Resenha #165 - O Espelho do Monge - Rosana Dias Vitachi

Livro cedido pela autora
Olá a todos!!! Como estão?


Título: O Espelho do Monge
Autora: Rosana Dias Vitachi
Editora: Chiado Editora
Páginas: 186
Classificação: 3.5


Safia ainda era aluna de arqueologia quando se deparou com a história do "Espelho do Monge", a qual mexeu tanto com a jovem que, ao terminar o curso, resolve sair à procura do tal espelho.

Ela tem como guia nessa empreitada seu amigo Artur. Juntos, eles encontram o local onde o espelho foi enterrado, porém não é qualquer um que pode entrar e desenterrá-lo.



— Porque então esse sonho me pede para ir até lá pegar o espelho?! O lugar não está fechado?
— Alguém está tentando pegá-lo primeiro! Alguém que colocará o espelho em perigo. Esse espelho não pode cair em mãos inimigas, seria um desastre total! Leia o que diz o caderno, na penúltima página. A chave para abrir o lugar é a pronúncia da oração que está escrita na pedra, em latim, mas, quem pronunciá-la precisa ser do sexo masculino, virgem e sem pecados, caso contrário, atrairá uma maldição, da mesma forma que a atrairá todo aquele que tentar entrar no lugar, ignorando a placa. Uma maldição que só será quebrada quando alguém conseguir abrir o local da maneira correta e pegar o espelho.
— Então é impossível entrar! Quem não tem pecados?! - Elias está um pouco nervoso.
Autora com a réplica do espelho de sua história

Nem Sofia nem Artur podem entrar, por não se encaixarem nas exigências. Mesmo assim, ambos entram  - cada um com um objetivo em mente. Um deles sai ileso, já o outro sai amaldiçoado com uma doença respiratória e nenhum com o espelho.

Você deve estar a se perguntar: "O que esse espelho tem de tão especial?" Bem, segundo a lenda, ele reflete a alma de quem se olha nele. Quem não gostaria de saber como a sua alma realmente é? Sem as amarras do orgulho, do preconceito e da ilusão?

Ao voltarem de viagem e sem o espelho, Safia conhece Adônis, um belíssimo advogado que acaba de se tornar amigo de seu pai. Ela conta sua aventura atrás do espelho e fala que o pai não a financiaria novamente, mas Adônis diz que tentará financiar sua volta e que conseguindo o espelho, fariam uma parceria muito lucrativa...

— Minha querida... - pausa - o problema é que você é muito inocente... Não percebe que isso tudo é um pouco estranho? Seu pai até pode ter pedido para ele pesquisar e tudo mais, mas daí a ele querer financiar a sua volta? Acho que aí tem coisa! - desconfiado e enciumado.
— Que coisa, hein?! - se aborrecendo com o que ele havia dito - Por que você fica sempre querendo me jogar água fria?
— Não estou querendo te jogar água fria! Só estou te abrindo os olhos! - breve pausa - Ele parece mais interessado em você do que no espelho! - diz isso tentando controlar seu ciúme.
[...]
 — Cuidado, Safia, as aparências enganam! Por acaso você já ouviu falar nesse escritório de advocacia? Você já pesquisou sobre ele? Por que iam se interessar, de verdade, nesse negócio do espelho?! - pausa - Pra mim ele que é te conquistar! É um playboyzinho inconsequente! - perdendo a paciência com a ingenuidade dela.
— Que saber? Eu não vou sair pesquisando todo cara que se interessa por mim! E outra, não precisa ficar se justificando! [...]

Para ser sincera, no começo o livro não me cativou muito, ele não me prendeu... Contudo, em alguns pontos ele se tornou tão interessante que fez a leitura ser gostosa.


A meu ver, a história enroscou em alguns pontos (para ser específica, no ¾ do livro) e eu não via a hora que ela terminasse logo essa fase  para que pudesse saber o que iria acontecer em seguida, e isso me ajudou a terminar a leitura.


Apesar de ter sentido que a autora poderia ter aumentado ou reduzido algumas partes, gostei da forma com que ela expõe a história. Preciso salientar que isso é questão de gosto e que em momento algum isso invalida o conteúdo que a autora nos apresenta (que aliás, está muito bom), pois também nos trás uma reflexão sobre as pessoas nas quais acreditamos/confiamos e sobre nossas escolhas de modo geral.
Autora Rosana Dias Vitachi

Essa reflexão não é apresentada na forma de livros de auto-ajuda mas, sim, como história. Conforme você lê e questiona porque a personagem está agindo de determinada forma, você acaba pensando como você agiria naquela situação e relembra a sua história e a confronta.
— Eu? Não consigo acreditar nisso! - quase rindo de nervosismo.
— O fato de acreditar ou não, Safia, não muda o que é. O que é continua sendo, não depende se você acreditar...!
— Tá, mas se eu não acreditar... não vai ser para mim!!
— Sim, mas você não estará isenta das consequências dessa realidade na qual você não acredita. Você é livre! Se quiser sair, pode sair a qualquer momento! Se não quiser acreditar, não precisa... Mas as ilusões, que preencherão o lugar da verdade, um dia se acabarão e você fatalmente cairá no vazio. - coloca didaticamente, a Voz
O livro está muito bem revisado, sem erros ou problemas na edição, com fonte média e papel amarelado, o livro ainda conta com uma capa linda e misteriosa.

Recomendo para quem goste de: literatura brasileira, sobrenatural, fantasia, anjos, seres malignos e reflexão.

Não recomendo para quem: não goste dos itens acima.

Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram esse livro e o que acharam dele, etc.


27 comentários

  1. Acho que quase todo livro tem um momento "tah bom, mas e ai?" kkkkk.. acho isso bem natural, faz parte do leitor a ansiedade!
    Fiquei muito feliz de conhecer um autora nacional e pretendo pesquisar um pouco mais sobre sua obra e ela mesma! kkkkk..

    Parabéns pela resenha :D

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ninah!

    Eu não conhecia o livro nem a autora. Gostei da sua resenha, da forma como vc abordou os pontos positivos e negativos! Quem sabe um dia.... rsrsrsrrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não conhecia a autora nem a obra.
    Fiquei bem interessada pelo livro, gostei desse lance de ver a alma no espelho. O livro me parece bem interessante!
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia o livro, mas a premissa em si não me chamou muito a atenção.
    Apesar de gostar muito de fantasia, essa não me despertou vontade de ler.
    Gostei muito da resenha e dos pontos que você ressaltou.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Ninah, este livro parece ter um quê de sobrenatural mas, apesar de gostar desse tipo de narrativa, não consegui me conectar com o que li na resenha. Acho que diferente de você eu não conseguiria ir adiante com ele, não sei, senti que me irritaria com os detalhes a mais ou a menos que autora dá. Mas como você disse é questão de gosto!

    ResponderExcluir
  6. Li o livro e, como a resenhista, fiquei ansiosa para saber o que viria depois, o que aconteceria com o desenrolar da história, o que me prendeu bastante a atenção durante a leitura.

    O livro me levou a este embate entre aquilo o que Safia pensava de si e o que ela realmente era em seu interior.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tive a oportunidade de ler o livro O espelho do monge, achei a abordagem da autora sobre as consequências de nossas escolhas muito legal. Um passeio em forma de fantasia pela alma (nosso castelo interior) nos leva a vários ponto de reflexão, além de deixar ao final da leitura uma sensação de voltar de uma viagem top, claro que isso baseado na minha humilde opinião. Recomendadíssimo o livro.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro mas confesso que fiquei curiosa em relação a esse espelho a trama toda sabe? Mas eu achei muito esse fato de ser um pouco enrolado e confuso o enredo. Me faria desistir porque sou fã de livros mais dinamicos sabe?

    Gostei da sua sinceridade!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eu li sua resenha o livro parece ter uma tema legal, mas por algum motivo não chamou minha atenção, mesmo você falando sobre os pontos positivos e a ótima diagramação dele.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  10. Li o livro e não achei nada confuso.
    Leitura gostosa, dinâmica e envolvente!
    Não é um simples livro de reflexão e auto ajuda. Quem fizer uma leitura mais atenta e tiver um coração simples se surpreenderá!
    Verá que se trata de imaginação moral.
    Recomendo!
    Lauro

    ResponderExcluir
  11. Quem quiser conhecer melhor o livro, conhecer opiniões de outros leitores e fazer sua própria viagem, segue link:
    www.facebook.com/oespelhodomonge
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  12. Oi Ninah, tudo bem?
    Eu gosto de sobrenatural e anjos, e livros com esse tema sempre me chama a atenção. Mas essa enrolação em alguns pontos me deixa um pouco desanimada. Enfim, vou anotar a dica, mas não sei se lerei.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Primeira vez que leio sobre esse livro, já vi a capa no facebook, mas não parei pra ler.
    A premissa chamou minha atenção, mas a autora podia ter desenvolvido mais, uma boa ideia em poucas páginas. Quem sabe futuramente eu tenha a oportunidade de lê-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olaaa
    Nunca tinna ouvido falar do livro mas parece interessante, é um gênero que não costumo ler mas boa dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  15. Oi! De inicio a premissa parece ser bem legal, mas nao fiquei tao animada assim para a leitura.
    EU acho que nao gostaria de ver a minha alma e tal... Essas coisas, na verdade, me deixam com medo. Existem tantas coisas dentro de nos que nao queremos revelar (nem para nos mesmos) que só de pensar fico tensa. Heheh!

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Ninah, sua linda, tudo bem

    Que pena que o início da narrativa não conseguiu lhe prender a atenção. Pelo enredo realmente parece que a autora irá levantar algumas reflexões. Eu sempre fico interessada quando o assunto é escolhas. Isso é tão difícil, não é mesmo? Principlametne porque cada uma delas vai trazer uma conseqüência e nem sempre temos condições de enxergar a intensidade e amplitude delas. Parece ser um bom livro, para distrair. Gostei da sua sinceridade.
    Beijinhos.
    Cila.


    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sobrenatural eu gosto dependendo do tema, e seres malignos não curto nem um pouquinho... e não achei a premissa interessante, isso de mostrar a alma da pessoa como ela realmente é pra mim não faz sentido, já que acho que a alma tem as mesmas virtudes e defeitos das pessoas. Então, não leria, apesar de gostar de livros que causam reflexão.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Você disse que o livro enrola um pouco, e ele é tão curto! Isso me diz que a história foi mal desenvolvida... Uma pena, porque achei a proposta muito interessante.

    Beeeijos, Andressa
    Mais que Livros
    | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  19. Ninah lindona confesso que a premissa do livro não me chamou atenção, e pelo visto a leitura não fluiu muito bem . A capa não me chamou atenção, dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ninah!
    Não curti nem a premissa (fujo de sobrenatural, ainda mais quando envolve seres do mal) e sua opinião me desanimou um pouco. Achei legal a autora mostrar o espelho que é igual ao dá história, sempre gostamos de ver materializado aquilo que só imaginamos.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Ninah, apesar de gostar de livros de fantasia lendo a sua resenha não consegui ficar muito animada para ler o livro =/

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    acho que o livro também não me agradaria muito. Nem a sinopse e nem sua resenha mostraram elementos que me atraíssem. Mas saber que a revisão é bem feita é um ponto super a favor!
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    Quando você começou a resenha eu não imaginava uma trama sobrenatural, apesar de ter alguns elementos instigantes. Parece o tipo de história que deixa um pouco de lição também, mas não me interessou muito.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Fiquei curiosa para ler o livro. Não conhecia.
    Quando puder darei uma chance à leitura.

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Não conhecia nem o livro e nem a autora, porém adorei! A história chamou minha atenção e darei uma chance ao livro.
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Deixo a seguir meu comentário sobre O Espelho do Monge.

    Ao conhecer-Te, conheço-me. Ao conhecer-me, encontro a Ti.
    Uma aventura, muitas batalhas, adrenalina, romance… ah! o romance… que faz a todas parecermos adolescentes… uma viagem ao mais misterioso de todos os lugares. Seu passaporte: O Espelho do Monge. O Espelho do Monge é uma aventura intrigante, interessante, envolvente. Isso muitos já disseram, por um motivo muito simples: é verdade. É uma viagem a um lugar paradoxal que sempre vejo, sempre passo por ali, porém pouco o conheço. Alguns se ressentiram por O Espelho do Monge ter uma linguagem simples, narrativa ora acelerada, ora mais lenta. No entanto, estes parecem ignorar que a simplicidade e o equilíbrio fazem parte da trajetória daqueles que encontram a verdadeira felicidade e é justamente essa a aventura de O Espelho do Monge. Ousar entrar de fato nessa história confesso que não foi fácil. Lê-lo verdadeiramente é um ato de ousadia, coragem e disposição para se divertir. Sim, além de tudo, é um livro divertido! Angústia, ansiedade, intensidade, alegria… Não! Não pára! Continua aqui! E ele se vai e eu me vou… querendo ficar e querendo que Ele fique. Lanço-me em novas aventuras buscando encontrá-lo.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?

    Eu ainda não conhecia este livro. A história parece ser interessante, mas mesmo assim acho que eu não iria gostar muito, pois a resenha não me atraiu muito.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!