Resenha #71 A Garota das Cicatrizes de Fogo - Ricardo Ragazzo

Título: A Garota das Cicatrizes de Fogo
Autor: Ricardo Ragazzo
Editora: Novo Século
Páginas: 255

Sinopse:
Quatro anos após o desaparecimento da filha e a misteriosa morte da esposa, Johnny Falco recebe uma pista que pode ajudá-lo a desvendar o caso. Um homem aparece morto com as mesmas características inexplicáveis de sua mulher: O CORPO NÃO PASSA DE UM ESQUELETO COM PELE. Seis anos após ter 80% do seu corpo queimado em um atentado, Lisa Gomez acorda em um hospital com uma incontestável diferença: TODAS AS CICATRIZES DE SEU CORPO DESAPARECERAM! E quando o destino dos dois se cruzarem na pequena cidade de Valparaíso, ambos descobrirão que as tragédias que cercam suas vidas estão muito mais interligadas do que poderiam imaginar.

Estava com muita vontade de ler esse livro, mas sabe que tinha outros na frente, mas aproveitei a maratona de páscoa e corri para lê-lo. Eu recebi esse livro como cortesia de lançamento que fui no ano passado. Foi um ótimo presente de aniversário. De quebra ainda tive o prazer de conhecer o autor Ricardo Ragazzo que foi super simpático e atencioso. 

Comecei  a leitura do livro com uma grande expectativa, ansiosa e ávida, devido o grande prazer que tive em ler 72 Horas Para Morrer. Confesso que me mantive com a expectativa e desta vez não me surpreendi como achei que fosse acontecer, mas achei a leitura ótima e me mantive presa em cada página.

O livro narra a história de Lisa, uma adolescente que cresceu com marcas que em sua visão acabou com a sua vida, que não a deixou viver como sempre sonhara, marcas essas de queimaduras onde sofreu quando ainda era criança. Lisa cresceu em hospitais, porque ela teve praticamente todo o corpo queimado e devido a isso várias consequências. Em contrapartida conhecemos o detetive Johnny Falco um cara que vive para descobrir como se deu a morte de sua esposa, pela sua narrativa ele acredita no sobrenatural e já passou por poucas e boas após conhecer seu amigo Sal Salvatore que o apresentou esse outro lado até então desconhecido e que ficava apenas para o lados de histórias contadas.

Mediante a impotência da situação, desci as escadas em direção ao corpo ressecado de minha esposa. Minhas cabeça poluída por ao menos duas dúzias de perguntas sem respostas. Nada ali fazia sentido. A frase messiânica na música de Leonard Cohen formou-se na minha cabeça: "Prepare-se para o futuro: é assassinato".

 O que achei super legal da escrita de Ragazzo foi o fato dele conseguir intercalar os capítulos em uma narrativa em terceira pessoa e a outro em primeira pessoa e eu como leitora ler o livro e só perceber isso quando quase terminava a leitura. Johnny Falco vai para a cidade de Valparaíso para tentar desvendar os mistérios sobre a morte de sua esposa. Duas mortes iguais acontece nessa cidade e ele precisa correr contra o tempo e desvendar esse mistério. Em contra partida Lisa acorda um belo dia no hospital e suas cicatrizes simplesmente sumiram, todos no hospital incluindo a sua mãe ficaram totalmente atônitos com o que aconteceu e ela só pensava em viver a sua vida sem aquelas marcas. Queria voltar a escola sem ser a garota estranha cheia de marcas, queria saber como seria ter um namorado, enfim aproveitar a vida que nunca teve a oportunidade porque as cicatrizes não deixavam. 

O peito de Lisa começou a arquejar com intensidade, como se buscasse o mais rarefeito dos ares. Precisava oxigenar os pensamentos. Colocou a cabeça para fora de uma das janelas e sentiu o perfume da natureza com a mesma satisfação de quem cheira os cabelos lavados da pessoa amada.

Só que foram anos sem ir para escola e agora que é uma adolescente ela voltou e estava totalmente deslumbrada, porque sem as cicatrizes ela é linda e adorava se olhar no espelho, logo que chegou lá os meninos começaram a observá-la e as garotas a olhar com ar de inveja. Só que algumas coisas estranhas começou a acontecer tanto na sala de aula como com o garoto que ela achava que gostava e que ficaram. Ela ficou na defensiva e a única pessoa que ela podia contar foi a sua melhor amiga Debby que sofria bullying por ser gordinha. Mas ela queria ajudá-la porque as coisas realmente estavam ficando estranhas. Mortes, as cicatrizes de Lisa que resolveram voltar e claro que a vida dela e do nosso detetive se cruzaram e juntos eles vão tentar desvendar esse mistério sobrenatural.

Eu gostei muito do enredo sobrenatural que o Ragazzo criou nesse livro. Ele me transportou para uma nova história algo que eu ainda não tinha lido e eu adoro descobrir novos escritos, novos contextos e ele me apresentou isso nessa obra. Achei  os personagens bem construídos cada um com a sua personalidade e percebi que ele gosta também de matar personagens que eu gosto rs. O Johnny foi bem trabalhado, com seus anseios, medos, inseguranças, coragem e busca pela verdade. Ele mostrou o verdadeiro valor da amizade e que os amigos verdadeiros são capazes de fazer para nos ajudar mesmo que as vezes não seja o que queremos ou esperamos. Os personagens secundários foram de extrema importância para a composição e desfecho da história também. 

Eu gostei da ambientação, da narrativa, da forma como as coisas aconteciam e como a vida de Lisa e Johnny se cruzaram. Nós temos um romance sim aqui, porém não é o foco principal, tem tudo haver com os últimos acontecimentos, mas não é o ponto e não fica preso somente nisso. O desfecho final do livro me trouxe para uma dimensão do sufoco e da tensão, aconteceu praticamente tudo ao mesmo tempo que teve uma hora que até fiquei meio sem ar. Só achei que ficou uma ponta solta que se deu ao fato de não explicar exatamente o motivo que levaram as cicatrizes de Lisa, do porque realmente ela passou por aquilo, mas talvez só eu tenha sentido falta dessa explicação, pelas resenhas que li, ninguém chegou a comentar. 




A capa do livro é muito bonita, representa Lisa.  A diagramação é simples, mas perfeita. Não encontrei nada que deixasse a desejar. A fonte está em perfeita ordem e em sintonia com as folhas amarelas. A Novo Século fez uma produção simples, mas bem trabalhada. Eu gostei de toda a estrutura do livro e não encontrei nenhum erro de revisão se tinha a minha empolgação com a leitura não me deixou perceber.


Quero deixar meu agradecimentos ao Ricardo por ter me apresentado mais essa obra, por ter me ajudado a participar do evento de lançamento do livro que foi maravilhoso e tudo super bem organizado. E claro que aguardo por mais um livro que acho que estou começando a ficar viciada em sua escrita.


Minha nota:


Engraçado e irônico, especialmente para um suicida, como a vida e a morte se assemelham...

Bom meus amores por hoje é só. 
Alguém já leu esse livro? Quem leu o que achou? Deixem seus comentários o que acharam da resenha e se já conheciam essa obra. Xero no coração de todos.


 photo participedotopcomentarista1.png

50 comentários

  1. Oi Dih! Eu ainda não li nenhum dos livros do autor, mas tenho muita vontade! Acho as capas lindas e todas as resenhas que leio falam super bem de suas obras!
    Parabéns pela resenha, adorei saber seu ponto de vista!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda... assim que tiver a oportunidade leia!!!! Xero!!!

      Excluir
  2. Oi.... Confesso q n tinha ouvido falar desse livro ainda... Pela sua resenha acei bem interessante.. Se tivesse numa livraria e tinha visto esse livro a primeira coisa q ia falar e q odiei a capa hehhee
    Forever a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Mas são tantos livros que vemos por ai não é mesmo? Pode acontecer de alguns passarem desapercebidos... Sério que não gostou da capa??? Não acredito!!! rsrsrsrsrs eu achei linda, mas respeito a sua opinião... Xero!!!!

      Excluir
  3. Eu acho essa capa linda!
    Morro de curiosidade de ler os livros do autor desde quando o conheci, mas nessa onda de vários livros de parceria acabei me 'perdendo' e não to lendo nem os que compro.
    Incrível.
    As edições da Novo Século são bem trabalhadas mesmo, gosto bastante da simplicidade linda dos livros da editora, rs

    Beijos,

    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho essa capa linda.
      Eu imagino sabe... são tantos livros que queremos ler que terminamos nos perdendo e querendo sempre mais.... Eu tb gosto das edições da novo século... Xero!!

      Excluir
  4. Já li o livro e posso afirmar que a obra é excelente. Vale muito a leitura.

    Adorei a sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Eu li esse livro há algum tempo, mas não gostei tanto quanto você. Achei que faltou alguma coisa para complementar melhor a história, e acabei não gostando muito dos personagens...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que você não gostou???? Na verdade o que me deixou como ponta solta foi o fato que levou o acidente da garota... não foi revelado o motivo, mas enfim depois questiono isso com o Ricardo rsrsrs Xero!!!

      Excluir
  6. Oi Di,

    Ainda nao li nada do autor, várias pessoas falam muito bem do livro, a historia parece ser bem interessante, amo essa capa e a folha de dentro é preta ai, isso é muito fofo, amos as edições da Novo Século, eles fazem um trabalho exelente.

    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayla....
      Também acho que a Novo Século faz um trabalho excelente.
      Assim que você tiver a oportunidade leia os livros do autor são ótimos!!! Xero!!!

      Excluir
  7. Bom, eu já conhecia este livro e outro do autor também. Porém ainda não tive a oportunidade de ler-lo. Este livro chamou mais minha atenção do que o outro e fiquei muito contente em saber que a ambientação da história é bem feita. É uma pena que tenha ficado este gancho na explicação do surgimento das cicatrizes, ao menos para você. Ótima resenha!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então talvez não tenha me expressado bem.. as cicatrizes ficaram bem explicadas, mas o sentido do porque ocorreu o acidente é que ficou sem explicação, mas enfim.... Xero!!!

      Excluir
  8. OI DIANA!
    NÃO LI AINDA, MAS DEVIDO A TUA EMPOLGAÇÃO AO FALAR DA OBRA DEDUZO QUE VALE A PENA LÊ-LO.
    NO MOMENTO ESTOU COM VÁRIOS LIVROS PARA LER, MAS PELA
    MOVIMENTAÇÃO CONSTANTE DO BLOG, TENHO SIDO RELAPSA COM RELAÇÃO A LEITURA DE LIVROS.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo como é... é que temos tantos livros que fica muito difícil as escolhas... mas acho que até o final do ano vou conseguir ler quase todos... estou dando preferência aos nacionais... Xero!!!

      Excluir
  9. Uu. Já li algumas resenhas desse livro, a capa sinceramente eu não gostei muito, não foi uma daquelas que me chamou a atenção, mas ele compensa completamente com a sinopse e o jeito como todos parecem dizer que ele tem um bom ritmo. Estou até curioso já hehehe.

    Abraços,
    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Michael esse livro tem um bom ritmo e é bem intercalado... assim que der eu te recomendo a leitura acredito que você vai gostar viu... Xero!!

      Excluir
  10. Vi ótimas resenhas desse livro e isso só fez aumentar a minha vontade de lê-lo. Adorei a forma como o sobrenatural se misturam e gostaria de saber o porquê das cicatrizes, mas parece que isso não é explicado no livro =/
    De qualquer forma, pretendo ler o livro em breve.
    Achei a capa lindíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não me expressei bem Pamela na verdade as cicatrizes é em decorrência do acidente sofrido por Lisa quando criança o que não deixou explicado foi o que levou esse acidente, porque que ela foi queimada entende??? Xero!!!

      Excluir
  11. Uau, parece ser uma história intensa e emocionante.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Depois de '72 Horas pra Morrer' fiquei ansioso pra ler mais coisas do autor. Quando ele lançou esse livro eu logo o quis, mas fui impedido devido à minha pobreza. Espero poder adquirir esse livro o quanto antes e poder ler, pena que você não se surpreendeu tanto quanto com o outro livro. Apesar de eu não ter lido sinopses e etc e saber muito pouco da história eu estou com as expectativas altas também!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consegui o meu em cortesia no dia do lançamento fiquei super feliz... economizei rsrsrsrs e foi um ótimo presente de aniversário. O livro foi muito bom, gostei muito, mas esperava um pouco mais... só que não fiquei frustrada em nenhum momento... continuei com as minhas expectativas altas... Xero!!!!

      Excluir
  13. Parece ser uma história legal, não tinha visto esse livro ainda, mas só a capa me chamou a atenção (sim, as vezes compro um livro pela capa rs), mais a sua resenha me deixou com um gostinho de quero mais..

    Beijos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu compro a maioria das vezes pela capa... e tenho uma sorte boa de não me decepcionar com nenhuma... se eu não conhecesse a escrita do autor esse seria um dos livros que eu compraria om certeza pela capa!!! Xero!!!

      Excluir
  14. Olá!

    Gosto muito de livros que envolvam mistérios e a trama desse me deixou instigada. Vi ótimas resenhas desse livro pela blogosfera e esse mistérios das cicatrizes e como a vida dos personagens se cruzam me deixou curiosa. Gostei da resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a história [e muito boa... o Ragazzo foi sagaz em cada linha traçada... Assim que der leia sei que vai gostar... Xero!!!

      Excluir
  15. Oi Diana!
    Ainda não li nada do Ricardo, mas a sinopse desse livro já tinha me chamado a atenção, tenho curiosidade em saber o que o sumiço das cicatrizes da Lisa tem a ver com a morte da esposa do Johnny, e a filha desaparecida, será que reaparece? Preciso ler o livro pra matar essas curiosidades :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A com certeza Elis, você precisa ler o livro... é muito bom.... acredito que você vai gostar muito... Xero!!

      Excluir
  16. Vamos combinar Dih que esta capa é linda.
    Vi poucas resenhas deste livro, mas todos falavam bem. Com o nome do livro imaginei que Lisa tinha uma história com sofrimentos, essas coisas. Mas você disse no final que sentiu uma falta de entendimento do que realmente foi essas cicatrizes.
    Mas gostei muito da sua descrição do livro e leria com certeza.

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu acho ela linda demais...
      Mas ela tem sim Letícia.... um sofrimento na infância que só lendo mesmo para entender... claro que acontece uma reviravolta na vida dela em alguns momentos, mas tem sim todo um sofrimento e amadurecimento e se o Ricardo fosse bem espero criaria uma trilogia em cima desse livro eu iria adorar... :)

      Excluir
  17. A capa e o título formam um conjunto muito harmônico, eles se completam como café com pão. Eu não li ainda mas já vi muitas blogueiras falando bem deste livro e participando de vários book tours com ele. Eu estou ansiosa por conhecer essa obra e o autor. A gente fia encantada com um livro e já quer ler até a lista de compras dele(by ACEDE) NÃO É???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa com certeza.... assim que tiver a oportunidade Adriana leia... porque a história é muito boa!!! Xero!!!!

      Excluir
  18. Amei a capa,livros sobrenaturais não faz meu tipo.
    Mais adorei esse, tem mistérios, dramas que quero muito ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem mistério e drama eu adoro esse conjunto rsrsrsrs. Xero!!

      Excluir
  19. Oieeeeee, eu já tinha lido o livro 72 horas para morrer do mesmo autor e tinha adorado a escrita do ricardo, depois que fiquei sabendo do lançamento deste livro eu amei e organizei um Book Tour juntamente com o autor, onde tive a oportunidade de ler o livro, e eu amei do começo ao fim, a capa é LINDDAAAAA e a história é eletrizante e me deixou até sem folego kkkk, com certeza um dos melhores livros nacionais que já li rsrs, Abraços :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Gu... é tudo isso mesmo... o livro tem uma história marcantes, mas apesar do final meio doido de 72 horas para morrer o livro me tirou mais ainda o fôlego.... Xero!!!

      Excluir
  20. Oláaaa!
    Como assim as cicatrizes desaparecem e depois voltam????
    O título do livro já é bem instigante, a capa é linda e sua resenha só colaborou para me deixar curiosa.
    É a primeira vez que leio uma resenha desse livro e confesso que não esperava que o enredo fosse tão interessante. Vou acrescentar esse livro a minha listinha de futuras leituras.

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo flor... elas desaparecem em um conto de mágica e do mesmo jeito reaparecem, mas ai só lendo o livro para compreender o que aconteceu e o porque isso se desenvolve a essa maneira... Xero!!!!

      Excluir
  21. Oiee

    Quero muito ler esse livro, gostei bastante de 72 horas para morrer e fiquei morrendo de vontade de ler esse assim que lançou mas quem sabe mais para frente eu leia :)

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que puder Dessa lê você vai gostar muito!!! Xero!!!

      Excluir
  22. Oi Diana, tudo bem?
    Eu sou simplesmente louca para ler esse livro tem um tempinho, e é ótimo ver que você gostou do livro, adorei saber que tem uma pegada sobrenatural e o autor pelo visto é super gente boa né.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Di, tudo bem?
    Já li várias resenhas sobre esse livro, que pena que faltou uma explicação do motivo das cicatrizes, realmente, não lembro de ninguém ter comentado esse detalhe. Eu também tenho expectativas com esse livro pela trama envolvente, cheia de mistérios e pelo o que contou, o final foi de tira o fôlego, mesmo sem a explicação.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Sempre me falam bem desse autor.
    A outra obra dele estou querendo ler a tempos e falam que essa é ainda melhor.
    Espero poder conferir ambas em breve.

    ResponderExcluir
  25. Já li o "72 Horas Para Morrer" do mesmo autor e, apesar de não ter gostado do final, gostei da escrita dele. Vi que, pelo jeito, sair matando personagens legais é uma característica bem forte do Ricardo, hein?!?! #revoltado kkkkkkkkkkkk
    Quero muito ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li nenhum livro desse autor mas sempre me falaram muito bem, então assim que puder vou devorar alguma edição.

    ResponderExcluir
  27. Oi Xero! Eu amei essa leitura!
    Foi nele que eu comecei a perceber o meu amor pelo suspense sobrenatural, ele me surpreendeu, eu amei a escrita do Ricardo, me prendeu, foi um dos nacionais que tenho mais carinho que li ano passado! Parabéns pela resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Di, olha eu já uma obra do autor e confesso que gostei bastante, além do que ele sabe encaixar perfeitamente o sobrenatural em seus livros, e este livro quando soube que iria ser lançado fiquei bem interessada e muito, mas muito empolgada, mas infelizmente não deu, agora é esperar entrar dimdim para comprar a obra, ate por que depois desta sua resenha é impossível não querer ler o livro.
    Diana, parabéns pela resenha eu amei saber mais sobre esta obra e não vejo poder desfrutar dela.

    Beijokas Ana Zuky

    Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  29. oi Diana,

    como você achei algumas pontas soltas no livro e que me deixaram sem entender bem o porque de algumas coisas.
    eu gostei da sua resenha, realmente o livro é bom, mas em alguns momentos, não sei, faltou algo.

    Beijos,

    Priscila Yume

    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao blog Minhas Escrituras...
Fique a vontade para comentar aqui a sua opinião pessoal, sempre com respeito é claro!!! ;)
Você pode deixar o link de seu blog, que faço a retribuição com o maior prazer, mas não retribuo em postagens de promoção, ou seja, não comento.
Mensagem pra pedir que siga o blog, são automaticamente deletadas. Comenta no blog e deixa o link,farei uma visita no seu ok.
Quero agradecer a vocês que passam por aqui e deixam suas marquinhas, isso é muito importante... sintam-se a vontade...
Xero!