Resenha #86 - Cidade das Almas Perdidas - Cassandra Clare


Título: Cidade das Almas Perdidas
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Minha Nota:

Sinopse:


Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

Essa resenha não possui spoiler, podem ler tranquilamente sem medo. Esse é o quinto livro da série. Se vocês tiverem interesse nas leituras das outras resenhas é só clicar nos números que correspondem a sequência dos livros. 1 - 2 - 3 - 4.


Eu estava ansiosa para a leitura desse livro mesmo que tenha demorado tanto para fazê-lo. Depois de ler "Cidade dos Anjos Caídos" tentei maquinar em minha cabeça como Cassandra iria conduzir essa sequência uma vez que essa série seria apenas uma trilogia e queria saber como ela iria dispor de suas ideias mirabolantes para dar a continuidade da composição desse enredo.

-Não, não é um mau sinal - respondeu - Apenas significa que eles têm muito a discutir. - Ela girou o anel Lightwood no dedo. - Você vai ficar bem. Não transgrediu a lei. O importante é isso.

Eu comecei a leitura com muita expectativa afinal Cassandra sempre conseguiu me surpreender em cada livro que li, porém esse começou muito morno. Jace está diferente devido algumas situações que aconteceram e Clare está tentando ajuda-lo da melhor forma que pode. Sebastian está bem enigmático com seus planos secretos e está tentando de tudo para trazer Jace e Clare para seu lado se é que nessa real situação de quase guerra está com um lado certo, pois em minha visão todos os personagens estão sendo bem egoístas.

Cassandra foi engenhosa nesse livro, mas acho que em menos proporção. A escrita dela permanece bem evidente, porém senti falta daquele frenesi que sentia desde o inicio da leitura de suas obras. "Cidade das Almas Perdidas em minha visão é bem mais uma introdução do que virá acontecer no ultimo livro da série.

As aventuras acontecem sim. Clare está mais madura e decidida, ela consegue experimentar a adrenalina de um verdadeiro caçador de sombras e tem as suas batalhas individuais. Ela é subjugada, mas não quer saber das consequências de seus atos quando se trata de Jace. Ela se arrisca, ela enfrenta o que for para que ele fique em segurança, mas ai eu te pergunto leitor, ele corre perigo? Só lendo mesmo para ter a real ideia de tudo que está envolvido na trama desse enredo.

-Não sei - sussurrou - Não sei. Quem é você?
-Continuo sendo Jace - respondeu. - Continuo amando você.

Sinto falta do Jace irônico e brincalhão, mas entendo essa personalidade dele neste volume do livro, nada é o que parece ser e as vezes entramos em um estado de torpor  e que os nossos verdadeiros sentidos não são comandados por nós. Eu não gostei de Alec nesse livro (então me desculpem os fãs desse personagem) achei ele imaturo e muito inseguro. Coisas simples e práticas ele os coloca em um patamar tão alto que se enrola nos próprios problemas que causa e isso poderá custar muito caro.

Meu querido Simon foi bem nesse livro eu gostei muito de algumas de suas atitudes e sua personalidade formada desde sempre e isso não ficou a desejar. Ele foi de extrema importância para que o sentido da história se desse da forma que foi até o final o que posso garantir que foi de tirar o fôlego mais uma vez.

Inicialmente achei o livro morno, mas depois as coisas começaram a acontecer, então comecei a sentir de leve o frio na barriga e conforme o enredo estava se desenvolvendo as coisas foram acontecendo e bum, quase fiquei sem ar. Os momentos finais do livro foram totalmente sufocantes. Tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo e percebi que Cassandra além de ter umas ideias que nos enlouquecem ela também gosta de matar e muito. Tivemos algumas revelações de leve para um melhor entendimento, mas também algumas bombásticas e uma que me deixou completamente surpresa. Cassandra conseguiu mostrar que a bondade tem a mesma quantidade de maldade nos seres que estão na terra e realmente isso é o que equilibra. Ela mostrou alguém totalmente maquiavélico e sem nenhum sentimento o cúmulo do egoísmo e beneficio próprio.



A diagramação do livro está em perfeita harmonia com as folhas amareladas  e fonte no tamanho ideal para uma leitura confortável. A capa é linda e brilhante (tenho receio de não achar o ultimo livro da série com brilho). Os brilhos deste livro são mais fracos e aparecem somente a noite agora na parte da orelha do livro são bem intensas. Alguns capítulos começam com uma frase instigadora. Uma coisa que me incomodou nesse volume foram as folhas. O material é bem semelhante ao dos outros livros, mas não é igual a textura ficou diferente, talvez seja impressão minha, mas sem querer rasguei uma pontinha de uma das páginas e com essa fragilidade eu fui olhar as outras folhas dos demais livros e eram mais consistentes (tá sou paranoica), mas fiquei arrasada com essa pontinha rasgada. Mas isso não interfere em nada na leitura. Não encontrei erros de revisão. A Galera Record está de parabéns com a produção que vem fazendo dessa série. Só me resta tentar conseguir um autografo da autora.

Preto para caçar pela noite,
Branco é a cor da tristeza e da morte.
Ouro para a noiva a caráter vestida,
E vermelho é a cor de invocar um feitiço.

Galerinha desculpe o meu sumiço, mas estou passando para uma fase difícil. Estou sem meu computador e nem tudo consigo fazer no computador de minha irmã. Estou com uma lesão no ombro direito. Bom só queria lhes explicar o que anda acontecendo, mas estou tentando solucionar para postar mais vezes no blog e estou indo fazer as visitas regularmente, porque quero conferir as novidades dos amigos blogueiros. Xero no coração de todos e que tenham um ótimo Domingo.


21 comentários

  1. Oi Dih, tudo bem?
    É sério tenho que criar vergonha na cara e ler essa série!Parece ser tão boa e eu aqui perdendo! Belíssima resenha,só aumentou mesmo minha vontade de ler... Minha lista de leitura e compra já está enorme, não faz mau algum aumentar um tequito rs....

    Beijão linda!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dih!!!!

    Vai dar tudo certo flor! Vc vai ver!

    Sobre a resenha, não vou falar muito pq EU AMO ESSA SÉRIE! <3 kkkkkk
    Sua resenha ficou perfeita, tbm achei que faltou algo mais neste livro, mas, gente! Vc precisa ler o último, esta Maravilhoso!!!!! kkkkkkk

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Diana!!!
    Apesar de ler várias resenhas falando super bem sobre essa série nunca me interessei de ler. Vi o filme e achei beeeem meia boca e pra ser sincera não entendi metade do que foi abordado. Quem sabe no futuro?

    beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diana, me sinto péssima por nunca ter iniciado a leitura dessa série. Eu tenho os 3 primeiros volumes, então deveria lê-los para não ficar mais de fora das discussões sobre a saga. As capas são tão lindas, li várias resenhas positivas... Nossa, e você já está no finalzinho!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Me irritei tanto com a Clary e o Jace nesse volume que olha, pelo menos no último melhora

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii Diiih!!
    Veei eu pulei a resenha porque acabei de conseguir esse livro e não quero spoilers pq sou doida por essa serie e se ler algum acho q uma veia da minha testa rompe (exageraaaaada)
    AHUHAUHUAHU
    BJoos <33
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ei, Di, tudo bem?

    Acredita que eu ainda não li nenhum livro da Cassandra? Pois é. Fico sempre na dúvida por qual começar. Mas dizem que a série do Príncipe Mecânico é melhor que essa. Só lendo, né? huahuahua. Ihhhh tá chegando a Bienaaal. Vamos nos conheceeer. Ebaaa

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. OI Di tudo bem? Cassandra Clare me apresentou a escrita em terceira pessoa e foi ela que me ensinou a gostar desse tipo de narração! Eu adoro a serie mas não estou tão adiantada quanto você! Tenho que correr atras =D

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Oi Di

    Ainda não li essa série mas estou muito curiosa acho que ela vai ser a autora com mais assédio na bienal espero que seja tranquilo porque se for igual Nicholas ai vai ser dificil!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Diana,

    Não li nada da autora ainda, mas vejo o pessoal falar super bem dessa série e as capas são ótimas, parabéns pela resenha...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ola Diana td bem?
    Li cidade de vidro faz oouco tempo.. Estou suer ansiosa pra contjuar a série.. Estou adorando!!
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Diana! A gente entende seu sumiço, tb passamos por dificuldades. A minha de agora é a monografia.
    Eu tentei ler o 1o da série, mas não consegui terminar, então nem me animo pros outros. Mas admiro a Cassandra por ter conquistado tanta gente e mantido a série boa com o decorrer doa livros.
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Eu não li essa série e acho que nem vou, não me interessei muito pelo enredo, mas que bom que o livro no final das contas acabou te surpreendendo positivamente. É triste quando o começo é chato, o bom é que tudo melhorou conforme a leitura foi indo. Espero que consiga um autógrafo da autora e melhoras pra ti!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Dih..
    Eu confesso que apesar dos elogios para essa série, eu não tenho muita vontade em ler os livros.
    Não sei porque..acho que não faz muito meu gênero. Mas quem sabe um dia.
    Fico feliz que está acompanhando bem a série e que gosta.
    Já tinha ouvido falar muito que a diagramação é perfeita. Bom, acho as capas lindas.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Di
    Estou mega curiosa para ler essa série e pelo que você relatou na resenha esse livro é o que menos te empolgou. Gostei de saber que a fonte é legal para leitura. Estou esperando chegar os últimos que comprei e irei ler em seqüência.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Di!
    Eu li apenas o primeiro livro da série. Mas eu quero muito comprar toda a série para poder ler tudo de uma vez. Na verdade acho que vou comprar aquela edição especial para colecionador, achei tão linda rs
    Parabéns pela resenha! Fiquei com mais vontade ainda de ler a série.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ai que medo desses momentos finais sufocantes! rs... Só li até o terceiro livro da série, então não sei quando vou chegar nesse livro, mas estou simplesmente louca pra ler! Que pena essa questão das folhas serem mais frágeis, também reparo nisso, somos duas paranoicas! hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Amada!!
    Vc achou o começo morno? Eu engate logo de primeira, já li a série todinha e pra mim dos Instrumentos mortais esse é meu livro preferido!
    Tantasss emoções, e aquele fim! Nossa eu fiquei boba como a autora foi genial nessa obra!
    Linda resenha!
    Beijos!!!!
    Paulinha Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sou só amor com essa série! Senti falta do Jace nessa fase, mas acho que os 'acontecimentos' entre ele e a Clare tb sao importante para o crescimento dos dois... E sinceramente? Amo demais Bane e seu par, para desgostar tanto assim do JAce hahahaha! Espero q vc curta os proximos livros, esperei mto pelo ultimo! Hahaha! E com certeza vai ter muuuita coisa acontecendo, acredite em mim!

    ResponderExcluir
  20. Preciso de vergonha na cara e entrar logo pro fandom da Clare e só Jace! Suas resenhas me deixaram ainda mais louca para ler a serie, o que me impediu até agora é o número de livros, fico mal de me travar numa serie só. Mas sua resenha comprova que preciso deixar a agonia de tantos livros de lado!

    ResponderExcluir
  21. Olá, na época que lançou o filme, li o primeiro
    livro da série, gostei da escrita da autora e de toda
    a narrativa, mas não tive mais pique para continuar a
    leitura dos outros volumes. preciso urgente retornar a lê-los
    adorei a resenha

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!