Resenha #161 - O Despertar do Guardião - Dáfne Freitas

Livro cedido pela editora
Olá Pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!


Título:  O Despertar do Guardião
Autora: Dáfne Freitas
Livro 1 da trilogia 'A Saga da Legião Branca' 
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira - Novo Século
Páginas: 400
Classificação: 4.5

Essa resenha não contém spoilers.

Gondorle é um planeta onde a revolução começa a borbulhar com um grupo de rebeldes que desejam a democracia. Pois, apesar de seu rei ser bom, eles possuem um medo de que os próximos não sejam tão bons e por isso querem dar mais poder ao povo, antes que seja tarde demais. Infelizmente, essa realidade está mais próxima do que eles imaginavam quando ondas de criminalidade e pobreza começam a assolar o reino de forma mais intensa.

Sinopse: "No pequeno planeta Gondorle, o capitão da Guarda Real, Héricles Adalberon, vê-se diante de um dilema: manter-se ao lado do rei e tentar proteger o reino, ou sacrificar sua carreira e manter a princesa a salvo. Salvar o reino parecia o mais óbvio, mas sua intuição lhe dizia o contrário. Teria que se aliar ao inimigo do reino nessa empreitada sem cabimento e torcer para que seus propósitos fossem compreendidos.A história se inicia com uma decisão difícil, que reúne, pela primeira vez, os personagens de uma trama muito maior. Enquanto aprendem a trabalhar juntos e a confiar um nos outros, estreitam-se os laços entre eles. E quando uma força estranha desperta, em um incêndio monstruoso, eles descobrem que há muito mais em jogo do que apenas a busca pela salvação do reino.Uma narrativa envolvente e um enredo cheio de fantasia e mistérios. O Despertar do Guardião é apenas o início de uma aventura que desvendará os mistérios da lenda da grande Legião Branca."

Durante dez longos anos, três mulheres são treinadas para serem capazes de concluir suas missões de vingança. Contudo, há muitas coisas que podem atrapalhar e a principal é não se enganar sobre em quem confiar. Pois, qualquer um pode ser o traidor!

Dáfne Freitas
"[...] Héricles só cumpria o seu trabalho, porém não fez questão de contar isso a ela. Afinal, era bom sentir o gostinho da 'vingança'. Ele estava cansado do tratamento que recebia da moça." 
"— Ele deve pagar. Pagar por tudo o que me fez, tudo o que fez à minha família e ao meu reino."

"— Olhe bem para mim. Quero que veja bem o rosto daquela a quem a sua morte é oferecida."


Dáfne foi bem ousada e muito feliz em suas escolhas ao criar esse mundo completamente fora da curva. No qual reis comandam um planeta inteiro, com habitantes jovens - recém saídos da adolescência - com seus apenas quinhentos anos de idade, viagens interplanetárias, feitiçaria atrelada a tecnologia e com um toque de mitologia. Fora outras surpresas que deixarei vocês descobrirem sozinhos. Tudo isso em um único livro!!! Confesso que, no começo, estranhei muito. Entretanto, no decorrer da história fui mergulhando e me apaixonando cada vez mais.

A história é muito bem estruturada, não há aquela repetição de drama que geralmente vemos em novelas. O final do livro foi muito bem feito também, ele me deixou atiçada para ler o próximo volume e saber o real significado de uma conversa feita nas últimas páginas do livro. Claro que há muitos mistérios a serem desvendados e amores para aflorar no decorrer da leitura, você irá se surpreender com alguns desfechos.


"[...] Teve essa visão muito nítida quando o tigre tocou sua marca de nascença. Foi isso que mais o assustou naquele momento. Era como se Shiloh soubesse de sua marca. [...] não sabia como, mas quando olhou nos olhos de Shiloh, ficou muito claro que ele sabia o que estava fazendo. Onde já se viu? Um tigre com poderes alucinógenos? [...]"

A fonte é pequena, felizmente não chega a atrapalhar a leitura, apesar de cansar a vista um pouco mais facilmente. As páginas são amareladas e bem leves. A diagramação está boa e a capa é linda, chama muito a atenção sem ser extravagante.

Recomendo para quem goste de: romance, ficção, literatura brasileira, fantasia, suspense e aventura.

Não recomendo para quem:  não goste dos itens acima (claro), mas que também não goste de histórias futuristas ou medievais (simtem um pouquinho dos dois).

Pessoal, gostaram? Deixem seus comentários, se já leram essa obra e o que acharam dela, etc. Não esqueçam do Top Comentarista de Julho, comentem para concorrer!





41 comentários

  1. Oi Ninah!!!!

    Eu adoro distopias, e claro, fiquei mega curiosa com sua resenha!
    Não faço distinção entre nacionais, leio tudo que chega nas minhas mãos! hehehehehehe

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Poxa Ninah..que livro legal. Pelo menos parece pela resenha.
    Adoro um bom suspense e uma boa aventura, e adorei a trama e elogios a autora. Quero ler sem dúvidas. Minha cara!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esta autora nem o livro, mas pela sinopse e resenha o livro parece ser ótimo, achei a capa muito bonita também, pretendo ler mais futuramente.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Achei a premissa bem legal! Eu só não vou procurar agora porque estou com uma imensa lista de atrasados!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Apesar e não gostar muito de histórias medievais, adorei a sua resenha e fiquei bastante curiosa para conhecer o livro e a autora. Até anotei para procurar nas livrarias, achei a capa interessantíssima.

    http://www.oraculodeelfos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ninah!! Puxa, que surpresa mais maravilhosa eu tive ao encontrar seu blog por acaso no Google! =D
    Parabéns pela resenha, pois está "na medida" (sem spoiler, avaliando não só a história mas informações técnicas do livro, dando a sua opinião - o que pra mim é o mais importante - e ainda super bem escrita)! E obrigada pelos elogios! Fiquei muito feliz em ver que gostou da história e que ficou curiosa pelo próximo!! Um abração! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa delícia saber que você gostou da resenha, pois você escreve tão bem que fico sem palavras. Muito obrigada, Dáfne e estou super animada para os próximos volumes.
      Um super abraço!

      Excluir
  7. Recomendo também, já li o livro e gostei bastante. A trama te prende e não tem vontade de parar de ler, querendo saber o que vai acontecer em seguida.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, muito obrigada à todos pelos comentários, fico muito feliz por vocês terem gostado da resenha.

    Um super abraço à todos!!!!

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um livro muito interessante. Fiquei bem interessada nele depois de ler essa resenha. Sem contar que achei a capa bem.bonita também. Dica anotada. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ola
    Estou mega curiosa :o amei a sinopse, amei a resenha! Acho que é o tipo d livro que eu pego e nao largo mais! Fiquei ainda mais curiosa por saber que tem tanto futuro como medieval na mesma historia...como assim? kkkkk lerei o/
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro nem a autora, achei a capa convidativa e o enredo inovador. Futurismo e medieval juntos =) deve ser interessante. Gostei demais de saber a opinião da Ninah, parabéns pela leitura querida e obrigada por compartilhar suas impressões sobre essa nova autora conosco.
    Fiquei curiosa e assim que possível embarcarei nessa fantasia cheia de aventuras e mistérios!!!! Torcendo para o livro seguinte não demorará para ser lançado!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus, eu preciso desse livro! =O adoro ler resenhas e conhecer livros novos. eu adorei a resenha, a sinopse, os quotes, tudo! *-* Já me apaixonei pelo livro, vou quebrar meu cofrinho e contar as moedinhas para comprá-lo xD (sim, estou pobre)
    Obrigada!

    beijos.
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  13. Oiiiee, tudo bom?
    Gostei muito da resenha, é a primeira vez que vejo uma desse livro, gostei do enredo dele, ainda não li nada do gênero, mas pretendo me aventurar por esse mundo e espero gostar muito dele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. nao conhecia a autora mas adorei seu livro, fiquei bem curiosa pra ler, bom saber que é uma trilogia pois adoro elas.

    ResponderExcluir
  15. A autora foi bem ousada, mas acho que isso a ajudou muito, pelo menos eu me interessei em ler. Achei legal que tem viagens interplanetarias, e feitiçaria, esse livro promete ser bom
    http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. OOOiii!

    Nina eu não conhecia o livro e por puro preconceito achei que era um autor masculino que tinha abordado o tema. Acho que a capa ser tão crua me fez pensar isso. São varios temas e fico feliz que ela soube abordar todos eles e continuar o foco.
    Gostei da sua resenha!
    Espero que a proxima seja tão boa quanto essa <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ninah, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas a premissa dele me conquistou. Fantasia, suspense e aventura são elementos que adoro em uma narrativa, então tem grandes chances de eu gostar desse livro. Vou anotar a dica e espero ler em breve. A capa eu achei linda. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  18. Ola Ninha gostei muito do fato de três mulheres serem treinadas, eu adoro fantasia e pelo visto essa mistura de fantasia suspense e fantasia deu muito certo no livro. Dica mais que anotada. Gostei muito da capa do livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. Amiga por agora eu não sei se pegaria o livro para ler, porque já estou aos montes aqui sabe? Mas mesmo assim confesso que gostei bastante da trama do livro. Me parece um livro que vou gostar por conta do gênero. Eu adoro fantasia/Romance e acho que pra mim iria dar super certo. Mas como eu disse, estou atolada de leitura e acho que vou deixar para ler mais pra frente viu? Espero poder ter meu kindle logo, porque estou querendo agora começar a comprar os livros em ebook. Tá complicado comprar o físico de tão caro que eles estão ficando =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-cure-seu-coracao.html

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o livro e adorei a premissa dele. É aquele tipo de história que com certeza vou adorar. Parece ter muita intriga, e eu adoro isso, rs.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  21. Oi oiii!
    Já estou mais que curiosa! No momento tô lendo um livro que mistura muita coisa (que nem esse) e tá sendo um experiência incrível, ou seja, já quero mais!
    Muito bom que o livro não é cheio desses dramas, que, convenhamos, muitos autores abusam e acabam tornando a leitura cansativa.
    As letras pequenas provavelmente não vão me atrapalhar, e ainda temos essa capa espetacular!
    Anotei a dica e espero poder ler em breve.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Oi Ninah.
    Se tem uma história que eu não gosto e nem adianta tentar ler porque não funciona comigo, são as medievais. Porém esse enredo tem um diferencial que é mesclar o medieval com o futurista, pode ser que assim as coisas melhores pro meu lado rsrs.
    Como esse enredo tem mais elementos que eu gosto, vou tentar a leitura.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho um problema com distopias: ou eu amo, ou odeio e é muito mais fácil que eu odeie. O enredo não em parece ruim mas não me chamou tanto a atenção, então, eu poderia até ler, mas não agora...
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Ninah, sua linda, tudo bem
    Adorei quando disse que a autora criou um mundo completamente fora da curva. Você me fez pensar em algo que realimente não damos importância, e vale para tudo na vida: às vezes as coisas estão perfeitas demais, mas nada dura para sempre. E no caso do livro, como um governo não é vitalício, e na política tudo se resume a interesses, eles estão mais do que certos em pensar no futuro. E nós deveríamos fazer o mesmo. A autora trouxe um argumento novo, adorei, não vejo a hora de conhecer seu trabalho. Adorei sua resenha!!!
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oiie
    Otima resenha, e sobre o livro infelizmente não me atraiu, mesmo tendo criando um mundo diferente e tals e olha que eu amo essas coisas, não chamou minha atenção.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito da resenha, acho que esse livro vai me agradar, pois amo todos os ingredientes que você citou! A literatura brasileira tem me surpreendido!!
    Adicionei a minha lista!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  27. Não é um livro que eu leria, mas com certeza é um enredo que eu indicaria para um dos meus colaboradores. Não é uma leitura que eu goste, mas tenho amigos que com certeza ficariam fascinados.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Que coisa mais louca ter algo futurista e também algo medieval no enredo! rs... Gostei muito dos elementos trabalhados no livro, mas mesmo assim não leria por agora, por se tratar de uma trilogia. Mas fico feliz por saber que a história é tão bem estruturada, e vou deixar a dica anotada para ler quando os outros livros já tiverem sido publicados. E provavelmente, devido à fonte pequena, vou dar preferência para a leitura em ebook.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  29. Gostei bastante da sua resenha,o livro parece ser ótimo, vou lê-lo assim que arrumar um espaço em minha lista enorme.

    ResponderExcluir
  30. Oi Ninah, não conhecia o livro e saber que tem fantasia, romance e suspense no enredo me deixou bem curiosa. Mas ao ler que a história embora futurista tenha algo medieval me desanimou, não curto histórias medievais e por isso não tenho certeza se farei essa leitura.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem?

    Adorei a capa, a autora e a premissa do livro, pois se enquadram bastante no meu estilo de livros favoritos. Contudo, apesar da resenha ter aguçado minha curiosidade, eu já sofri com autores nacionais que lançam o primeiro livro de uma trilogia e depois ou não publicam a continuação, ou nem sequer escreve. Assim sendo, apesar da vontade de ler a obra, vou esperar todos os volumes serem lançados antes de comprar e conferir a história, não posso mais ficar órfão de livros inacabados.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi, Ninah! A premissa até me interessaria se não fosse esse sobrenatural doido aí. Quando li a sinopse nem pensei que era uma mulher escrevendo, normalmente isso é um tema pelo qual os homens se interessam mais.
    Tô evitando novas séries também, já chega as que eu comecei. rs Tenho trauminha da revisão da NS, especialmente no selo Talentos, outro motivo pra eu não ler.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Ninah,
    eu não conhecia a obra e nem a autora, mas foi interessante ler sua resenha, que logo me cativou, eu amo historia fantasiosas, e fiquei empolgada, pois parece que ha muita ação, que vai me manter bem elétrica.
    mesmo não gostando de detalhes medievais, eu acho que vou me arriscar e desfrutar desta história. Vamos ver o que me aguarda.rs
    Parabéns pela resenha.

    Beijos Ana Zuky

    ResponderExcluir
  34. Oi Ninah!
    Não sei se iria curtir o livro, não sou lá muito fã de ficção e nem de histórias medievais hahahah, curto um lance meio distopia mas acho q não se enquadraria né?
    Fico feliz q tenha gostado tanto da história!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  35. Oii!

    Não conhecia o livro, mas parece ser muito bom! Vou anotar a dica ^^ Fico feliz que tenha gostado do livro e foi muito legal você elogiar a autora :)
    Parabéns pela resenha ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  36. Oie, Ninah!
    Eu estava gostando muito do livro, especialmente da capa, então vi que mistura futurismo e idade média em alguns momentos... Torci o nariz. Ficou boa essa mistura? Como fã de ambientes medievais, não sei se encaro isso com bons olhos. Enfim, ótima resenha!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celly, a mistura ficou boa na minha opinião, mas entrando um pouco mais no detalhe sobre a mistura...
      Futuro: tecnologias avançadas e possibilidades de unir a tecnologia com magia.
      Medieval: há uma arena onde ocorre lutas estilo "Gladiador", a natureza humana que não muda apesar de toda evolução e a monarquia/ 'tiranismo'.
      Espero ter lhe esclarecido a dúvida e espero que essa possa ser uma leitura muito agradável à todos.

      Um abraço

      Excluir
  37. Oie, tudo bom?
    Eu não sou muito fã de fantasias medievais, mas não descarto a leitura. É um livro com diversos elementos interessantes que compõem uma trama bacana.
    Bejos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oi! Achei até interessante, mas me senti um pouco perdida. Quem são essas três mulheres e quais é as ligações delas com Héricles? Me senti confusa aí, mas a trama parece ser boa e bastante curiosa, quero saber como esse rei governar o mundo inteiro, ainda mais sendo de jovens. Quero ver no que vai dar essa revolução.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  39. Oi, Dih. Não conhecia o livro e nem a autora, porém sua história me deixou com uma imensa vontade de ler. Como você mesma citou, é um livro bem diferente. Com certeza eu iria gostar da leitura!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!