais do livro também, apesar de ter ficado com dó dele... ele quase enlouqueceu com o sentido aranha maluco e com todos os ataques.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Eu gosto muito da Marvel, mas não curto muito o Homem Aranha de todos é o que menos gosto, mesmo quando ele participa de eventos nas hq's que envolvem outros personagens, como alguns vingadores,mas sua resenha ficou muito boa eu adorei.
    Bjss
    Bjss

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não gosto de livros desse gênero, mas achei sua resenha perfeita. Continue assim e sucesso. Parabéns :D !

    ResponderExcluir
  15. Olá Ninah, tudo bem?

    Este tipo de literatura em quadrinhos não me atrai, acredita? :/

    Ainda bem que não recebi O Homem Formiga de cortesia, rs.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Não tenho o costume de ler hq's mesmo amando a marvel... no meu caso prefiro ver os filmes, seriados e desenhos desse ggenero mesmo sabendo oque é feio isso...
    Mas adorei a sua resenha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    É a primeira resenha que leio e como sou apaixonada por homem aranha, impossível não não me interessar pela leitura, parabéns pela bela resenha.
    Quero ver outras tá?
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não tenho o costume de ler livros desse gênero, mas eu adoraria fazer a leitura desse!
    Vou indicar para meu namorado, que simplesmente ama quadrinhos e afins =)
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Não sabia que existia o livro até ir na bienal
    Meu filho viu e ficou loucooo
    Gosto dos filmes de homem aranha quem sabe um dia me aventuro na leitura
    Esaa capa ta linda!
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Ai ai ai, assim você quer me falir! Eu adoro livros com super heróis e esse com certeza entrou para a minha enorme lista de desejados,

    ResponderExcluir
  21. Achei bem diferente esse livro, se eu tivesse um filho menino com certeza compraria pra ele ler.
    Bacana saber que não precisamos acompanhar os quadrinhos pra ler esse, assim podemos comprar e ler sem compromisso, que vamos entender a história completamente

    ResponderExcluir
  22. Olá Ninah,
    achei interessante sobre o titulo do HQ, ele estar envolvido com o que está acontecendo na historia. Ainda que eu ame os HQ's, infelizmente ando tão sem tempo para ler, ainda mais agora depois desta resenha que me chamou atenção. Espero poder ler este.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos Ana Zuky

    ResponderExcluir
  23. Oi Ninah, sua linda, tudo bem
    Achei sua resenha diferente, ficou muito legal, gostei muito!!!!!!!
    Ah, eu adoro o homem aranha!!!!!!! Eu acho essa história especial, pelos conflitos do personagem, acho ele muito humano, e as lições dos tios com certeza fazem o diferencial, tem uma delas que eu sempre lembro e tento aplicar para a minha vida inclusive. Agora, baixinho, só para você, o meu preferido ainda é o X-Men!!!!!! Risos...
    beijinhos.
    cila
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Ninah, tudo bem?

    Não curto muito HQ, nem super-heróis, então não leria, mas para os fãs é uma ótima pedida. Achei interesse ter essa nota para situar o leitor, e não ser necessário ter lido os outros livros. Achei que ele tem um humor mais sarcástico e adorei os quotes.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  25. Oi Ninah, eu não curto muitos quadrinhos desse tipo, mas gosto de ver os filmes, mas dei essa dica para meu filho que adora. A descrição do post está ótima.
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Legal ter essa linha do tempo para situar os leitores que não acompanham a história escrita.
    Eu amo filmes de super-heróis, e os da Marvel são meus favoritos. Porém, não gosto de ler histórias do gênero, seja em quadrinhos ou livros. Por isso, esse eu passo a vez, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Eu não curto muito esse tipo de livro. Mas pra quem gosta deve ser uma história bem interessante. Adorei a diagramação, muito bem elaborada.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oláá
    Eu realmente não curto esse tipo de livro mas tenho muitos amigos que adorariam a dica e vou recomendar com certeza, bela resenha e dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Eu adoro HQs e histórias de heróis e vilões <3 Esse livro parece ser incrível e me deu vontade de lê-lo. Amei a capa *-* Adorei sua resenha!
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  30. Oii!

    Adoro histórias de heróis e dos vilões também! Amei a diagramação <3 Esse livro parece ser muito bom ^^ Amei a sua resenha e a dica está mais que anotada ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem? Apesar de gostar muito de história de super heróis, de HQs, eu estou com a minha lista de leitura muito grande então acho que vou deixar para ler esse depois.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Amiga até então eu ainda não li nada da MARVEL.
    Mas estou bastante interessada em ler o livro O HOMEM FORMIGA que a novo século me mandou. Espero gostar bastante, porque me parece ser um livro ótimo sabe?
    Adorei a sua resenha sobre esse livro, mas não sei se pegaria para ler, porque não sou muito fan. Mas mesmo assim tem quem goste e acho legal a editora começar a investir no selo.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-sangue-do-cordeiro.html

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!