Resenha #168 - A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Olá a todos!!! Como estão?
Livro cedido pela editora

Título: A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
Classificação: 5.0

Hayden é um garoto tímido que tem poucos amigos (para ser exata, é só um mesmo, o Sam) e um irmão mais velho, Ryan, que adora espezinhá-lo por ele ser o caçula. Hayden adora música, HQs, filmes e vídeo-games (ele é um típico geek). Além de sofrer de dislexia, ainda é baixo, gordinho e sem o mínimo jeito para esportes. Tudo isso o torna perfeito para se tornar alvo de bulling em qualquer hora e em qualquer lugar... Espera! Para tudo! Está tudo errado! Todos os verbos, tudo! Ele não é, ele não está e ele não sofre mais, tudo isso é passado! Como ele superou?!? Você deve achar que esse livro fala sobre superação, certo? Talvez, mas não do jeito que você imagina, porque o Hayden se matou!!!

Qual sua sensação se fosse você a encontrar o corpo do seu melhor amigo morto? O Sam garante que não é nada legal. Ele sabe o que diz, afinal... isso aconteceu com ele! E foi ele quem encontrou o "bilhete suicida" de Hayden junto com um pendrive.
Para Sam.
Ouça. Você vai entender.
Sam então começa a ouvir sem parar a playlist na tentativa de entender qual foi o estopim para que Hayden chegasse a esse estremo. Que a vida dele era muito ruim, isso ele já sabia, mas por que agora? Sam não consegue entender e se culpa por não ter feito nada para ajudar o amigo a superar tudo que acontecia e por que ele acha que uma parte do estopim tem a ver com o que aconteceu entre eles na noite que antecede sua morte.
Sentir raiva só reiniciava o ciclo, um ciclo que já se tornava bastante familiar. Ficar com raiva. Culpar Hayden. Sentir culpa. Ficar com saudade do meu melhor amigo. Sentir raiva de novo. Tudi isso era ocasionalmente pontuado por um desejo quase incontrolável de gritar ou destruir coisas, apesar de eu não ser capaz de fazer nada disso. Por que eu não podeia ser alguém normal e simplesmente me sentir triste como as outras pessoas?
Esse livro tem várias fases: no começo você fica super emocionado(a), triste. Depois ele passa por uma fase de suspense com a aparição do Arquimago_Ged - quem seria? Por que ele fala com Sam exatamente igual à forma como Hayden e Sam costumavam conversar? Romance e mistério se entrelaçam no decorrer da história e, por fim, voltamos à tristeza conforme os mistérios são solucionados.
 A mensagem dizia: E ai?                                                                                                            Eu tremi e, de repente, me dei conta de que estava sozinho em casa. Rachel não tinha voltado e minha mãe ainda estava no trabalho.
 [...] Era assim que Hayden e eu sempre começávamos nossas conversas no Gchat.[...] ninguém mais começaria uma conversa comigo desse jeito.

Como cada capítulo é relacionado a uma música específica, recomendo que tenha antecipadamente toda a playlist consigo, para que a experiência de Sam ouvindo-a possa também ser reproduzida por você no decorrer da leitura.

Claro que os capítulos não são pequenos o suficiente para começar e terminar juntos com a respectiva música - em alguns, cheguei a repetir a faixa cinco vezes.


Antes de saber do que o livro tratava, pensava que a capa representava Hayden e sua amada. Confesso que ao chegar ao meio da história tive outra impressão, contudo ao chegar no final não sabia mais quem a capa representa, porém sei que ela se encaixa em todas as minhas suposições e mais: que o fato de representá-las todas é o que a torna tão interessante.

As páginas são amareladas e com fonte média. O trabalho de revisão foi excelente; não encontrei erros. O que mais gostei nessa edição foi a reprodução do bilhete deixado por Hayden com o link para ouvirmos a playlist - e por isso não poderia deixar de mostrar para vocês...


Recomendo para quem goste de: ficção, mistério, romance, amizade, perda e superação. Quem já cometeu ou comete bullying deveria muito ler esse livro, pois talvez repense suas atitudes.

Não recomendo para quem: não goste dos itens acima e aos praticantes de bullying que querem continuar a ignorar o resultado que seus atos podem causar.

Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram esse livro e o que acharam dele, etc.


33 comentários

  1. Oie
    Gostei muito de sua resenha, estou bem curiosa para ler este livro. Fiz um troca para adquirir ele e chegou hj. Espero logo poder lê-lo.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha wishlist faz tempo e ler sua resenha só me deixou com mais vontade de lê-lo. Parabéns pelo post!
    Beijos,
    https://literarioetc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro mas como não consigo ler e ouvir música ao mesmo tempo vou ter que escutar a música e depois ler o capítulo ^^ Mesmo assim ,estou empolgada, parece ser ótimo :)
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu não ouvi a playlist enquanto lia, porque simplesmente não tenho essa capacidade. Não sei se isso influenciou minha percepção, mas não curti o livro. Achei os motivos de todos fracos, a história não conseguiu me convencer. Mas que bom que gostou.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Gostei desse livro. Assim como você, tambem recomendo para quem gosta de romance, amizade, perda e superação. E até mesmo quem já cometeu ou comete bullying deveria ler e repensar suas atitudes. Concordo mesmo.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ninah! Td bem???

    Ha! Este livro parece ser um daqueles que nos fazem chorar muito! kkkkk Adoro livros assim!!!! rsrsrsrsrsrrs

    Parabéns pela resenha, completa como sempre! Claro que quero lê-lo tbm!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Oi Ninah!
    Adorei a sua resenha. Li esse livro e tive as menas impressões que você: Vários sentimentos ao longo da leitura.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ninah!

    Estava eu começando a ler a sinopse desse livro, tudo bem até chegar a parte em que fala que o personagem comete suicídio, fiquei por um minuto chocada e tive que reler a sinopse. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tive o interesse de ler a sinopse e fiquei surpresa de ter gostado tanto. Estou super empolgada para começar essa leitura :D Alias amei sua resenha, parabéns! :)

    Luz e literatura!

    cantaremverso.com

    ResponderExcluir
  9. Olha eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas estou bastante ansiosa, porque dizem que ele é muito lindo e também triste. Mas que a história é muito envolvente. Eu ainda estou me preparando emocionalmente sabe? Porque ainda estou com receio, mas pela sua resenha me parece ser muito bom. Vamos ver!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-insight.html

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Só vejo resenhas ótimas sobre essse livro e sou louca pra ler.
    Não sabia que em cada capítulo tem uma música , adorei a dica de ler junto ao capítulo.
    Vi que vou em emocionar bastante com esse livro me preparando psicologicamente pra ele rsrs
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii Ninah!!

    Eu lembro de ter visto tanta resenha negativa que li sem nenhuma expectativa, acontece que foi bom. Gostei da narrativa, gostei da forma como ela colocou tudo. Não foi o melhor livro que já li, mas foi um dos que teve a mensagem mais bonita e especial.
    Até fiz uma entrevista com a autora e postei lá no blog.
    Menina, eu sou a unica que não consegue ler e ouvir música :(

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Olaa
    Eu quero o livro desde que foi lançado mas fico meio com pé atras pelas críticas que vi mas ouvi elogios também, espero gostar quando ler.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Apesar de sempre ver comentários bons sobre o livro, esse é um dos que não me atraem =/
    Talvez o leia por curiosidade futuramente, mas não no momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    Menina eu odiei o final desse livro, ele é todo bom deixa o leitor preso e imaginando várias possibilidades. Quando o Arquimago_Ged apareceu eu fiquei doida e imaginando o que veria depois. o Final me decepcionou muito, achei as explicações muito superficiais e simples.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  15. Esse livro tem utilidade para muitas crianças que não compreendem, ainda não li mais é um tema que precisa ser abordado sempre. Sofri com bullying e até hoje me recordo das agressões.
    Quem sabe plantando uma semente um dia possamos colher os frutos!
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é um dos que eu quero ler a muito tempo, ainda mais por envolver música, pois acho que o livro é muito mais sentido assim.
    Vou acrescentar a lista de leitura, e espero ter oportunidade de lê-lo em breve.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Ninah, tudo bem?
    Eu tenho A playlist de Hayden é vou ler em breve. Eu estou animada para ler, mas duas amigas leram e não gostaram, porém quero tirar minhas próprias conclusões.
    Gosto de livros com temas fortes por isso vou dar uma chance para o livro. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  18. Ei Ninah,
    Tb li a playlist de Hayden, concordo com vc que o livro no começo é emociante e depois vira um mistério, mas fiquei triste com a relação entre a playlist e a história, n tem nenhum até onde consegui perceber. Fiquei encucada com esta página também, no começo achei q eram os amigos, acho q tinham q ser eles, mas depois percebi q se trata de uma cena do livro!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Ninah, tudo bem?

    Que bom que gostou do livro.
    Eu terminei de ler ontem e não gostei muito do final.
    Achei que seria outra coisa ^^

    Bjin da B
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  20. Oi Ninah, sua linda, tudo bem
    Engraçado, você não é a primeira a dizer que lê ouvindo música, eu não consigo.Até porque músicas são histórias, trazem suas próprias emoções, então, acho que me impediriam de sentir as emoções do livro. Esse livro teve primeiras impressões bem positivas, mas quando as resenhas saíram, percebi que o livro não agradou a todos. Acho o tema muito importante, tem que ser falado, mas confesso que desanimei um pouco com a história. Quem sabe mais a frente eu leia. Mas gostei da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oii,
    Não li ainda mas estou morrendo de vontade! Sinto que é um tema que vou curtir muito.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  22. Oi, flor.
    Gostei muito de saber que a sua opinião sobre o livro foi tão positiva. Estou lendo comentários decepcionados sobre a sequência da história – digo "sequência" porque a maioria dos blogueiros teve a alegria de ler a prova do livro antes de recebê-lo em casa. Eu li e amei as primeiras cem páginas, mas ainda não pude conferir o resto. Espero gostar tanto quanto você!!!

    Beijos, flor.
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Ninah!
    Já li tanto sobre esse livro que até já desisti de ler hahaha
    mas todo mundo fala muito bem do livro, inclusive você, então acho que vale a pena colocá-lo em minha lista de leitura! :D

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ninah, a diagramação do livro está impecável né? Mas isso é a única coisa que me atrai para a leitura. Eu ando fugindo de histórias com essa carga emocional, e nem resenhas positivas me fazem mudar de ideia rs

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  25. Oi Ninah,

    Já li várias resenhas positivas do livro e quando tiver um tempo e diminuir a pilha de livros que tenho para ler, com certeza investirei na Playlist de Hayden que trata temas tão atuais e sérios, pelo quais me interesse muito porque lido com adolescentes no meu dia a dia.
    Fiquei com dó de Sam, já pensou ter uma pessoa querida que dá dicas do que pretende fazer e não percebemos e quando se descobre isso a cabeça vai a mil.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    eu recebi esse livro de amostra da NC, mas até hoje não terminei a leitura. Percebi que essa de amostras não funciona para mim, porque o livro completo demora tanto a chegar, que quando finalmente chega, já desanimei, rs.
    Mas vou ler em breve, e sua resenha me deixa mais empolgada. Na parte que parei, também pensei que o desenho da capa tinha uma conotação romântica, agora sei que é e não é, e é tudo! kkk Preciso ler para entender
    E adorei sua "não recomendação" para praticantes de bullying, porque o livro mostra mesmo as consequências (e olha que nem terminei para ver o nível do bullying que o Hayden enfrentou)
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Eu li o livro semana passada. Gostei, mas esperava mais... A parte do desing editorial tá liiiiiiiiiiiiiiinda! Morri com essa capa. Eu gostei de ler ouvindo a playlist também, é bem legal. E é interessante a forma como a autora faz você pensar que tem "o motivo", né?
    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Oii!

    Recebi a amostra da editora, li e mandei as minhas impressões no prazo e tudo só que a editora não mandou o livro e fiquei bem chateada pois eu estou louca para ler e a editora não me mandou :/ Já faz um tempo isso que nem estou dando muita bola mais.
    Adorei a resenha! A capa é muito linda e a promissa é muito boa ^^

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Eu recebi a prévia desse livro, mas não consegui nem ler tudo.
    A história é chata e não conseguiu me prender. Eu fiquei super curiosa para saber porque Hayden se matou, mas nem isso me fez prosseguir até o final.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bom?
    Esse livro me decepcionou um pouco porque ele tem vários elementos que me incomodaram. Para começar eu não conseguir ver a relação da playlist com a história e na minha opinião as músicas ficaram um pouco perdidas na história. Outra coisa que me incomodou foi a tentativa de inserir uma trama sobrenatural no livro e ficou sem sentido. Enfim, é um livro que faz pensar sobre bullying e seus efeitos sobre uma pessoa, mas a história tem algumas ressalvas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Di, tudo bem?

    O livro parece ser bem legal. Vi a galera elogiando, mas não li poque não me sinto no clima da leitura, sabe? Nem cheguei a ler a amostra. Adoro livros que inserem musicas no enredo. Acho essa combinação perfeita.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá, boa noite!

    Infelizmente perdi o interesse nesse livro a um tempinho atrás, apesar de ler muitas resenhas positivas, assim como a sua indicação, não consigo ter vontade de lê-lo. :(

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  33. Oi, tudo bem?

    Eu quero muito ler este livro e descobrir o que levou Hayden a fazer o que fez. E espero gostar da história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!