Resenha #87 - Insurgente - Veronica Roth


Título: Insurgente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 509
Minha nota:

Essa resenha não contem spoiler. Para quem ainda não leu o primeiro livro da série é só clicar Aqui que vai direcioná-lo (a) para resenha.

Sinopse:
Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor. 


Essa série me contagiou demais somente com a leitura de "Divergente" depois dele fiquei com muita vontade de ler "Insurgente" só que demorei um pouco para ler devido algumas leituras que estavam na frente. eu tive um pouco de receio em ler porque algumas resenhas de amor e ódio de "Convergente" me fizeram tardar um pouco mais. De uma coisa eu tenho certeza: preciso ler o terceiro livro e logo, mesmo com tanta falação de que vou odiar. Eu já acho que vou aceitar o final, porque é uma distopia e nesse tema tudo pode acontecer...

Em Insurgente podemos encontrar o caos... as coisas caminham de uma forma que ao mesmo tempo que você espera por determinadas situações Veronica te tira da sua zona de conforto e te faz sentir um frio na barriga interminável. Comecei a leitura tranquila, mas fui entrando em um estado de mudança de sensações tão intensas que terminei o livro aprendendo a respirar de novo.

"Perdão é o que você pede quando esbarra em alguém ou interrompe uma pessoa falando. O que sinto merece mais do que perdão. - Ele estava armado. Ia atirar em mim. estava sob efeito da simulação."

Veronica vem maquiavélica nesse segundo livro... pois tem um plano totalmente arquitetado e surpreendente... claro que algumas situações são novas e novos segredos são desvendados. Confesso que em alguns momentos me vi de boca aberta, mas a revelação final foi totalmente inusitada e eu não estava pronta para nada daquilo e sabe que eu fechei o livro e abri algumas vezes para ver se li tudo aquilo mesmo, porque para uns não foi surpresa ou não gostaram da linha de raciocínio da autora, mas eu achei bem interessante para onde está levando a finalização do livro e onde a conspiração verdadeiramente começou e o porque de tudo isso com a história das facções. 

Traição foi uma palavra que teve todo seu potencial nesse livro, confesso a vocês leitores que podem esperar de tudo nessa leitura... eu mesma me senti traída e injustiçada... eu fico imaginando de como as situações podem transformar as pessoas ou como você se deixa manipular porque o caminho é mais fácil...  você passa a acreditar em algo porque aquilo parece ser o mais prático e mais viável diante de uma situação que envolve estresse, mas nada justifica você trair a confiança e achar que isso tinha que ser feito... estou arrasada com isso, eu acredito na mudança e no arrependimento, mas temos que ser mais firmes porque as pessoas realmente aparentam ser algo e aquilo não passa de uma máscara... nesse ponto do livro eu achei que Veronica quis passar algo além da história distópica, ela quis passar uma mensagem, um ensinamento e que devemos sempre manter os nossos olhos abertos.

"Deixe que a culpa lhe ensine como agir da próxima vez, diria meu pai."
"Eu te amo. Independente de qualquer coisa, diria minha mãe."

Quatro continua com sua coragem, sua obstinação e lindo... ele engradece cada vez mais, só que eu acho que ele tem um excesso de confiança que deveria manter um olho aberto e outro fechado, porque nesse ponto de desespero e luta de poder pra muita pessoas é o essencial. Tris continua demonstrando seu lado divergente como um ponto forte... ela me surpreende algumas vezes e me irrita em outros momentos... seu lado altruísta me faz admirá-la e chamá-la de suicida... a gente realmente não conhece as pessoas e do que elas são capazes de fazer mesmo que seja para o bem ou para o mal.



Eu gostei muito da narrativa, gostei para onde a história está caminhando, fiquei atônita com uma descoberta e me senti sufocada em alguns acontecimentos. A leitura fluiu muito bem e não me senti cansada em nenhum momento, ao contrário estava ávida para saber para onde a história iria me levar e a minha imaginação durante a leitura trabalhou muito até muito mais além do que eu imaginava. A diagramação do livro dessa vez foi bem firme. Não tive a surpresa de descolar a capa (Ufaa), as letras continuam em alto relevo, o tamanho do livro é um pouco menor do que o normal, mas é pesadinho (nada que atrapalhe claro). A fonte está no tamanho médio, bem propício para uma leitura confortável e as folhas amareladas em perfeita ordem. 

Não quis falar muito porque essa é uma resenha sem spoiler e se eu me aprofundasse terminaria falando algo que não devia e não quero isso, porque ainda temos muitos leitores que não leram e quero que eles possam apreciar a leitura tanto quanto eu mesmo que sintam raiva de algumas situações ou injustiça em outras... mas isso é distopia se ela não te causar nem que seja um desconforto ou uma emoção mais forte em alguma situação, pode não ser tão atrativa... Eu recomendo que você leitor continue a série... é muito intensa que só uma boa distopia pode te proporcionar.

"-Não quero parar você. Quero que pare a si mesma. Mas, se você quer ser imprudente, não pode impedir que eu vá junto."

 Bom meus queridos e queridas espero que tenham gostado e comentem... agora que estou com meu pc de volta (mesmo com o diagnóstico de alguns meses de vida) eu poderei realizar as visitinhas com mais frequência... Ótima semana e um xero no coração!!!! 


22 comentários

  1. Oi, Diana!
    Tenho muita vontade de conferir essa trilogia. Vi o filme Divergente, gostei muito dos personagens - especialmente a Tris - e desde então morro de vontade de ler! A resenha ficou ótima, só me tornou ainda mais louco, rs.

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Dih
    Eu amo essa capa, é a mais bonita da trilogia. Também gostei bastante do rumo que a história levou, em especial admiro a coragem da autora com a escrita. Você também vai gostar de convergente, eu não mudaria nada na história.
    Leia logo rsrsrs, quero saber o que você achou!
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  3. OI DIH!!!!!

    Sua linda, não consegui te encontrar na bienal, queria te dar um abraço! Vou dia 31 de novo, vc vai?

    Enfim, "maquiavélica" é fichinha pra essa mulher! kkkkkkkk Adorei tua resenha, por mais que ela tenha me decepcionado, amo a trilogia!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Oiii; Td mundo fala maravilhas dessa série, mas confesso q ainda não fiquei com curiosidade. O q é bom por um lado, pq estou com uma lista enorme de livros para ler, ehhehehhe. E o q houve com o seu pc? o meu tá terrível tbm, ashuashua
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então meu pc está velhinho... 9 anos de vida... então ele está com efeitos da idade... eu com muito amor estou tentando fazê-lo ficar mais tempo comigo porque ele é um ótimo pc e eu gosto muito dele... já faz parte de mim sabe...ele me acompanha desde sempre... e ficar sem ele vai ser complicado... pode parecer dramático, mas ele faz parte de mim... rs

      Excluir
  5. Amiga, amei a resenha e quero ler esse livro!!!!!!
    Vou comprar em breve e depois comento se realmente é maravilhoso pra mim!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não vi o primeiro filme e nem li nenhum dos livros ... mas, todos estão comentando, não sei se me empolgo ou se fico receoso com os comentários!

    NEW ERA DAILY.
    http://neweradaily.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não comecei a ler esse livros da Veronica, mas sempre falam muito bem e eu quero conhecer a história. Não li sua resenha com medo de spoilers!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Dih..
    Voce tem razão, numa distopia tudo pode acontecer. Eu confesso que tinha mais vontade de ler esses livros, depois fui perdendo sabia. Acho que é tanto livro na cabeça e pouco tempo para ler..rs
    Parabéns, é difícil fazer a resenha de uma continuação e sem spoiler.
    Que bom que gostou da leitura.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. ola Dih,tudo bem?
    Essa trilogia é perfeita né?! O triste é que acabaram com minha alegria dando um spoiler do ultimo que eu não gostei nadinha! Meio que a escritora começou a preparar no segundo e explicou suas razões depois,mas ainda assim não dá! Olha Verônica é mais assassina que a tia Su (dos jogos vorazes), essa é mulher é malvada! não tem pena de seus pobres leitores...kkkkkk
    Faz igual a mim linda, quando vejo um livro que a capa me chama, a sinopse promete ser tudo de bom, eu não leio resenhas. As vezes elas acabam com minha leitura do livro. É um horror!Eu vou ler resenhas depois que terminei o livro! Eu vou meio que na cara e na coragem! hehehe

    beijão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu não ligo muito não... desde que seja um spoiler simples... me soltaram um spoiler desse livro que só vou acreditar quando ler convergente.... xero!!!

      Excluir
  10. Oi Diana, tudo bom? Essa é a minha primeira visita ao blog.. Já digo de cara que adorei. A trilogia distópica da Veronica é uma das minhas queridinhas, e assim como você também me senti traída pela autora, rs. Acho que os spoilers sobre o final do terceiro livro meio que estragam um pouco o impacto do fato em si, sabe? Quando eu li nem chorei, nem nada.. Pois já sabia o que acontecia. E sinceramente, gostei dos motivos e das explicações da autora para isso.. E acho que você vai gostar também ^^
    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é uma das raras pessoas que me falam isso... já soube de um spoiler pesado que me deixou triste, mas tentei absorver e tentar entender o porque lendo o livro.... eu acredito que vou gostar porque já sei como funciona a distopia e nem sempre é um final feliz... mesmo que o final não seja da forma que queremos acho que um final explicando o porque dos acontecimentos é bem válido...

      Excluir
  11. Olá! Eu ameei esse livro! Para mim foi o melhor da trilogia toda. Gostei bastante do primeiro tbm, mas esse tem muito mais ação e emoção! hahahah
    Se não fosse pelo último livro da trilogia, Convergente, eu até poderia classificar como uma das melhores séries que já li, mas como odiei Convergente não posso fazer isso. Espero não estar te desapontando a continuar kkkkkk
    Adorei a resenha, sempre muito bem escrita e sem revelar demais, deixando no ar aquela sensação de curiosidade.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica tranquila...porque isso não vai acontecer estou com muita vontade de ler convergente, quero explicações para o final de insurgente... xero!!!

      Excluir
  12. Eu to precisando ler esse livro urgente, depois que assisti ao filme já fiquei com a curiosidade de saber o que vai acontecer.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie.

    Nossa cada vez que vejo uma resenha fico mais curiosa ainda.
    Nunca tive com eles em mãos, mas a curiosidade e super grande.
    ótima resenha

    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Diana, estou aguardando para ver a sequência de filmes porque assisti a divergente e amei, então vou deixar os livros para ler depois e ver o que realmente ficou de ser retratado nos filmes. Dizem que é maravilhoso né?

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  15. Olá- Adorei a sua resenha, eu já li insurgente e gostei bastante :D
    Adorei o seu blog e já o estou a seguir!!!
    beijinhos

    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  16. A magia dessa trilogia acabou pra mim no momento que eu soube o que acontecia no fim do livro três. Pode parecer besteira, mas perdi a vontade de lê-lo tão logo e olha que tenho a trilogia completa. Não sei, em algum momento eu devo ler, só não por agora. Esperar a raiva da autora baixar um pouco. kkkkkk

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chato e te entendo, porém distopia tem disso... e eu fiquei desacreditada com os finalmente da série, mas nem toda a distopia ´tem um final feliz... xero!!!!

      Excluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!