Resenha #93 - Despedaçada - Teri Terry


Título: Despedaçada
Autora: Teri Terry
Editora: Farol Literário
Página: 395

"Essa resenha não contem spoiler"

Para quem ainda não conhece a série, pode ler as resenha dos primeiros livros clicando nos nomes abaixo:



Inspiro lentamente. Eles não estão atrás de mim. Irão embora agora. Eles não estão atrás de mim.

Escrever essa resenha não está sendo nada fácil pra mim. Primeiro porque é o ultimo livro da série. Segundo porque achei que não fosse me emocionar, mas os finalmentes do livro mexeram comigo acho que parte foi a escrita da autora e o simbolismo que ela trouxe com a leitura e parte pela nostalgia que já sinto por ter terminado mais uma série. Sim terminei uma série com uma sensação leve e boa, com uma saudade já sentida com antecipação, com um misto de sentimentos que não sou capaz de traduzir de uma só vez, mas que eu agradeço a Farol Literário a editora parceira do blog por ter proporcionado todas as sensações que senti trazendo essa série maravilhosa para o nosso país e para a minha estante.

Posso dizer que essa série é uma de minhas preferidas e que fechei a leitura com chave de outro, claro que esperava por um outro final, mas gosto de ser surpreendida mesmo que seja positivo ou negativo e  posso dizer que esse final foi positivo, não o que eu queria claro, mas a autora soube fazer o caminho direito e nos levou até lá com competência pelo menos em minha humilde opinião.

Conhecemos ao longo da trilogia a Kyla, uma garota que foi reiniciada, praticamente nasceu de novo, aprendeu a andar, a se movimentar, a comer, a ler e tudo mais como se fosse uma simples criança crescendo, mas com seu 16 anos. Porque isso? Até onde ela sabia era a novidade do governo para os menores infratores terem uma segunda chance, porém para Kyla sempre tinha outros significados que ela lutou bravamente para descobrir e ai eu te pergunto leitor, será que ela descobriu o sentido por sua vida e busca? Bom tenho que confessar que não sei... rs... até sei algumas coisas, mas recomendo a leitura do livro para que você possa compreender melhor tudo que estou dizendo aqui.

-A cada dia que passa, percebo mais e mais que há momentos em que, não importa o risco, alguma coisa precisa ser feita. Algumas coisas devem ser ditas. Este é um desses momentos?

Esse livro não começou com aquela aventura frenética que vimos nos primeiros livros, porém não deixou de me prender por isso, muito pelo contrário as partes "paradas" que alguns leitores usam foi de extrema importância para o desfecho da história e para seu desenvolvimento, porque a coisa mais triste é você finalizar um livro que seja único ou de série e ficar com várias interrogações, porém nesse tudo foi bem entrelaçado, mas eu gostaria que a autora fizesse pelo menos um conto sobre o Ben, porque gosto muito desse personagem ele me cativou muito e me fez torcer por ele em vários momentos.

O livro é bem trabalhado no enredo e na ambientação e mostra que a confiança é a base de tudo em uma época difícil onde você está um pouco sozinha e correndo atrás de se descobrir. Percebi que não foi apenas uma história sendo contada, mas totalmente desenhada para que possamos deliciar cada página. Teri foi exemplar nesse livro e me arrebatou de vez e quero e muito conhecer outras obras escritas por ela. Kyla vive com efeito de uma bomba relógio em busca de segredos e definições, porque com a narração em primeira pessoa conseguimos adentrar em sua mente e sentir toda a sua angústia, desespero, medos e fraquezas e posso dizer para vocês com toda certeza de que cada sentimento pelo qual ela passou eu passei junto, senti junto, parecíamos que fazíamos parte uma da outra de tanta intensidade que é a mente dessa garota. Posso dizer que ela não é a personagem perfeita porque tem os seu deslizes, mas digo que ela é uma de minhas personagens que admiro e que quando querem vão atrás e chegam onde querem mesmo passando pelos maus bocados que ela passou.



Posso dizer que amo essas capas?? Pois eu amo todas, mas confesso que a minha preferida é de Despedaçada... ela reflete bem o que o livro quer dizer e o que ele nos traz. Cada frase anunciada na capa é totalmente condizente ao espirito do que a Teri quis nos trazer nessa trilogia. Ainda digo que amei demais ler essa série, cada pedacinho do que li está em meu coração e estampado em minha pele. Tenho muito orgulho de dizer que foi uma trilogia bem escrita e bem trabalhada. Seus personagens foram bem desenvolvidos e bem estruturados. Nesse mundo distópico o governo ditador é o poder absoluto e nem sempre aqueles que são os líderes são confiáveis e aqueles que menos esperamos podemos confiar. É um jogo de intriga onde Kyla se vê no meio e chega a ser torturante alguns momentos. Sim lágrimas foram derramadas e digo que se fosse eu não sei se eu teria tanta força para enfrentar os percalços que ela enfrentou. Os personagens secundários foram muito importantes para que a obra continuasse o caminho traçado pela a autora. Todos foram bem desenhados e entrelaçados entre sim. Só teve um pontinho que me deixou com uma pequena interrogação referente a um personagem que eu esperava que fosse ser mostrado um pouco mais e que ele não terminaria cru como terminou. E quem já leu e quiser comentar comigo é só me procurar no facebook e a gente pode conversar.

Há uma parte de mim que deseja levantar e dizer já chega!. E outra parte está feliz por manter a aparência diante dos estranhos, por esperar e observar.



Teve personagens novos que entraram para compor o enredo e mostrar que eram essenciais para algumas cenas do livro. A diagramação como sempre está em perfeita ordem. Não consegui identificar nenhum erro de revisão. As folhas amareladas e a fonte no tamanho médio bem distribuídos nas folhas deram o toque final para uma leitura cheia de emoção. A capa bem desenhada e sem nenhum defeito e eu continuo babando nela. A Farol está de parabéns pelo ótimo trabalho realizado com essa trilogia e eu a fechei com muito amor e favoritei todos no meu skoob.

É um absurdo romântico pensar assim. Sou tomada por uma onda de tristeza, pouco a pouco, tão profunda que sinto como se um peso enorme estivesse me segurando imóvel, como se estivesse paralisada.

Sei que exagerei muito nessa resenha e me mostrei extremamente empolgada, mas tudo que disse realmente senti pessoas, espero que tenham curtido e deixem seus comentários, farei questão de ver cada um e por favor, me digam o que esperam da série se não leu e para quem leu o que achou.

Obrigada pela companhia... Xero no coração de todos!!!!!! 

36 comentários

  1. Eh bom ver essa empolgação,. Da mais vontade de a gente ler o livro :)
    So discordo de uma coisa: nao consigo gostar dessa capa.l
    Mas quero mt ler a trilogia,.
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você não gosta da capa??? Oh lord como assim?? rsrsrs mas te entendo... porém eu as adoroooo demais!!!!

      Excluir
  2. Oi Dih!

    Ha!!!! É tão bom qdo terminamos uma série com sentimento de felicidade neh??? *o* Eu adoro qdo isso acontece! Infelizmente, são poucas as que nos dão esse gostinho! rsrsrsrsrsrs

    Eu ainda não li nenhum livro desta trilogia, mas quero muito! O enredo, capa, tudo me deixa mega curiosa para lê-lo!
    Adorei tua resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade amiga são poucos mesmo... mas no caso de distopia eu acho válido todos os finais mesmo os mais inesperados... porque distopia tudo pode acontecer rssrsrs... Meu assim que der leia acho que você vai gostar... Xero!

      Excluir
  3. Ola Dia eu ainda não li a série mas agora com o desfecho vou me aventurar, fiquei meio assim com seu comentário que não era o final que você queria mas gostou pelas estrelas do livro. Gosto muito de distopias e logo lerei a série. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique indecisa linda... nós leitores temos muitas indagações durante a leitura... as vezes temos os nossos personagens queridinhos... e ai não tem jeito torcemos por ele... foi isso que aconteceu comigo... Xero!!!

      Excluir
  4. Adorei essa resenha,amiga!
    O livro parece muito bom , faz meu estilo!
    Ótima quinta-feira ,querida!
    bjus no coração!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh se faz o seu estilo... sei que você vai amar.... Xero!

      Excluir
  5. Olá Di

    Ontem mesmo eu vi esses livros na livraria e me lembrei das suas resenhas. As capas não me chamam muito a atenção nem as tramas, mas fico feliz que tenha curtido mais esse volume e que a ambientação e enredo estavam interessantes. Faz tempo que não leio algo em série, as vezes tenho até vontade, as vezes me desanimo, mas espero ter um sentimento tão bom quanto esse seu quando terminar uma trilogia/série.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus... que bom sinal que ando deixando minhas marquinhas empolgantes por ai... me sinto feliz com isso... nós temos algumas diferenças nas leituras e algumas afinidades e acho isso super legal... porque existe respeito... eu gosto muito de assistir os videos que você faz mesmo que eu não goste de assistir videos rsrsrsrs.... Xero!

      Excluir
  6. Oiii
    Eu já tinha visto a série, mas nunca tinha parado para ler uma resenha, e olha, pena que não li antes resenhas sobre esse livro, fiquei com uma vontade enorme de ler
    Espero conseguir ler todos os livros em breve!

    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Denise, mas isso acontece comigo também... tem alguns livros principalmente distópicos que eu tenho uma imensa vontade de ler e outros que descubro por a caso... espero que quando ler você goste... Xero!!!

      Excluir
  7. Oi Di

    Também já li esse livro porém não favoritei apesar de ter gostado bastante de toda a trilogia esperava algo mais de Ben e acabei me decepcionando muito rsrs esperava um final mais romântico que acabou não tendo mas de qualquer forma adorei a trilogia e realmente vale a pena ler a sim as capas são lindas !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que pelo menos ela contaria mais o que aconteceu com ele e não aquele final... sinceramente acho que ela poderia fazer um conto sobre o bem, para sabermos um pouco mais sobre ele... pois o livro teve um foco algo em cima dela e no fim ficamos sem saber muitas coisas...Agora eu não esperava um final romântico, claro que se tivesse eu iria adorar... mas é que distopia geralmente é isso amiga... é sempre o inesperado....

      Excluir
  8. Diana eu tenho muita curiosidade com essa trilogia e ver uma resenha do ultimo livro tão animada assim só me deixa com mais vontade. E pode ficar tranquila, nós sabemos que quando um livro é tão amado assim, fica muito difícil não fazer uma resenha gigante haha
    As capas são maravilhosas! Fiquei feliz de saber que são bem condizentes, inclusive as frases!
    Ahh, mas teu tenho de tudo para amar a série assim como você <3

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh acho que você vai amar... distopia é um tema que amo demais... e sempre que posso leio... entre os mais famosos aos mais desconhecidos... Xero!!!

      Excluir
  9. Oi, Dih!!!
    Adorei a resenha!
    Conheci os livros a pouco tempo, e fiquei super interessada neles. Quero ver se leio em breve :)
    Realmente as capas são lindas, e tenho que concordar com vocês que a capa de Despedaçada é mais linda, estou apaixonada <3

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh eu sou mega apaixonada por essa série... amei tudo que li... a Teri tem uma escrita super envolvente e quando você percebe já terminou de ler... em outros tempos teria lido esse livro em um dia... Xero!!

      Excluir
  10. Ei, Di, tudo bem?

    Sou doida pra ler essa série!! Mas ainda não comecei. Tenho todos os livros, só falta aquele pontapé. Só vejo resenhas positivas. Bom saber que o último livro se mantém no padrão dos primeiros. Ninguém merece um último livro no estilo Convergente, que pra mim decepcionou. Adorei a resenha.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino flor... estou louca para ler Convergente... quero entender a decepção das pessoas... mas não estou com nenhuma expectativa porque sei bem como são as distopias... elas podem ter finais totalmente inacreditáveis.... Assim que der comece essa série... eu acho que você vai gostar de tudo.. Xero!!

      Excluir
  11. Oi Di, tudo bem???
    Nossa como essa história mexeu com você!!!! Com palavras tão sensíveis e emocionantes, não dá para não querer ir correndo ler essa série. A resenha ficou ótima, adorei!!!!!!!
    O que mais chamou minha atenção, foi saber que a mente dela é tão intensa, que você se viu ali dentro, como se fosse ela própria. isso passa verdade, faz a gente esquecer que está lendo um livro. Esses são os melhores.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cila... realmente a série mexeu muito comigo... eu me tornei fã da escrita de Teri ela é maravilhosa... Xero!!!

      Excluir
  12. Quando eu vi o livro pela primeira vez eu me apaixonei pela capa!, simplesmente incrivel. Sobre a história, é fantastica!!! Gostei muito da sua resenha e já quero na minha lista. Curto esse tipo de história!

    Parabéns para a autora, editora e você pela resenha!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que bom... então você vai amar a leitura....Xero!!!!...

      Excluir
  13. Oi Diana, tudo bom?
    Eu gosto bastante do gênero distópico e essa trilogia já está na minha lista de desejados há um tempo. Acho a história bastante instigante e não se preocupe, sua empolgação só me dá mais ânimo para começar a leitura da série. Eu amo as capas dessa série.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom.... porque eu amei a leitura desse livro.... tudo que falei achei pouco pelo o tanto que eu gostei sabe... Eu a recomendo para todos os amantes de distopia e para aqueles que não conhecem devem conhecer... Xero!!!!

      Excluir
  14. Amiga realmente tenho que concordar com você quando diz que as capas dos livros são maravilhosas, porque são mesmo. Eu simplesmente as adoro, mas ainda não li nenhum da série apesar de já ter os 3 na estante. Estou esperando um pouco pra começar a ler os meus livros de coleção por falta de tempo mesmo. Mas assim que tiver mais tranquila com certeza irei ler, ate porque já me pediram pra ler essa série, pois dizem que é maravilhosa e agora lendo a sua resenha falando do ultimo livro fiquei ainda mais curiosa, embora eu não tenha entendido muita coisa por conta das histórias anteriores. Mas espero gostar =]

    Se cuida amiga e parabens
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh amiga eu sou suspeita em falar dessa série... eu amo demais.... as capas são maravilhosas... eu espero que você goste... é distopia e percebo pelas suas leituras que essa não faz mais o seu estilo... mas sei que sempre tem a primeira vez... mas acho que vai gostar sim;.

      Excluir
  15. Oi Xeroooooooooo! Amo resenhas empolgadas assim! Correndo ir ver no submarino quanto que essa série está lá! Quero comprar pra mim, as capas são lindas mesmo, concordo com vc, e essa sua paixão pela série me convenceu bonito! Parabéns pela resenha maravilhosa, e bem assim que gosto de ler e me contagiar! Beijãooooo
    Nova Resenha: ADQS – Desvendando a Organização Secreta - Fabiana Cardoso
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/10/resenha-adqs-desvendando-organizacao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula que bom obrigada.... eu adoro essa série... foi uma das distopias que amei a leitura...

      Excluir
  16. Oi Di!!

    Que bom que terminou a leitura da trilogia tão empolgada!! Eu pretendo ler na semana que vem, na verdade reler Reiniciados e ler os outros dois, tomara que meus planos deem certo! rs... Achei lindo você dizer que essa trilogia está no seu coração e estampada na sua pele! Que bom que achou tão bem escrita e trabalhada, só me anima a cumprir minha "maratona"... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ju,... está estampado na minha pele... eu amei tudo que li... toda a proposta da autora e sua ousadia e originalidade no tema abordado... Xero!!!

      Excluir
  17. passando pra desejar um ótimo final de semana!
    Avise quando tiver post novo!
    bjus coração
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  18. Eu tbm amooo essas capas, são lindas!! <3
    Eu já li até Fragmentada e estou louca para ler esse!! Quero ver se pego logo esse pra ler

    www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  19. Ai, meu Deus! Que resenha maravilhosa, Diana! Eu pude lê-la justamente porque não tinha spoiler. Eu não li nenhum dos livros, mas tenho certeza de que esta será uma das minhas séries favoritas (rs). Então, não vou pensar duas vezes e pretendo adquirir os 3 volumes para ler nas férias de janeiro. :D

    Adorei saber que os dois primeiros livros são frenéticos, mas neste a narrativa - embora mais calma - continuou envolvente. Isso demonstra a habilidade da autora.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu estou lendo esse livro nesse momento e mesmo tendo uma relação complicada com essa trilogia, gosto e não gosto ao mesmo tempo, espero que a autora telha feito um bom fechamento e eu goste. Se ela me surpreender vai ser melhor ainda!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!