Resenha #88 - Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 397

Sinopse:
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Finalmente eu li o primeiro livro dessa série e após lê-lo quero dar sequência nos demais... assim que finalizei não pude esperar muito e logo em seguida assisti o filme e parece que tinha sido a primeira vez que havia assistido... pude perceber o quanto teve do livro e as cenas que tiraram. Achei bem legal tudo. 

Pude começar a compreender a fascinação de muita gente por essa série principalmente meu amigo Adriano. Desde que eu o conheci percebi a adoração que ele tem por essa série e confesso que isso me incentivou um pouco mais para querer ler além de saber que é uma distopia (e eu amo esse tema). Esse livro eu ganhei de uma amiga no amigo secreto on line. Foi uma agradável surpresa e eu precisava desse ponta pé inicial para comprar os demais livros que claro vou pedir de aniversário (Outubro), então #ficaadica rs.

"Vejam como levamos suas crianças e as sacrificamos, e não há nada que vocês possam fazer a respeito. Se erguerem um dedo, nós destruímos todos vocês da mesma maneira que destruímos o Distrito Treze."

A história me agradou desde as primeiras páginas... me empolguei demais com a leitura. Katniss  só me encheu os olhos e me fez admirá-la mais ainda... ela se tornou uma de minhas queridinhas de personagens fortes e destemidos, com uma inteligência sábia e capaz de arquitetar planos sob uma imensa pressão. Tenho que confessar que se me jogasse nessa arena eu teria morrido sem ninguém precisar mover um dedo só de medo... não me imagino caçando pessoas para sobreviver, a não ser que a vida de minha filha estivesse em risco ai não posso garantir no que eu seria capaz de me transformar.

Parece-me que ela pensou que se mantivesse longe dos outros poderia se manter viva por mais tempo, por isso ela meio que se escondeu no jogo. Porque enquanto os outros se caçavam e se matavam ela ia seguindo em frente no jogo sem precisar "sujar" suas mãos, mas isso era inevitável. O povo queria muito mais que isso. Eles estavam em polvorosa querendo ver o circo pegar fogo. 

Katniss Everdeen é a irmã mais velha de Prim ela mora no vilarejo mais pobre dos distritos e a sua irmã já tinha idade para participar do sorteio onde cada distrito teria que sair um menino e uma menina para jogar nos Jogos Vorazes que consistia em lutar pela sua sobrevivência e sair apenas um vencedor. Katniss tinha seu nome super cotado para ser escolhido, mas sempre teve a sorte de nunca ser sorteada e nem o seu melhor amigo Gale que todas as vezes que precisavam de suprimentos a mais eles poderiam pedir, mas seus nomes seriam duplicados no momento da colheita. Isso aconteceu após uma guerra que teve no extinto Distrito Treze e como punição foi declarado esse jogo para que todos os moradores recordassem desse ato.

-Não me importo se ficarmos ricas. Tudo o que quero é que você volte para casa. Você vai tentar, não vai? Tentar mesmo, mesmo, mesmo! - pergunta Prim
-Mesmo, mesmo, mesmo. Eu juro que vou tentar - confirmo. E sei que terei de tentar. Por causa de Prim.

Ao chegar o dia da colheita Katniss que não tinha uma boa relação com a mãe, mas que amava sua irmã mais nova não esperava pela surpresa de ouvir o nome de sua irmãzinha anunciado no sorteio, ela não acreditou e no impulso de protegê-la pediu para ser voluntária no lugar dela, deixando a pequena desesperada e sua mãe também. Enfim tinha a parte feminina escolhida e o menino foi o filho do padeiro Peeta Mellark que tinha uma mãe egoísta e dura e que sabia que só seu pai sentiria triste e daria por sua falta. Katniss ficou surpresa com o sorteio desse nome, ela jamais esperava que poderia ser ele, logo ele, que por mais que não tivesse trocado uma palavra diretamente com  ele se lembrava do passado quando ele a ajudou em um momento difícil. Por mais que ela não o conhecesse bem, ela não queria ter que matá-lo.

Bem, penso, seremos 24 por lá. Há muita probabilidade de outra pessoa matá-lo antes de mim.

Eu fiquei perplexa com as pessoas da capital... eles são cheios de vida, cheios de fartura e entram em combustão quando se falam dos Jogos vorazes... parecem um bando de loucos com as escolhas, não demonstram importância pelas pessoas, pelos jovens que estão a caminho da morte. Não me imagino vivendo em um mundo assim. Quando eles chegam à capital, são colocados em suítes luxuosas, as melhores comidas, as melhores roupas, mas depois de tudo isso são jogados em uma arena a sua própria sorte os forçando virar animais e caçar ao próximo... isso não é vida para ninguém, se existe um mundo futurístico a qual eu não gostaria de vivenciar de nenhuma forma seria o mundo dos Jogos Vorazes e ao mesmo tempo que penso nisso, percebo o quanto Suzanne foi perspicaz na sua ideia de distopia.

Suzanne criou um mundo totalmente diferente. Mostrou um lado perverso do governo que se aproveita dos menos favorecidos para abuso de poder, para deixá-los com medo de fazer algo para melhorar as suas condições de vida. Mostrou que esses Jogos foram criados para lembrar todos os distritos de que não podem se rebelar. Ela soube construir muito bem os personagens. Criou uma menina com uma personalidade forte e corajosa, capaz de fazer de tudo pela família por mais que sentisse o medo irradiando seu corpo. Ela criou um menino doce, sensível e que me fez sentir um pouco de irritação com sua fragilidade, mas que me fez gostar dele pelo seu bom coração. Com sua escrita Suzanne conseguiu me transportar para um mundo de imaginação e me fez sentir um pouco de medo pelas angústias desses jogadores até mesmo daqueles que eram maus de verdade, Eu achei o enredo incrível, ela soube construir o ambiente da história de forma que nós leitores colocássemos nossa imaginação para borbulhar e confesso que o filme soube retratar isso muito bem.



A diagramação do livro é bem feita, não consegui encontrar erros de revisão. A capa é simples, mas retrata tudo o que o livro propõe. A Rocco está de parabéns por conseguir os direitos para o publicação desse livro aqui no Brasil, porque simplesmente amei tudo que li. Ele se tornou um dos meu favoritos... gostei da escrita, do enredo, da ambientação, dos personagens cada uma com a sua essência, a construção deles e as folhas amareladas deram um toque especial para uma leitura prazerosa. Não consegui ler o livro rapidamente como eu gostaria, porque eu estava fascinada com cada página que eu lia, porque trabalho e tenho uma filhota linda, então sabem que preciso dar atenção a ela, mas li dentro de uns dias que eu até achei razoável rsrs. Mais a baixo vocês vão conferir os dias que eu li.

Recomendo para quem ainda não leu. Recomendo para os amantes de distopia. Me arrependo de não ter lido antes. Amei, amei e amei. 

Tomo um susto quando pego alguém olhando diretamente para mim e alguns centímetros de distância e então me dou conta de que é meu próprio rosto refletido no vidro.

Gostaria de saber o que acharam da resenha e quem já leu o livro se poderia deixar uma breve opinião. Xero no coração de todos...



21 comentários

  1. Olá, Diana!

    Eu quero ler a trilogia, mas acho que ainda não é momento, mesmo porque ainda não achei uma boa promoção para comprar os livros.
    Quanto a resenha, ficou ótima! Rica em detalhes e informações que ajudam o leitor a decidir se vai ler ou não o livro.

    Abraços!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo Jogos Vorazes!
    Essa trilogia é incrível, e a Katniss se tornou uma das minhas heroínas favoritas!!! Leia os outro dois livros, é muito bom!!!
    Além de ser uma ótima forma de começar a ler distopias =)

    Beijos!
    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Diana, tudo bem?

    Jogos Vorazes é uma das minhas trilogias preferidas. Graças a ela eu comecei a gostar de ler e pude me aprofundar mais no mundo da literatura. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Aaaah, Diana, tentei não ler tua resenha... mas não deu.
    Eu ainda não li esse livro, mas já vi todos os filmes lançados.
    Sabe, eu penso exatamente assim. "Gente, por que tanto fascínio por essa saga?"
    Agora acho que vou compreender assim que começar a leitura rs
    Louca para iniciar minha jornada.
    Beijos e beijos
    Amei o blog!
    Nany Oliveira
    http://www.naqueleoutono.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Diiiii eu sou tributo de coração, esta série me encantou e esta na minha lista de melhor leitura faz tempo! Espero que a historia de arrebate assim como fez comigo e vários fãs por ai!

    Ahh adorei este tipo de aplicativo que conta a progressão da leitura!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Eu ainda não li Jogos Vorazes, mas já tenho a trilogia. Já ouvi várias pessoas me disserem q preciso ler urgentemente, que é muito bom, mas sempre falta tempo :/ Espero conseguir ler até o final do ano.
    Fiquei ainda mais curiosa para lê-lo com a sua resenha. Parabéns!
    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dih!

    Ha! Esse livro é perfeito! Eu tive que ler um atrás do outro, pq não consegui segurar a curiosidade!
    Adorei tua resenha, me deu até vontade de ler de novo!
    O filme ficou bem fiel neh? Mas faltaram algumas cenas que eu queria muito ver! Enfim... rsrsrsrsrrs

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Eu li apenas o primeiro livro da trilogia e gostei muito, mas mesmo assim não achei TUDO isso. Acho que as pessoas falam de mais desse livro.
    Ainda quero ler os outros dois livros para saber o porquê de tanto alvoroço, né?
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Diana, gostei bastante da sua resenha. Ficou muito boa e traduziu tudo o que eu senti lendo esse primeiro volume, assim como a distopia toda. Comecei a ler por uma amiga que amou a história e me fez amar também, esperei para ler antes de ver o primeiro filme, e confesso que amei... o livro e o filme, que apesar de ter algumas coisas diferentes, ficou muito bom. Se você gostou desse primeiro, espera para ler os próximos!? "Em Chamas" é o meu preferido.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Jogos Vorazes foi meu ingresso pro mundo distópico, e sou mais uma dessas que amam esse livro. Li os 3 livros e depois fui ver o filme. Adorei! Estive na 1a sessão do dia da estreia de Em Chamas e vibrei muito. Claro que estou ansiosíssima pelo dia 19/11. Essa trilogia é muito boa e suscita muitas discussões sobre as mazelas da sociedade. Podemos ler só pra divertir, mas também podemos refletir e tirar lições.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Jogos Vorazes está na minha lista de leitura há um tempão, nunca tive oportunidade de ler. Espero que não demore muito pq os últimos filmes já estão sendo lançados.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Amiga fico surpresa de você ter resenhado o livro Jogos Vorazes, porque até agora só assisti aos filmes, mas os livros mesmo ainda não tive a oportunidade. Acho que só vou pegar nas minhas séries quando eu começar a fazer o meu THE BOOK JAR. Enfim...

    Gostei bastante da sua resenha e acho que irei curtir a história.
    Todos falam muito bem da autora e de seus livros e espero ter uma opinião positiva como vc teve sobre ele. Parabens viu ?! Como sempre vc arrasa nas resenhas.
    Queria poder escrever tão bem assim como voce =DD

    Se cuida amiga e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Di

    Eu não gostei dos livros de Jogos Vorazes infelizmente. A narrativa da autora não me prendeu, principalmente por ser narrado no presente e em primeira pessoa. Cheguei a abandonar o livro porque estava bem arrastado, mas como acho a história muito boa obviamente fui conferir no cinema e os filmes são maravilhosos. Quero ver 'A Esperança' agora, apesar de ter brochado com aquele final (que eu acabei sabendo por conta de alguns amigos).

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Dih,
    já li toda a trilogia e já assisti os dois filmes lançados, e o que eu posso dizer? É muito amor por essa trilogia <3
    Achei o cenário distópico que a Suzanne Collins criou totalmente inteligente e inovador. O lance dos Jogos, o massacre foi algo esplêndido e ao mesmo tempo cruel. Mas é praticamente impossível não gostar/ amar a trilogia.
    Parabéns pela resenha, adorei!
    E eu tbm sou da turma que super recomenda o livro =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Esse e um dos meus livro preferidos, e só o que eu posso dizer e que quando terminei já corri para ler Em Chamas :D

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sim Diana, você precisa de Em Chamas urgentemente! Eu fiquei louca quando acabei e corri logo pra o segundo, que é o meu preferido da trilogia.
    A autora realmente soube explorar esse mundo muito bem. É difícil dizer como eu agiria se estivesse no lugar da Katniss.. Aqui, sentada na minha mesa é fácil dizer que eu me esconderia, que não iria matar ninguém, mas lá na hora, com a vida em jogo, tudo podia mudar rs

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Di!! Não conheço ninguém que não tenha gostado desse livro... tem gente que se revolta com o final do terceiro, não foi o meu caso, mas entendo completamente a revolta. Espero que você ganhe de aniversário e que consiga ler logo! As pessoas da capital realmente chocam a gente, afinal, um doente inventou isso mas infinitos doentes assistem e acham que aquilo é entretenimento. Ninguém merece. Também não gostaria de viver num mundo assim de jeito nenhum. Beijo. Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Amiga, estava sentindo sua falta, espero que esteja tudo bem.
    Eu acho que não iria durar nem cinco minutos nessa arena, pois iria me recusar a ganhar o jogo matando outras pessoas.
    Acho que foi essa foi a crueldade dessa história: o que você seria capaz de fazer em nome da sua sobrevivência??? Será que podemos julgar alguém nessas circunstâncias???
    Eu também ganhei o livro 1 de presente de aniversário esse ano, mas ainda não tiver tempo de ler.
    Seu texto está super bem argumentado e nos faz pensar e sentir como os personagens, adorei!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Diana,
    ainda não li a esta trilogia, infelizmente.
    Mas tenho interesse imenso de conhecer a historia. Pois assim como você muita gente amou a leitura. E não vejo a hora de ler e me sentir assim como você.
    Quero poder me revoltar com a sociedade deste livro, me apaixonar pela Katniss e Peeta. Sendo que já sou apaixonada por eles, mas quero poder estar por dentro, e nada melhor que uma leitura, não é!
    Flor eu amei sua resenha, a sua empolgação em atiçou e muito a querer muito começar a leitura agora deste livro. Parabéns!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  20. Oi Di!!! Eu também amei amei amei Jogos Vorazes ^^
    Tenho certeza que tu também vai amar os outros dois livros.
    A autora realmente faz com que nos transportemos para outro mundo, a narrativa em primeira pessoa para mim é perfeita pois faz com que eu sinta o que os personagens estão sentindo, como aconteceu com esse livro. Ele também trás muitas mensagens importantes por trás de toda a trama, achei uma trilogia muito inteligente!
    Parabéns pela resenha! ^^

    Beijokas
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi tudo bom?
    Nossa, essa sua resenha me deu uma nostalgia, agora vou reler antes do filme.
    Boa resenha.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!