Resenha #167 - Atemporal - Rodrigo Mendes

Olá a todos!!! Como estão?

Título: Atemporal
Livro cedido pela blogueira Diana Canaverde
Autor: Rodrigo Mendes
Editora: Selo Talentos da Literatura Brasileira - Novo Século
Páginas: 238
Classificação: 4.5

Em 1983 um policial é sequestrado e morto. Infelizmente isso é um dos ossos do ofício, porém esse caso tem duas peculiaridades: uma é o ferimento no policial, e a outra é uma placa encontrada na cena do crime e que ninguém tem ideia do que significa. Apesar dos esforços de seu parceiro Rico para levar à justiça os culpados pelo crime, ninguém é sequer indiciado pelo ocorrido, não há suspeitos.

Muitos anos depois, mais precisamente em 2023, Lucas é chamado à delegacia devido a novidades sobre o caso André, o falecido parceiro do seu pai Rico. Contudo, para conseguir descobrir a verdade por trás dessa morte da qual até hoje seu pai se culpa e não se conforma, ele precisará transpor grandes dificuldades.

"Ao sair da casa de seu pai, Lucas olhou distraidamente para a esquina à sua direita e voltou os olhos para a frente, mas o seu cérebro emitiu um sinal de alerta: você viu algo estranho, alguém te observando à distância; olhe novamente! Claro que tudo isso foi em questão de milésimos de segundos, mas não rápido o suficiente, pois quando Lucas olhou novamente, quem quer que ele tenha visto antes não estava mais lá, e, como a esquina ficava a pelo menos cinquenta metros de distância, não valia a pena correr atrás de um pressentimento."

Ele precisa manter sua recém namorada e família seguros dos bandidos enquanto investiga o caso, além de lidar com ameaças, atentados e invasões em sua casa. Precisará também saber em quem confiar, pois ele pode estar sendo manipulado. Mas Lucas não está sozinho: alguém sem identidade está tentando ajudá-lo. Será?!?

"— Alô?
Uma voz alterada por computador respondeu:
Haja o que houver, acredite no que seu filho vai lhe dizer.
— O quê? Quem está falando?
Não dava tempo para mais nada. A linha já estava muda. Rico olhou para o identificador de chamadas do seu velho aparelho fico e viu "Número desconhecido".
— Mas que porcaria está acontecendo?"
Autor Rodrigo Mendes no lançamento de Atemporal na Livraria Cultura

Que leitura foi essa?!?  Para os amantes de Agatha Christie, essa é uma história que vocês aprovariam.


Acredito firmemente que vocês irão se surpreender; apesar dos leitores de Agatha Christie chegarem a uma ideia do que vai acontecer no decorrer da história, eu apostaria que a probabilidade de alguém acertar 100% o final desse livro é quase nula.


A leitura é fluída, com muito mistério e suspense envolvendo a história do começo ao fim e, ao chegar às páginas finais, você se surpreende e fica pensando: "E agora?". Não sou fã de finais do tipo E o vento levou, nos quais não temos uma conclusão concreta, deixando tudo muito em aberto. Porém esse livro quebrou isso, pois tem um final bacana que se encaixa bem com a proposta, mas que não temos a mínima ideia do que vem seguida. Hoje já penso que em alguns casos é possível usar esse tipo de final de forma a superar as expectativas do leitor - tudo depende de como o autor o prepara.

´

A capa retrata bem o conteúdo do livro, e o subtítulo é capaz de deixar qualquer um super curioso. A edição está muito bacana, sem erros, com páginas amareladas e fonte um pouco menor que a média.

Recomendo para quem goste de: literatura brasileira, romance policial, ficção e suspense.

Não recomendo para quem: não goste dos itens acima ou odeia ficção científica.

Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram esse livro e o que acharam dele, etc.


29 comentários

  1. Oi Ninah!!!!

    Ganhei este livro em uma promo na page do autor e estou doida para lê-lo! Cada resenha bem escrita e positiva só me instiga mais! Espero poder lê-lo logo!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana... que bom que você ganhou, eu não tenho sorte... o autor é uma pessoa super legal e um homem simpático que você quer ficar conversando com ele sem olhar o tempo passar... xero!!

      Excluir
  2. Oi Ninah,
    Nunca ouvi falar nesse livro mas fiquei mega interessada.
    Sua resenha apontou tudo o que gosto em um livro policial.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, realmente a resenha da Ninah instigou bem a minha curiosidade também... fiquei tentada em ler, mas tenho tantas leituras rs... Xero!

      Excluir
  3. Olá!
    Adoro suspense policial e sempre achei a premissa de Atemporal bastante interessante.
    Fico bastante curiosa para ver como o autor desenvolveu a história. Pretendo ler em breve.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, eu também adoro... mas eu passei o livro pra Ninah, porque eu iria demorar muito para ler... estou tão lotada sabe.... o autor é uma simpatia de pessoa... merece o reconhecimento. Xero!

      Excluir
  4. Amiga olha eu já ouvi falar muito bem desse livro.
    Eu conheci o autor ano passado e estou com ele na estante.
    Estou querendo muito ler, mas por conta do tempo fica complicado ler tudo que gostamos né? Que nem comentei no whats com vc rs
    Mas tipo, ele contou sobre viagem no tempo e tudo mais e já me interessei em ler.
    Espero ler assim que puder, porque me parece ser uma história muito envolvente.
    Enfim...Adorei a resenha. Ficou muito bem escrita. Me chamou ainda mais minha atenção e espero pega-lo logo pra ler

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/reflexaocontos-23.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil... A Ninah tem ficado muito boa em resenhar... ela foi um achado.... ainda bem que foi o namorado dela que me apresentou... Eu também conheci o autor no ano passado na Bienal e foi ele que me indicou o livro, mas como eu não queria demorar muito com a resenha dele, preferi passar pra Ninah, sei que ela iria fazer um excelente proveito da história... mas confesso que eu fiquei bem tentada em ler... não descartei... talvez quando eu estiver mais calma com as leituras rs. Xero!!!

      Excluir
  5. Oi Ninah, já desanimei quando percebi que é um romance policial, não sou muito fã do gênero, mas gostei de saber que ele não é previsível e que o final é muito bem guardado. Assim como você tbm não sou muito fã de finais abertos, mas esse parece ser assim e ainda assim ser legal. Bom, não leria, mas deve ser um excelente livro para quem gosta do gênero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é uma pena Ju que você não curte, eu adoro... bom também não curto finais abertos, porém esse final que a Ninah descreveu me deixou bem curiosa... Xero!

      Excluir
  6. Ooooi!!

    AMO/SOU Agatha e livros que lembram sua obras me fascinam <3
    Eu adorei essa resenha e conhecer essa obra. Saber que é de nacional me encanta, adorei de verdade a descrição e fiquei curiosa parar. saber o que aconteceu. Ninguém curte livros com finais em aberto, mas confesso queisso dá mais vontade de ler.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Sua linda, adorei a resenha! Eu tenho essa obra entre as que desejo ler desde que li resenhas tão positivas quanto a sua. Infelizmente, ainda não adquiri a obra, mas pretendo um dia lê-la. Me parece o tipo de livro que me encantaria com a criatividade do autor. Adoro suspenses policiais, imagine um no qual o final me surpreenderia? Super-curti.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ninah lindona adoro essa mistura de romance suspense e pelo visto o autor acertou em cheio criando uma história surpreendente, já havia lido resenhas super positivas para esse livro e amei a capa. Já vai para minha lista de leituras. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ninah!
    A premissa é mesmo interessante, gosto dessa pegada policial e ainda parece ter viagem no tempo. Maaaas tenho trauma da revisão da NS, especialmente o selo Talentos, então já fico com os 2 pés atrás. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Nina, tudo bem?
    Eu não sou fã de Agatha Christie, mas gosto de um bom romance policial. No entanto, a proposta desse livro não me atraiu. Mas gostei de saber que o autor soube revelar pistas e esconder os segredos de forma que o final fosse surpreendente.
    E estou até admirada de você não ter encontrado erros nesse livro já que essa editora é péssima na revisão.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Olá Ninah, o livro parece ser bem legal e como amo romance policial fiquei bem curiosa para lê-lo e descobrir quem foi o assassino do policial *-* Espero ter a chance de lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Ahh, adoro um bom drama policial (apesar de nunca ter ligo Agatha Christen) e esse parece incrível. Isso de não conseguir acertar o final nunca é para mim, mas é bom saber que a trama foi tão bem desenvolvida assim.

    Beiijos, Andressa
    Mais que Livros | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Tudo Bem?

    Gostei de ler esta resenha. J[á conhecia o livro, mas não tão profundamente como agora.
    Gosto muito de livro policial, e consigo me inserir na historia. Quero muito ler.
    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olha eu gosto muito de Agatha Christie, se o livro do autor for no estilo é 100% de certeza que irei gostar hahha
    Adorei a resenha. Bjokas!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    A premissa me agradou bastante, esse tema mais policial me fascina muito.
    Com certeza vou procurar saber mais sobre o livro.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Esse livro tem uma premissa bem bacana, faz tempo que quro ler. Realmente o subtítulo deixa a gente bem curioso. Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi! Prefiro romances e dramas. Suspense policial não me atrai, porém sei reconhecer uma boa resenha e uma boa premissa e este parece atender as expectativas de quem gosta do gênero.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu gosto de livros que envolva suspense e investigação.
    Adorei a sua resenha, me deixou muito motivada a ler o livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    Nunca li nada da Agatha, mas concordo que o Rodrigo conseguiu criar um desfecho incrível para o livro. Não sou muito fã de suspense, policial e coisas do tipo, mas esse livro conseguiu me fisgar.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii!

    Amo livro policial!! Esse já vai para a listinha ^^ Não conhecia o autor, mas muitos dizem que ele escreve muito bem então estou bem ansiosa para ler essa obra :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Adoroooo esse tipo de livro!
    Confesso que lendo a sua resenha fui ficando curiosa para saber o que de fato aconteceu na morte do parceiro do Pai dele. O livro me pateceu ser muito bom! Gostaria de lê-lo, com certeza!

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vejo muitas pessoas falando bem desse livro, porém ainda não tive a oportunidade de o ler, mas com certeza está na minha listinha.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá! Adorei a história e a parte que você menciona Agatha Christie hehe Amo a rainha do crime, então fiquei super curiosa para ler esse livro. Parece ser ótimo!! Beijos

    ResponderExcluir
  24. Ooie.

    Já vi muito a respeito do livro, mas não tenho vontade de conhecer a obra mais de perto.

    Beijos

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!